Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

sonos trocados

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Luzia

Registo: 11 Fev 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 12:14 am    Assunto: sonos trocados Responder com Citação

viva

Antes demais peço desculpa pela mensagem tão extensa...

A minha bébé Luzia nasceu há 3 meses. A principio dormia muito, mas mesmo muito bem. Eu nunca achei bem acordá-la para mamar já que se sabe que dormir é meio sustento mas ela chegava a dormir 10 horas (foi o seu record) seguidas com menos de um mês!
Fui aconselhada a acordá-la de 2 em 2 horas, máximo 4 em 4, porque ela poderia entrar em hipoglicemia e consequentemente em coma. E assim fiz.
A partir do 1º mês, ao fim de 4 horas acordava-a para mamar. Na consulta dos 2 meses o pediatra disse-me que ela só tinha engordado 700g em 2 meses e que eu teria que lhe dar suplemento.
Fiquei preocupadíssima por ela ter engordado tão pouco mas ao mesmo tempo irritada por me ter sido impingido o suplemento! Ainda nem sequer pensava em ter filhos e já dizia que iria dar de mamar pelo menos até aos 2 anos como diz a OMS. Perguntei ao pediatra o que poderia ter causado isso. Apesar de me sentir bastante informada sobre a questão e confiar muuuito na minha intuição, quis ver o que é que ele dizia. Disse-me que não deveria ser da qualidade mas sim da quantidade. Respondi-lhe que quando estava a dar maminha o leite pingava da mama contrária e que mesmo depois de ela não querer mamar mais ainda conseguia tirar um pouquinho (com bomba cheguei a tirar 30 ml após ela mamar mas considero muito penoso tirar à bomba). O pediatra respondeu-me que é normal que saiam umas gotinhas mas que isso era de certeza pouco leite. Eu já tinha ouvido falar de certos alimentos que se poderiam comer para aumentar a produção bem como que o estímulo era a melhor coisa a fazer. Quando lhe perguntei se havia hipótese de aumentar a produção disse-me que não. Saí de lá irritada e constrangida porque não queria dar suplemento e não acreditava que o meu corpo não conseguisse adaptar-se a algo que faz parte da nossa natureza. Mas ao mesmo tempo havia a preocupação de ela estar tão levezinha...
Ainda comprei o leite, só para o caso de, em 2 semanas, não conseguir aumentar a produção.
Uma das 1ªs razões que me veio à cabeça pela falta de leite foi o tempo que ela passava sem mamar à noite. Então, com enorme esforço impus-me, a mim e a ela, a regra da maminha de 2 em 2 horas independentemente de ser noite ou dia.
Consultei também o meu acupunctor que se informou junto a uma parteira e me aconselhou, chá de funcho, miso de cevada, cevada e cerveja ( optei por bebida de cevada sem alcool que encontro na Naturocoop no Porto).
Não foi preciso nem uma semana para voltar a sentir as mamas mais duras e aumentar significativamente a produção de leite.
De ínicio à noite ela mamava pouco por causa do soninho mas depois habituou-se ao bem bom e agora já nem sequer imponho horários. Ela mama de 2 em 2 horas, outra vezes de 3 em 3, outra de 4 em 4 mas nunca passa disso.
Sem precisar do suplemento, ela passou a engordar entre 120 e 150 g por semana o que fica no limite minimo da média. Achei que esta história do peso me andava a por stressada e que isso não deveria estar a ajudar em nada a minha produção e decidi, sempre com o apoio do meu marido, deixar de a pesar durante algum tempo e prestar atenção aos sinais visuais.
Depois disso ainda não a voltei a pesar ( já lá vão 3 semanas) mas a meu ver e de toda a família a Luma está mais gordinha (dedos, bochechas, etc). Vou pesá-la esta semana e depois digo coisas.
Lembrei-me tb que, uma vez que sou vegan, a minha dieta é pouco calórica e tem muito muito pouca gordura. Aconselharam-me o óleo de onagra que ajuda à regulação hormonal e produção da prolactina. Que acham?
Mas voltando ao assunto do tópico, com a história de passar a acordá-la de noite ela trocou os sonos e consequentemente eu tb!!!. Adormece às 4 da manhã em dia de sorte, mas há dias em que eu às 10 da manhã ainda a ando a embalar e ela aos berros. faço-lhe de tudo. Musiquinhas, chupeta, o pai toca-lhe guitarra, passeio-a, e, enquanto está a fazer alguma coisa está contente, assim que a pouso na cama desata num berreiro! Pura e simplesmente não quer dormir! Está a excluída a hipotese de ser por se sentir só porque desde sempre que dorme ao meu lado, na cama dos pais. Agarradinha a mim. Dormimos todos os dias de mãos dadas :) E confesso que não há melhor que isso!!
Quando adormece, apesar de acordar para mamar 2 vezes durante o sono da noite - que passou a ser de dia - volta a dormir sossegada e acorda sempre muito bem disposta e sorridente.
Já tentei de tudo para que ela durma mais cedo inclusivé acordar cedo e mantê-la desperta mas o meu corpo tb não aguenta e normalmente deixo-me sempre dormir para além das 2 da tarde e quando consigo acordar mais cedo não costuma resultar porque ela dorme durante o dia.
Já pensei mantê-la acordada durante o dia mas custa tanto... Ela nana tão bem...
Têm alguma sugestão?

Só há dois dias tomei conhecimento do vosso fórum mas desde já vos felicito! Já ando a fazer publicidade junto aos meus amigos futuros pais. E olhem que são muitos! Ou é de mim ou está a haver outro baby boom? :)

Obrigada pela a vossa atenção

Luzia[color=cyan][/color]
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qua Fev 14, 2007 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Luzia!

Não tenho tido muito tempo, por isso só agora respondo.

Fiquei emocionada ao ler a tua história sobre amamentação. Parabéns! Não te acomodaste, foste procurar informação e tomaste as rédeas! És um grande exemplo, sem dúvida.

Quanto à questão do sono, que é muito pertinente, estou a preparar uma resposta e vou também pedir a opinião do Osteopata Gonçalo Costa que costuma participar neste forum.

Do que li a "única" questão é que terás que ajudar a Luzia a separar o dia da noite e a entender as rotinas típicas de cada um destes momentos.

Até breve,

Beijos, Ana C.
... a amamentar há 13m e 2s!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qua Fev 28, 2007 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Luzia, como estás? Como têm corrido as coisas?

Venho pedir-te 1.000 desculpas por ainda não ter respondido! Comecei a trabalhar a tua resposta e depois meteram-se outras coisas. Na semana do Carnaval não tive acesso ao pc e agora estou a fazer uma formação e não sobra muito tempo. De qualquer modo não queria deixar de responder...

Em relação ao óleo de onagra, não conhecia, nunca tinha ouvido falar e penso que o melhor é mesmo informares-te junto de um naturopata ou do teu acupunctor. Das pesquisas que fiz pela Internet, onde encontrei pouca informação sobre este óleo rico em ácidos gordos, nenhuma referiu que ajudava ao aumento dos níveis de prolactina, apenas que exercia uma acção reguladora das hormonas reprodutoras femininas (estrogénio, progesterona e prolactina) tal como referiste. Sabe-se que níveis altos de estrogénio e progesterona inibem a produção de leite, daí não haver produção de leite durante a gravidez e estas hormonas são depois libertadas durante o parto, pela saída da placenta e dá-se então um aumento da produção de prolactina.

Infelizmente não tenho conhecimentos técnicos para fazer a relação entre estas hormonas, a toma de ácidos gordos (ou deste óleo em concreto) e o aumento da produção de leite. Contudo, sabe-se que durante a amamentação as duas hormonas mais importantes para manter esta função são a prolactina (regula a produção do leite) e a oxitocina (permite que o leite flua) e que, no início da amamentação, a prolactina é a responsável pela quantidade de leite que se produz, mas que mais tarde com a continuação/estabelecimento da amamentação a quantidade de leite produzida é essencialmente estabelecida pela frequência e duração das mamadas (mais mamadas = mais leite). Mas isto tu já entendeste perfeitamente ao colocares a tua filha a mamar com mais frequência ;)

Tudo o que mencionei anteriormente é sempre referente a uma mulher que não tem nenhuma patologia/doença ou disfunção em que os níveis hormonais se encontram dentro dos padrões normais.

Quanto ao sono, já identificaste e muito bem o que causou essa mudança no padrão, portanto, o que tens a fazer é ajudar a bebé a regular o sono à noite, para que ela volte a distinguir bem o que se costuma fazer durante o dia e durma de noite. Não há uma receita única e milagrosa, acima de tudo é essencial conhecer o nosso bebé e experimentar como funciona melhor.

Mas de um modo geral costuma ajudar seguir as seguintes indicações…

Durante o dia:
- luz, barulho
- tv/rádio
- passeios
- estímulos: música, dança, brincadeira, tudo... etc.
– inclusive sestas com luz do dia e algum barulho de fundo
- estabelecer uma rotina, que não precisa de ser muito rígida

À noite:
- pouca ou nenhuma luz,
- pouca ou nenhuma conversa, apenas o essencial para não estimular - sussurrar, usar palavras meigas, que dão segurança e confiança
- evitar cantar, viola, música e dança para não estimular
- andar de um lado para o outro a embalar - pegar ao colo claro, mas sem estimular a curiosidade
- deitar com os bebés na mesma cama costuma funcionar bem, mas isso tu já sabes ;-)
- dar banho antes de ir para a cama é calmante
- diminuir o ritmo ao final do dia, antes de ir para a cama, ficar no quarto por 15 a 30 minutos, num ambiente calmo e relaxante

NUNCA: deixar o bebé a chorar sozinho no berço/cama, deve-se confortá-lo como o bebé gostar mais e procurar acalmá-lo.

Sempre que ela acordar, verifica se de facto ela tem fome antes de lhe dares à mama, ela está habituada a mamar com frequência à noite e o que queres é inverter esta situação, para que ela descanse durante a noite e mame mais de dia. Os primeiros 3 dias/noites não devem ser muito fáceis, porque vai ter que haver uma adaptação a ao novo padrão de sono que não contempla a mama com tanta frequência.

Atenção que não sou contra o adormecer um bebé a mamar.

Aproveito para esclarecer que a mama não é só alimento! É MUITO MUITO mais que isso, é carinho, afecto, amor, calor, segurança, etc. Portanto, não deves esperar que ela não mame mais durante a noite. Segundo o pediatra Carlos Gonzales os bebés acordam de noite porque precisam de se sentirem seguros, de manter o contacto com quem lhes transmite essa segurança, o carinho e amor e também porque podem ter fome/sede e o fantástico é que acto de mamar abrange tudo isso e resolve todas essas necessidades!

Sugiro que, caso tenhas possibilidade, deixes que seja o pai ou uma avó por exemplo a ir acalmá-la algumas vezes durante a noite, porque se ela sentir o teu cheiro e o cheiro do leite vai querer mesmo mamar e pode tornar-se difícil para as duas. Com isto não quero dizer que deixes de dar de mamar durante a noite ou que a bebé deve dormir a noite toda, porque há bebés que o fazem desde cedo e há outros que só o fazem mais tarde com 1 ano, 2 ou 3 anos – como tenho sempre dito: cada bebé é um bebé!

Aproveita para descansar quando ela estiver também a dormir, para isto ser possível, toda a ajuda com a casa, compras, etc. é muito bem vinda!

Vai contanto como corre ok?

Espero ter ajudado, apesar de estar muito atrasada!

Beijos, Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens