Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

creche

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
RP

Registo: 02 Jul 2006

MensagemColocada: Seg Mar 05, 2007 11:54 am    Assunto: creche Responder com Citação

Olá a todas,
estou a escrever porque gostava de saber qual a vossa opinião sobre a idade boa para um bebé, criança ir para a creche/infantário. Quando é que é mesmo vantajoso a criança ter esta experiencia. Temos tido a sorte de poder ter o nosso bebé em casa (ja tem quase um ano), com muita organização minha e do meu marido, com redução das horas de trabalho de ambos e ajuda de uma vizinha temos conseguido. EStamos contentes com isso. Agora poe-se a hipotese de o inscrevermos para ir para a creche em Setembro (já com um ano e meio). Mas ainda não temos ideia formada sobre se esta será a melhor altura para ele. Imagino que dependa de bebé para bebé...o João é bastante activo e bem disposto.
E o que devo eu procurar numa creche? Isto é uma pergunta um pouco tonta pois a maioria das creches tem lista de espera e não podemos propriamnete escolher....Mas se pudessemos escolher, para que caracteristicas deveriamos olhar?
Obrigada!
Rita
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ANA PAULA

Registo: 12 Fev 2007
Local/Origem: TORRES NOVAS

MensagemColocada: Qua Mar 07, 2007 1:20 pm    Assunto: creche Responder com Citação

Oi, na minha opinião, cada caso, é um caso, o teu filho pode ser muito bem disposto e dado com as pessoas que convive, mas depois na creche pode ter dificuldades em se adaptar, ou então, até não, até pode ser que se adapte bem, e que goste, olha eu sou mãe à 4 anos, ao 1 ano coloquei-o numa ama a particular, pela experiência, não gostei, pois as crianças precisam de espaço para brincar, e atenção, não querendo dizer que sejam todas iguais, tirei-o e foi para a creche, ao ano e meio ficava ele a chorar e vinha eu tambem a chorar por o deixar, adou lá 1 ano.

Tenho-te a dizer que os infantarios, como tem muitas crianças, é muito facil o contagio de problemas de saude, o meu que era uma criança saudavel e nunca tinha tomado antibioticos, nesse ano tomou 4, apanhou anemia, porque umas vezes comia outras não, então optamos por tira-lo e ficar eu com ele, tenho a dizer que foi a melhor opção que fiz, brinco com ele, fazendo diversas actividades, vamos passear, vou aos baloiços,brincamos com plasticina, fazemos e pintamos desenhos, jogos educativos no computador, inumeras coisas, é assim: Eu sei que sou um a trabalhar é muito dificil, para a vida que vivemos hoje, mas eu prefiro cortar nalgumas coisas para mim e para o meu marido, e saber como o meu filho come, e o que come, agora a opção so a ti e ao teu marido cabe decidir, tenho a dizer que o meu filho so passou a ir ao pediatra, para consultas de desenvolvimento.

Mas se optares em po-lo na creche, deves de ver todas as instalações, e ter atenção principalmente à parte da higiene, espaço para eles brincar, brinquedos, se não é propicio para eventuais acidentes, quantas crianças tem uma ama ao seu encargo, como são as refeições, etc... espero ter ajudado nalguma coisa,

beijinhos.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ritascarvalho

Registo: 22 Jan 2006
Local/Origem: Caxias/ Oeiras

MensagemColocada: Qui Mar 08, 2007 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita,

eu tb tenho conseguido estar em casa com as minhas filhas e pretendo ficar com elas pelo menos mais um ano.

Já há algum tempo, tive oportunidade de falar com um psicólogo infantil sobre isso, e na opinião dele, os infantários não acrescentam nada de significativo ao desenvolvimento social ou psicológico das crianças até aos 3 anos, além de terem o problema do contágio de doenças.

Pessoalmente, acho que enquanto são muito pequeninos precisam de mais atenção e cuidados que os que lhes podem dar numa creche, mas são opções que dependem da opinião e possibilidades de cada um.

Em termos de adaptação, obviamente que depende de cada criança. Um dos meus sobrinhos começou agora com 2 anos, e adaptou-se lindamente.

As coisas a verificar numa creche são muitas, mas é muito importante conhecer a educadora, saber quantas crianças tem ao seu cuidado, como é o espaço, se há espaço exterior para brincar, condições de segurança, como são as sestas e horas de comer, que tipo de atenção é dada a cada criança, que tipo de actividades têm... O melhor mesmo é conseguir referências de familiares ou amigos que lá tenham os filhos.

Espero ter dado alguma ajuda:)

Rita, Margarida & Joana (13 meses)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qui Mar 08, 2007 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todas!

De facto cada bebé é um bebé. Eu tenho a sorte de o meu filho ficar com os avós (maternos e paternos), que considero uma grande vantagem, já que trabalho 6h/dia e não posso ficar com ele. Só vou pô-lo na creche aos 3 anos.

Tal como já foi falado, não há grandes vantagens em pô-los tão pequeninos na creche. Do que tenho lido e ouvido, a fase que o teu filho está a passar é precisamente a fase que lhes custa mais irem para a creche (entre os 10 meses e os 3 anos). Portanto, acho que se conseguires adiar essa situação por mais uns tempos, todos ganham!

Beijos,

Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens