Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Parto e dignidade

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
joana zilhao

Registo: 27 Jan 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Mai 03, 2007 12:37 pm    Assunto: Parto e dignidade Responder com Citação

Olá!!

Este tema do parto é, para mim, um tema que ainda está muito longe de ser tratado com a dignidade que merece!!
De facto a Sandra tem toda a razão ao afirmar, na entrevista da TVI, que todos os momentos da vida dos nossos filhos são muito importantes, todos menos o parto. E porquê? Porque a nossa sociedade deixou de dar o devido valor ao primeiro e mais importante momento da vida - o nascimento.
Vivemos numa sociedade que super valoriza o poder económico, a ambição e as "máscaras" sociais e que desvaloriza o poder, o instinto e o afecto maternal/paternal. Nos países de leste, as mulheres podem ficar até um ano em casa com os filhos e, imaginem só, pagam-lhes para isso!
Dizem que podemos parir como queremos, e até nos dão as melhores condições de segurança e conforto (dizem eles) mas todas nós sabemos o quão falso isso é!!
Quando engravidei da minha primeira filha nunca pensei num parto que não fosse o mais natural possível. Toda a gente me chamava maluca porque não havia necessidade de sofrer tanto para ter filhos, uma vez que com a epidural não se sentia dores e corria tudo bem.
Eu estive sempre consciente do que queria para o nascimento da minha filha e até ao momento de entrar no hospital senti-me sempre muito segura em relação a isso.
A grande desilusão foi quando cheguei ao hospital (S.João, no Porto) e me mandaram despir toda, em frente de quem fosse, não me deixaram livre de movimentos porque fui obrigada a deitar-me numa cama, e o pior de tudo foi quando me pusseram uma fralda!!! Infelizmente prática corrente neste hospital. Que humilhação!!! Tapar o sítio por onde a criança sai está, para mim, simbolicamente associado a algo vergonhoso, o que não o é de todo! É mágico poder dar à luz...
O meu marido não pode entrar comigo, e quando pedi para fazer xixi não me deixaram e algaliaram-me.
Por muito que eu reclamasse não me deram alternativa. A única alternativa que as mulheres têm neste hospital é escolher se querem ou não a epidural porque tudo o resto sai do nosso controlo. Só quando já estava na sala de partos é que o meu marido pode entrar e ficar comigo!
Naquela situação, e completamente atordoada e devastada na minha dignidade de mulher e mãe resolvi pedir a epidural porque não me podia mexer, sentar ou virar se quer. O parto demorou quatorze horas e por pouco não me fizeram uma cesariana.
Ainda falta muito para que as mulheres neste país possam parir com a dignidade que merece um parto. Com conforto, segurança e acima de tudo com liberdade para escolherem o melhor para cada uma.

Que hajam muitas Sandras neste país a tentar melhorar a qualidade dos nascimentos!!

Joana Zilhão
(Porto)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sex Mai 04, 2007 4:48 pm    Assunto: Re: Parto e dignidade Responder com Citação

Olá Joana,

Não te zangues comigo...estive no Porto na segunda-feira, mas foi ir, fazer o que tinha a fazer e voltar. Nem deu para comer uma francesinha...

Que idade tem a tua filha mais velha?

Abriste aqui uma bela discussão: entre a teoria e a prática, a distância a percorrer é tremenda...

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
joana zilhao

MensagemColocada: Seg Mai 07, 2007 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra, mais uma vez...

A minha filha vai fazer agora quatro anos em julho, o tempo voa.

Quando o Guilherme nasceu as condições de parto no hospital de S. João já eram um pouco diferentes, pelo menos o pai já podia acompanhar a mãe durante praticamente todo o parto e na ausência dele a mãe podia ter outro acompanhante. Embora este passo pareça irrelevante é muito importante para a mulher ter alguém de afecto próximo para sentir segurança e confiança. A Sandra sabe disso melhor que eu.
Mas quem continua a comandar os partos não somos nós, a nossa liberdade de escolha é demasiado reduzida, e a mulher acaba por se deixar levar pela "vontade" alheia. A mentalidade é ainda aquela de que quem vai ao hospital publico tem de se sujeitar ao que lhe é imposto.
Nenhum dos partos dos meus filhos correu como eu realmente gostaria, mas se eu voltar a engravidar espero poder contar consigo!!

Fico então à espera dessa sua visita ao norte, e talvez possamos comer as duas uma francesinha, é que eu adoro francesinhas. Quando estive grávida do Guilherme passava a vida a comer francesinhas, nunca me cansei e cheguei mesmo a comer duas de uma só vez!!

Um beijinho,
Joana
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Seg Mai 07, 2007 4:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é Joana...eu acredito que uma pessoa pode marcar a diferença, principalmente quando essa pessoa está segura do que faz, e tem capacidade para "contagiar" os outros. Tudo indica que há alguém assim no HSJ e as coisas estão a mudar...

Recebes a nossa Newsletter?

Se não, diz-me que eu envio-te. O HSJ é o protagonista.

Sabes que poderás sempre contar comigo!

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
joana zilhao

MensagemColocada: Seg Mai 07, 2007 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem me parecia que havia algo no ar....

Ainda bem, nem imagina como fico feliz por saber que as coisas começam a querer ter outro rumo!!

Infelizmente não recebo a vossa newsletter, posso receber?

Beijos,
Joana
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Ter Mai 08, 2007 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho o teu e-mail?

Entretanto podes registar-te na Home Page para receberes. Mas como esta já foi enviada, eu envio-te directamente.

Bjs
Voltar acima
joana zilhao

MensagemColocada: Ter Mai 08, 2007 6:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra!!

Não tem o meu email mas vou-lhe enviar por mensagem privada.

Já me registei.

Beijocas
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens