Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

várias sobre amamentação-resposta à rute catarino

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Mónica Pina

Registo: 04 Ago 2005

MensagemColocada: Dom Set 04, 2005 11:23 am    Assunto: várias sobre amamentação-resposta à rute catarino Responder com Citação

olá
seguidamente porei excertos da mensagem da rute catarino do tópico "amamentar e voltar ao trabalho" e comentarei:

"Actualmente o André está a beber leitinho meu às 7h30 (mama), 10h30 (biberão), 16h30 (biberão), 19h30 (mama) e 22h30 (mama) e está a comer a sopa e a fruta às 13h30."

para informação de todas, e sem qualquer crítica ao biberon, queria que soubessem que é possível alimentar um bebé de qualquer idade sem biberon. faço questão de explicar isto porque eu própria não o sabia e, por vezes, este facto pode "salvar" uma amamentação (se o bebé é muito pequenino, recém-nascido, e ainda pode fazer confusão entre a tetina e o mamilo). pode ainda tranquilizar as mães que temem que o seu bebé recuse o biberon.

o bebé pode beber o leite por um copinho ou, quando é muito pequenino, às colheres de chá. com jeitinho e muita paciência é possível alimentar eficazmente um bebé destas maneiras.

"Em cada biberão, ele bebe neste momento 180ml."

a quantidade de leite que cada bebé bebe de cada vez é relativamente pouco importante e depende muito do número de refeições. o melhor é congelar pequenas quantidades, cerca de 50 ml ou pouco mais em cada recipiente e descongelar a quantidade habitual do bebé, para evitar o desperdício.

"Eu não sei se entre a refeição da sopa e o biberão se deveria deixar mais tempo que entre 2 mamadas normais... porque a verdade é que ele nunca bebe o leite todo às 16h30."

o leite artificial e as outras comidas levam muito mais tempo a digerir que o leite materno. no entanto há que destruir o mito das horas fixas para alimentar. o melhor é guiar-se pelo bebé. amamentado exclusivamente, basta pensar no leite materno como comida E água. não se recusa um copo de água a ninguém, não é?
quanto aos outros alimentos, basta evitar taxativamente, pelo menos até ao ano de idade, sal e açucar (cuidado que a maioria dos alimento pré-confeccionados para bebé têm uma destas duas coisas). para além disso, dêem de comer ao vosso filho quando ele tiver fome. e confiem nele!
aconselho, a quem estiver interessada, o belissimo livro do pediatra espanhol carlos gonzáles "mi nino non me come"

"Já agora uma questão, como faço para utilizar o leite que tenho congelado?"

o leite congelado em frigorífico com 4 estrelas dura 3 meses. deve ser descongelado em banho maria e nunca no micro-ondas porque este desnatura os anticorpos, o que é um desperdício. depois pode ser dado como quizerem, em copo, à colher ou no biberon. no congelador a parte gorda (lipídica) separa-se da parte aquosa, mas quando aquecerem vão ver que se misturam outra vez.

afinal vou falar da introdução de alimentos e do valor do leite materno noutro tópico!!
mónica
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens