Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

valor nutritivo do leite materno

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Mónica Pina

Registo: 04 Ago 2005

MensagemColocada: Dom Set 04, 2005 11:36 am    Assunto: valor nutritivo do leite materno Responder com Citação

olá a todas

"Entretanto o André deixou de engordar o mínimo que deveria e a verdade é que eu também comecei a ter mais dificuldade em tirar leite, por isso a 18 de Agosto ele iniciou a sopa e a fruta."

esta frase da rute, embora se referisse à sua dificuldade em tirar leite durante o trabalho, que é um facto por demais conhecido, infelizmente, leva-me a escrever algumas precisações sobre a amamentação, pequenas coisas que às vezes não sabemos e que nos podem ajudar.

1º- até ao 5º mês, mais ou menos, a produção de leite depende dum controle endocrinológico que passa pelo cérebro e que é afectado pelo número de mamadas, o esvaziamento da mama e aproximidade do bebé. a partir daí a "produção", digamos assim, muda. passa a depender duma relação bebé-mama. há mulheres que chegam a amamentar 1 vez de 2 em 2 dias e têm a quantidade de leite que o bebé mama. se não fui clara, perguntem-me.
daí todos os esforços para poder ficar em casa durante 5 meses poderem ter repercussões positivas na amamentação.

2º- ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite materno tem um valor nutritivo que bate a maioria dos alimentos. tem um conteúdo de proteínas elevado assim como de gorduras insaturadas. não há sopa ou fruta que alguma vez se compare com isso. o leite artificial, pelo seu lado, não é tão equilibrado e as gorduras não são insaturadas. quero com isto dizer que, quando as avós ou seja quem fôr vos disser que o bebé está magrinho, que se calhar precisa de outros alimentos para além do vosso leite, sorriam mas não liguem.

3º- e então quando introduzir outros alimentos? bem, as recomendações da Organização Mundial da Saúde falam de 6 meses com amamentação exclusiva. no entanto é variável de bebé para bebé. oq eu se deve procurar? que tenha perdido o reflexo de projecção da língua, que se sente bem (para não se engasgar) e que tenha demonstrado interesse pela comida.

enfim, espero ter dado algumas dicas úteis e, se não fui clara ou se suscitei alguma questão (o que me deixaria muito satisfeita!), por favor digam!

mónica
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens