Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Parto na água

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
CarlaRc

Registo: 01 Jun 2007

MensagemColocada: Ter Ago 14, 2007 4:40 pm    Assunto: Parto na água Responder com Citação

Gostaria de saber se alguém já teve um parto na água e, em caso positivo, se seria possível contar a experiência.
Se por um lado a ideia do relaxamento proporcionado pela água me atria, por outro lado tenho um pouco de receio desta técnica.
Tenho um obstreta que, dentro do possível, é adepto do parto natural (O meu primeiro parto, ao qual ele assisitu, foi um sonho!) e que já tem experiência neste tipos de parto.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
saraf

Registo: 20 Mai 2007

MensagemColocada: Qua Ago 15, 2007 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Carla,

Não tenho nenhuma experiência de parto na água para partilhar (estou grávida do meu primeiro bebé), mas agradecia muito se pudesses contar a experiência do teu primeiro parto e partilhar o nome desse teu obstetra (estou à procura de um com essas características).

Há um site britânico muito interessante sobre partos na água. É o www.waterbirth.org. Outro site que não é exclusivamente sobre este assunto, mas que tem muita informação e relatos de partos em piscinas é o www.homebirth.org.uk. Há ainda outro, com vários vídeos, www.givingbirthnaturally.com. Espero que te sejam úteis!

Sara
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Ago 15, 2007 7:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Carla e Sara,

Eu também gostava muito se pudesses partilhar connosco a tua experiência de parto e quem é esse obstetra, que ao que parece no nosso país estão em vias de extinção...e outros dizem que são adeptos do parto natural e depois no fundo, no fundo, gostam mesmo é de ver a mulher em posição "inferior", e sentirem-se eles superiores...

Quanto ao parto na água (ou trabalho de parto...), é já uma realidade no nosso país, sim. Posso vos adiantar que foram já vendidas 21 Piscinas La Bassine , e eu tive o prazer de assistir a 15 mulheres a recorrerem á água durante o processo de parto.

Para quem sinta que a água pode ser agradável durante o trabalho de parto e parto, faz todo o sentido que procure forma de o concretizar.

Em breve iremos completar a informação sobre o parto na água no nosso site, e claro que iremos incluir testemunhos.

Qualquer coisa, não hesites,

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
CarlaRc

Registo: 01 Jun 2007

MensagemColocada: Qui Ago 16, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigada por toda a informação relativa ao parto na água, vou manter-me atenta aos testemunhos que irão surgir neste site.

Infelizmente não tem interesse dar o nome do obstreta, pois a minha filha nasceu no Luxemburgo.

Acho que já descrevi algures parte do meu parto, mas lesmo assim deixo o meu relato, é sempre bom recordar :-)
A minha filha escolheu nascer na DPP. No dia do parto, à hora do almoço, comecei a sentir a barriga dura, passado pouco tempo perdi o rolhão mucoso e deixei de sentir a bebé. Liguei para o médico e fui ter com ele ao consultório. Examinou-me e disse-me que finalmente a bebé já estava encaixada e que o colo do útero estava amadurecido. Fui para casa, convencida que só nasceria no dia seguinte. Pouco tempo depois as águas rebentaram e as contracções aumentaram de intensidade e já eram muito próximas. Entrei na maternidade por volta das 18 horas, fui para a sala de partos, vesti a camisola que tinha levado para essa ocasião. Ligaram-me ao CTG (está foi a pior parte, pois estar quase deitada e quieta não era para mim) e foi neste momento que decidi pedir a epidural. O CTG acabou, pus-me a pé e andei livremente pelo quarto e escolhi todas as posições que bem entendi. O médico chegou já preparado para dar a epidural (confesso que nesta altura pensei "talvez não seja necessário" - é bem verdade que a liberdade de movimentos reduz a dor). Levei a epidural passado e alguns minutos após (penso eu) o médico disse que não poderia levar reforço pois as tensões estavam muito baixas. Eu disse "tb. não é preciso", - ainda bem que assim foi, pois, apesar de sentir algumas dores, conseguia sentir tudo e saber quando fazer força. O médico saiu e disse-me para descansar. Mas pouco tempo depois pedi ao meu marido para chamar a parteira, porque sentia a bebé a descer pelo canal vaginal. E assim foi, o médico voltou. Por ter optado pela epidural, já não pude escolher a posição em queria que ela nascesse. Mas mesmo assim, a fase de expulsão foi feita comigo numa posição semi-sentada, apoiada nas costas da cama, e com as pernas livres. Quando a cabecinha começou a aparecer o médico perguntou-me se eu queria ser a primeira a tocá-la - é lógico que não recusei! - e colocaram um espelho para que eu pudesse vê-la a nascer :-)
E nasceu às 20.50 com os olhos bem abertos! O papá cortou o cordão umbilical e colocaram-na logo, nua, sobre mim :-)
Depois o papá foi com a parteira dar-lhe banho (sempre na sala de partos) e finalmente colocaram-na ao meu lado para que começasse a mamar.

P.S. não foram utilizadas práticas bastante comuns em muitos hospitais como oxitocina, corte dos pêlos púbicos, clisteres e episotomia (rasguei um pouco, ainda levei 2 pontos - mas a verdade é que a recuperação não custou mesmo nada).
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens