Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

amamentação durante a gravidez

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
meiarisca

Registo: 30 Jul 2006

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2008 11:51 pm    Assunto: amamentação durante a gravidez Responder com Citação

Boa noite,

Esta minha dúvida vem do facto de haver sempre informações contraditórias.

Eu conheço pelo menos duas pessoas que continuaram a amamentar durante a gravidez de um 2º filho... Mas quando estive na consulta de ginecologia e falei em pensar num 2º filho, a médica disse que assim que engravidasse teria de parar a amamentação do meu filho (que tem quase 2 anos).

Na verdade, ele já só mama uma vez por dia, à hora de deitar, o que quer dizer que naturalmente, mais dia menos dia, ele próprio vai deixar de o fazer, ou o leite irá acabar e ele consecutivamente deixará de ter interesse...

Será que se torna realmente um risco? Ou são ideias préconcebidas, como tantas outras?

Muito obrigada

Sofia
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Abr 09, 2008 3:14 am    Assunto: Re: amamentação durante a gravidez Responder com Citação

Olá Sofia,

E qual foi a justificação que a tua médica deu? só por curiosidade...

Esta semana nasceu um lindo bebé, de uma mamã, que ama amamentar. É das coisas que mais satisfação lhe dá. Amamenta há dois anos o seu filho mais velho e agora o bebé.

Acima de tudo é uma decisão tua.

Deixo-te um link
http://www.llli.org/FAQ/bfpregnant.html

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Qui Abr 10, 2008 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei imenso do link que colocou aqui, eu própria ando a pensar em talvez tentar engravidar no Verão e este assunto já me tinha passado pela cabeça várias vezes, obrigada.
Vou pedir a uma pessoa que vai agora a Londres a vêr se me compra alguma da bilbiografia sobre o assunto que eles recomendam (não gosto muito de comprar online).
Voltar acima
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Sex Mai 09, 2008 1:38 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Sofia e restantes mães!

Sofia, já não nos vemos há tanto tempo... tenho saudades!

A minha ginecologista/obstetra fez precisamente esse comentário, quando comentei com ela que gostaria de engravidar de novo... claro que fiz as minhas pesquisas e conclui que a informação que me deu: "parar de dar de mamar quando engravidar!" estava não só desactualizada mas também errada!

De momento não tenho aqui as tais pesquisas que falo, mas assim que tiver um tempinho, faço um pequeno resumo e coloco aqui, porque é tão útil! Muito resumidamente concluí que é muito mais uma escolha pessoal, que outra coisa... tal como a Sandra disse.

Bom, a verdade é que engravidei e estou neste momento de 6 meses e continuo a dar de mamar ao meu primeiro filho! Quando engravidei ele tinha praticamente dois anos. A gravidez sempre foi muito saudável, o sono é que é incontrolável... mas faz parte! Há que descansar bem e alimentarmo-nos também bem.

É lindo dar de mamar nesta idade, porque como ele diz tudo, conta-me que o leitinho da mãe é doce, que "não é bom... é muita bom", se a mamoca já acabou diz "já não tem mais eitinho (leitinho), adora (agora) o bebé quer a ota (outra mamoca)", escolhe a mama que quer mamar e é sempre a "dande (grande)" e assim que vê a mama ao léu solta um "ipáaaaa que dande (grande)" que me deixa completamente derretida! E mais uma muito gira, para ele, a mãe Ana é que é uma das produtoras nacionais de leite para queijos... já que não conhece muitas vacas! Claro que depois de me rir deliciada, fiz questão de lhe explicar quem costuma dar leite para fazer queijos... mas confesso que fiquei orgulhosa: "Bebé, o queijo é feito de quê? "ête (leite)" E quem dá leite filho? A mamã Ana!" Ah ah ah

Bons treinos e boa continuação!

Beijos,

Ana C.
... a amamentar há 28 meses!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Marisa Rodrigues

Registo: 19 Ago 2008

MensagemColocada: Ter Ago 19, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite Ana

Estou a escrever porque li no forum do bionascimento que a Ana está grávida/ já teve bebé e a amamentar o seu filho mais velho ao mesmo tempo, pelo menos até aos 6 meses de gravidez.
Tenho uma bebé de 9meses que mama 5/6x dia mas também come sopa,papa e fruta, ela mama 1 pouco depois das refeições. E estou desejosa de voltar a engravidar, falei com a minha ginecologista/obstetra sobre a mina intenção e ela disse logo para deixar mamar, mas eu não quero deixar mamar à minha filhota. Como tal queria saber se correu tudo bem? Qual foi a opinião do seu médico se ele sabia que a Ana continuava a amamentar. E como está a correr a gravidez, peso bebé sofreu alteração por estar dar mamar?

Aguardo resposta.

Cumprimentos

Marisa Rodrigues
Voltar acima
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qua Ago 20, 2008 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Marisa,

Estou grávida de 40 semanas e continuo a amamentar o meu filho mais velho, que neste momento tem 2 anos e meio. Não fiquei sem leite na gravidez, aconteceu por volta dos 7 meses o meu filho não querer mamar durante alguns dias seguidos (eu não ofereci e ele não pediu), pensei que fosse desmamar por si, mas não, foi só uma fase... pois ele ainda mama. A gravidez sempre foi muito saudável, o bebé está óptimo e segundo a minha obstetra e a médica que fez a eco, o rapaz é rechonchudo e não quer ficar atrás do irmão.

Quando falei em engravidar de novo à minha médica, também ele teve a mesma reacção e falou-me que tinha que deixar de dar de mamar, a médica e outras pessoas à minha volta. Ouvi os maiores disparates, desde a questão do peso do bebé, de que poderia causar anomalias e deformidades... (sem comentários!).

A verdade é que fiz as minhas pesquisas, em livros s/ amamentação actuais e também em sites na internet e tirei as minhas conclusões: estar grávida (ou pretender engravidar) não são um impedimento para continuar a dar de mamar, claro que há algumas excepções... e convém pesquisares sobre elas e veres se se adequam a ti. O que pode acontecer é demorar mais a engravidar e claro será necessário alimentares-te muito bem e descansares bastante.

O que fiz com a minha médica, foi não contar com a opinião dela e não comentei mais que dava de mamar ao meu filho, também não me pareceu certo aparecer com um monte de estudos a dizer-lhe que estava errada... Depois do 2º bebé nascer (que está para breve!) irei contar-lhe que dei de mamar e que os estudos mais recentes não contra indicam amamentar na gravidez. Cheguei a tirar umas fotocópias das bases cientificas que encontrei para ajudar a actualizar um outro médico meu conhecido que é casado com uma fisioterapeuta (que até dá aulas de preparação para o parto) e ambos estavam muito preocupados por acharem que dar de mamar grávida estava muito errado e causava deformidades no bebé no 3.º trimestre da gravidez!

Resumindo, para concluir, essa decisão é muito mais pessoal do que outra coisa, mas não há nada como te informares e pesquisares para decidires em consciência.

Podes pesquisar no google "breastfeeding while pregnant" e vai lendo o que aparece. Se tiveres alguma dúvida, diz.

Boa decisão!

Beijos, Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Marisa Rodrigues

Registo: 19 Ago 2008

MensagemColocada: Qua Ago 20, 2008 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Ana

Parabéns por continuares a dar de mamar ao teu filhote.

A minha decisão já está tomada, já tou a tentar engravidar e claro vou continuar a dar de mamar à minha princesa.

Já agora demoras-te muito tempo para engravidar? E como soubes-te? é que a dar de mamar, tenho tipo periodo mas muito irregular e pouquissimo. Não me parece que seja fácil identificar os sintomas..

Já enviei mail para me registar no forum depois vou colocar lá a pergunta, pois deve haver muitas pessoas com a mesma duvida.

Beijinhos e tudo a correr bem, tá quase quase
Voltar acima
aninha

Registo: 13 Nov 2007
Local/Origem: lisboa

MensagemColocada: Sex Set 12, 2008 12:49 am    Assunto: gravidez e amamentação Responder com Citação

Olá, Marisa!
Acho que sou eu a mãe da que a Sandra falou na mensagem do 9 de abril.
Tenho um filho com dois anos e meio, e um bébé com 5 meses, e amamento os dois.
Engravidei no primeiro mês que tentei, embora tenha lido que pode demorar mais (aliás, acho que engravidei na primeira semana...)
O meu filho mais velho foi amamentado quase sempre a demanda, só di um bocadinho menos no fim da gravidez, uma vez que eu estava muito cansada.
Di de mamar mesmo enquanto estava em trabalho de parto.
A minha médica de família, que é uma querida, nunca colocou questões, e as enfermeiras do centro de saúde também não (uma só estava com um bocadinho de receio no terceiro trimestre), mas sei que não é o habitual. Também fiz montes de pesquisas na internet, e li muito, porque é difícil nem só tomar a decisão de amamentar durante a gravidez, mas também mantê-la.
Se a minha experiência te for útil, não duvides em me perguntar o que quiseres. O meu português ainda é um bocado fraco, mas vou tentar responder na medida que eu puder.
Beijinhos e muita sorte,
Ana.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens