Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Bolha de Leite - acabem com ela!

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Sáb Set 27, 2008 6:28 pm    Assunto: Bolha de Leite - acabem com ela! Responder com Citação

Porque acredito que o conhecimento parado não traz proveito a ninguém, aqui deixo o meu testemunho sobre uma descoberta muito relevante que fiz recentemente, relacionada com a amamentação, mais concretamente com a dor localizada no mamilo ao longo das mamadas e mesmo quando o bebé não está a mamar.

Quando uma mamã se queixa de dor ou sensibilidade mais acentuada nos mamilos, imediatamente nos falam da questão da pega – perguntam-nos se o bebé é bem posicionado; se abocanha bem o mamilo, com a auréola em grande parte tomada pela boquinha; se lhe vemos o lábio inferior virado para fora enquanto mama, com as orelhinhas em movimento... A verdade é que a minha resposta era a mesma a todos estes pormenores do questionário: SIM!!!! De forma que acabei por me conformar com a dor que sentia pontualmente, sobretudo quando o meu filho mamava mais intensamente, e associava as dores que tinha ao fortíssimo poder de sucção do meu bebé. Acontece que, no último fim-de-semana, esta dor se tornou praticamente insuportável, levando-me a contar até três antes de o pôr a mamar, reter a respiração e cerrar os dentes, sem conseguir evitar s lágrimas. Inconformada, procurei a descrição dos sintomas que apresentava no livro do Dr. Carlos González, Manual Prático do Aleitamento Materno, e lá estavam eles, exactamente como os sentia! E eu que nunca tinha visto este problema descrito em lado nenhum, eu que até me julgava uma mulher já muito esclarecida sobre tudo o que à amamentação diz respeito...

Resumindo, se apresentarem um mamilo com um ponto branco, de tamanho semelhante a uma cabeça de alfinete (que pode ficar maior depois do bebé mamar), de aspecto brilhante, liso e ligeiramente saliente, aparentando-se com uma pequeníssima bolha sobretudo quando apertam o mamilo, e que é extremamente doloroso, sobretudo quando o bebé começa a mamar, provavelmente têm uma “bolha branca de leite” – um contratempo de muito fácil resolução – soubesse eu há mais tempo! – e que está por vezes relacionado com a obstrução de um ducto de leite.

Seguindo as indicações do Dr. González, resolvi o problema da seguinte forma, logo a seguir à mamada:

1º Embebi um algodão em álcool e embrulhei com ele uma agulha, de ponta bem fina, durante dez minutos;

2º Peguei na agulha já desinfectada com uma mão e com a outra apertei o mamilo, por forma a conseguir destacar bem a bolha e poder ver o melhor sítio para a picar – se derem atenção, com bastante luz, a bolha apresenta um pontinho por onde será mais fácil drená-la – se não o virem, não faz mal, várias picadinhas em sítios diferentes da bolha são praticamente indolores e facilitam muito a drenagem;

3º Fui apertando suavemente o mamilo (mesmo só na ponta, caso contrário começam a extrair leite às pingas ou esguichos, o que não vos deixa observar a drenagem da bolha nem fazê-la convenientemente). Provavelmente observarão a saída de uma substância muito branca solidificada, de consistência semelhante à da manteiga, e começarão a sentir o alívio imediato da dor. Comigo foi um alívio e tanto! Tão grande quanto a quantidade impressionante de “manteiga branca” que vi aparecer – há-de ter sido o equivalente a uma colher de café! Para conseguir a drenagem completa, fui intercalando o apertar suave do mamilo com a extracção manual de um bocadinho de leite.

Atenção: as picadas são muito superficiais, não é suposto ver sangue.

Dar mama já era um dos meus maiores prazeres, agora então!... Uaaaau!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Set 29, 2008 2:58 pm    Assunto: Re: Bolha de Leite - acabem com ela! Responder com Citação

Aí Srª D. Sílvia...até podias ter sabido há mais tempo se não estivesses sempre encerrada nesse teu sentido de sofrimento e que não queres incomodar a tua Doula!

Mas pronto, pelo menos não foste ao Centro de Saúde fazer a "punção"! Eh! Eh!

Obrigada por colocares aqui esta questão porque realmente muitas vezes as mães quando descrevem a dor nos mamilos, por vezes não descrevem a "bolha" amarela, e ela é neste casos a solução!

Beijocas e boas mamadas
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens