Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Partos em casa com mãe RH-

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ycleo

Registo: 25 Jan 2009

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2009 11:02 am    Assunto: Partos em casa com mãe RH- Responder com Citação

Olá!
Sou nova aqui, por isso espero não estar a colocar este tópico num lugar errado...
Aqui vai.
Tenho andado a estudar muitas coisas em relação a partos naturais, conduzidos em casa, na água, etc... fiquei com uma dúvida. Qual a probabilidade de isso poder acontecer estando a mãe grávida de gemeos, ou sendo a mãe RH- (com pai RH+)?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Jan 28, 2009 1:43 am    Assunto: Re: Partos em casa com mãe RH- Responder com Citação

Olá Ycleo,

Colocas aqui duas questões bem interessantes para o parto em casa:

Gémeos e Mãe RH-

Bem, vou falar por mim...apesar de ter total confiança nas mulheres para darem à luz um ou mais filhos, no contexto nacional, não tenho tanta confiança nos profissionais de saúde e em mim para apoiar um parto em casa de gémeos, tendo em conta que é sabido que o risco aumenta. Já vi vários filmes de partos de gémeos em casa, mas em contextos bem diferentes do nosso. Para todos os efeitos somos TODOS principiantes do parto em casa e eu diria que devemos de ir com muito cuidado.
Se numa situação de gémeos o parto em casa for realmente algo que seja muito importante para ti, aí sugiro que contrates alguém estrangeiro, com experiência e vivências nesse tipo de partos para te prestar assistência. Só assim, eu Sandra Oliveira, Mãe, Doula, responsável da BioNascimento e agora também grávida, me sinto capaz de te dizer avante com o parto em casa de gémeos em Portugal.

Posso te dizer que um dos filmes que mais me impressionou, foi um que vi nos EUA em 2006, de um parto de gémeos, totalmente inassistido. Foi de cortar o folgo a dimensão da coragem daquele casal e ainda por cima os dois bebés sairam de pés...Hands off, foi o segredo daquele parto, segundo o que me disseram as parteiras que estavam comigo.

Quanto ao RH-, é bem mais fácil até porque há pouco tempo tive uma mãe que chegou a ponderar o parto em casa nessa situação. O parto em casa é possível sim, se for opção da mãe levar a injecção anti-D, há que recolher sangue do cordão do bebé, verificar se é positivo e administrar a injecção nas 72 hrs seguintes ao parto. Se é fácil adquirir a injecção para administrar em casa, isso acabei por não saber, pois o parto em casa acabou por não ser opção por outras razões.

Sugiro-te que faças umas pesquisas em Inglês, basta colocares no Google: "Home Birth+RH negative+mother" e tens muita informação para leres.

Fica bem,
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
ycleo

MensagemColocada: Qua Jan 28, 2009 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigada pela resposta. Vou pesquizar nos locais que recomendaste.
A minha dúvida não diz respeito a mim directamente, pelo menos não por enquanto, pois tenho já dois filhos (4 e 1 ano de idade), e para já estou a fazer um intervalo...lol... gostava muito de ter mais um, pelo menos, mas o pai ainda não está convencido!
Passa-se que eu sou RH-, e como sei que existem certos procedimentos importantes aquando do nascimento de um bebé nestas circunstâncias (sendo o pai +), fiquei com essa dúvida, pois ter um parto em casa foi algo que me passou pela cabeça nesta última gravidez...
Por outro lado, tenho uma amiga que está gravida de gemeos e, não querendo ela de todo um parto assim (infelizmente, acho que vai optar, sem ponderar mais nada, por uma cezariana agendada), e sendo este um assunto que me interessa muito, pôs-me a pensar.
Passa-se que ando à procura da possibilidade de também me tornar doula... assim percebes melhor as minhas motivações.
Já agora, aproveitando que és doula, em que momento da gravidez entra em cena uma doula? É que a minha amiga tem as 40 semanas feitas em Abril... será que ainda poderia recorrer a uma?
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Vejo que estás mesmo interessada no tema. Isso é bom!

A Doula deve de entrar em cena o mais cedo possível numa gravidez, pois acaba sempre por poder complementar os apoios existentes, e até tornar-se num muito importante, dependendo do tipo de apoio/cuidados que a mulher está a receber e o que procura.

Quanto à tua amiga. Ainda vai bem a tempo. Posso te dizer que já me cruzei com mães a 2 semanas antes do parto. Não é de forma alguma o cenário ideal, mas quando sentimos de imediato uma grande empatia e ligação entre as duas mulheres, por norma resulta muito bem. Em Janeiro vivi uma situação dessas e tanto eu, como a mamã estamos muito gratas uma à outra por os nossos caminhos se terem cruzados, apesar de tarde.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
ycleo

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou falar com a minha amiga, e ver se ela gostaria de procurar o apoio de uma doula... não sei se vou conseguir, pois ela é um pouco fechada, mas pelo menos fica em posse de uma informação importante.
obrigada pela ajuda!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens