Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Higiene natural infantil

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
pataroxa

Registo: 15 Set 2010

MensagemColocada: Qua Set 15, 2010 3:46 pm    Assunto: Higiene natural infantil Responder com Citação

olá a todos,

Este é o meu primeiro post, depois de ter lido e re-relido muuuuitas vezes muitos posts por aqui... especialmente sobre amamentacao e foi sem dúvida muito importante para nós, acho que nao tinhamos conseguido se nao fossem muitos dos posts deste fórum, obrigada a todas as maes que puseram dúvidas que eram as minhas também!

Agora, o que me traz aqui é um desejo muito forte de aprender com o meu filhote sobre quando ele precisa de fazer xixi e cócó Smile e livrarmo-nos das fraldas!

Fiz uma busca por este assunto, que nem tenho a certeza se se diz assim em portugues, em ingles chama-se Elimination Communication (EC) e em espanhol encontrei este termo "Higiene natural infantil".

É uma daquelas coisas em que poucos acreditam no nosso chamado mundo ocidental, mas que no fundo é uma prática tao natural como a amamentacao, apenas menos conhecida...

Já dei com alguns livros e muitas páginas de internet sobre o assunto e estou decidida a avancar! Agora! Very Happy O meu filhote já vai com 7 meses, há quem comece logo à nascenca mas também já li que nunca é tarde nem cedo para comecar...

Entao gostava de saber se há por aí adeptos e praticantes desta prática e como tem sido as vossas experiencias. Nós vamos comecar proximamente e aos poucos... aos possíveis!

Até breve~ Wink
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pataroxa

MensagemColocada: Ter Jul 10, 2012 4:00 pm    Assunto: Responder com Citação

já passou mesmo muito tempo Razz reparo que o post teve alguns hits, mas nada de respostas.

quero deixar um resumo da nossa experiência, talvez para encorajar outras pessoas.

então começámos qdo o R tinha 7.5 meses. nessa altura ele começou a mostrar muita resistência as mudanças de fralda, era uma tortura para ele e para nós tb. a tirar, a pôr, com xixi, com cócó ou nada mesmo... fiquei realmente intrigada e fui ao google procurar sobre o assunto. foi qdo por acaso encontrei relatos de pessoas em situação semelhante e algumas começaram a deixar os piquenos sem fralda, já que isso parecia acalmar os ânimos. depois claro vieram aquelas dúvidas "mas e se vier um xixi/cocó?". a resposta é clara... apanha-se, limpa-se ou tenta-se que caia num recipente apropriado Razz e por aí fora... depois fui aprendendo com muitos relatos que as crianças/bebés dão alguns sinais antes/durante a "eliminação", comecei a prestar atenção durante os intervalos de rabo ao léu, inicialmente talvez não mais do que 15-30 min e havia qualquer coisa. conforme me sentia disponível ia oferecendo mais tempo e a confiança foi crescendo e os sinais mais óbvios e detectados cada vez mais cedo. os sinais que comecei por observar eram, imediatamente antes de fazer xixi ele parava, ficava muito quieto e com a vista fixa... tipo a concentrar-se Wink de inicio parecia tão subtil que eu só dava conta já o xixi vinha a caminho. depois relacionei... ah ele ficou mto quieto... daí a uns quantos qdo via aquele olhar/atitude convidava-o a sentar-se no penico, com a ajuda de um brinquedo ou um livro ou tentava chamar-lhe a atenção para qq coisa de modo que ele não se levantasse logo e algumas vezes lá vinha um xixi parar ao potinho. os cocós foi diferente, para nós sempre foi mto óbvio qdo ele fazia cocó, tb parava a concentrar-se mas depois faz aquela cara de fazer força e mtas vezes algum ruído a acompanhar. como da primeira cara até o cocó começar mesmo a sair vão pelo menos 2 segundos (!) normalmente dava tempo de deitar a mão ao potinho e convidar a sentar... claro com alguma coisa em troca, mas entretanto ele começou a buscar qq coisa para se sentar a fazer o seu "serviço".

quando ele tinha 10 meses passavamos a maior parte da tarde em casa (era inverno... estamos em inglaterra...) sem fralda, muitos sucessos a apanhar xixis e afins e bastantes falhas tb, faz parte da aprendizagem. mas como eramos só os 2, a casa pequena, chão fácil de limpar e sempre debaixo d'olho mãe e filho, foi relativamente fácil (digo agora!... na altura havia dias que estavamos sem sintonia e era desmoralizante para mim... pois... control freak só um bocadinho Wink).

chegou o tempo mais primaveril desse ano e davamos passeios todos os dias! inicialmente o R levava fralda mas na primeira oportunidade eu lvava-o a uma casa de banho, segurava-o por baixo dos joelhos com as costinhas no meu peito e fazia "shhhhhhhhh shhhhhhh", se ele tinha vontade fazia um xixi, se não queria dava as pernas e reclamava e pronto, de volta para a fralda, daí a uma meia hora ou qdo encontrasse nova casa de banho, voltava a oferecer. havia dias que corria bem, a mesma fralda seca ao voltar para casa, outros dias nem por isso.

a coisa foi evoluindo, comecei a aprender os ritmos, de manhã havia sempre mais xixis e mais frequentes, ao fim do dia eram mais espaçados. o intervalo de tempo médio entre xixis tb foi aumentando. claro tudo dependia tb de quando tinha comido/bebido. por volta dos 15 meses o verão estava à porta e os passeios tb já eram sem fralda, xixi as vezes nos arbustos da rua Razz se os cães podem...

por volta dos 18 meses o R começou a dizer xixi para xixi e para cocó. ah pois, devo dizer que a comunicação é o fator mais importante nesta prática, sempre que eu testemunhava um xixi/cocó dizia "estás a fazer xixi/cocó? sim estás!" e depois ou "shhhhh shhhh" ou "força" a acompanhar, quer foss no potinho quer não. por vezes qdo aparecia um xixi sem eu notar aviso, depois dizia "ah fizeste xixi, xixi é no potinho" e convidava-o a sentar-se, com a minha companhia e mais um livro/brinquedo. escusado será dizer que não se deve obrigar as crianças a sentarem-se no potinho. é uma boa regra não obrigar em geral, a não ser numa situação de perigo real... mas isto já podem ser apenas as nossas escolhas Wink

pois então qdo ele começou a verbalizar sobre a eliminação, tornou-se ainda mais interactivo! as vezes dizia enquanto estava a fazer, já não era nada mau, era mais que bom ser capaz de oralizar o que se estava a passar! depois lá começou a dar mais tempo, ehehe Wink

a confiança foi crescendo, iamos a casa de outras pessoas, viagens de carro, comboio, avião... de inicio com mais preocupação em oferecer com frequência suficiente, se depois de tentar 2-3x nada de xixi então por via das dúvidas punha-se a fralda e todos relaxavamos mais, passado um bocado oferecia-se outra vez...

o R tem agora 2 anos e 5 meses, faz xixi e cocó sozinho, vai buscar o potinho ou vai ao encontro dele, escolhe um livro/brinquedo e vai disto...

isto é uma viagem para se gozar, a ideia não é deixar a fralda mais cedo do que o que se tornou normal, a ideia é aprender a comunicar e usar essa aprendizagem para tantas outras coisas.

o meu ipod está a ficar sem bateria (!), se o resumo foi pouco esclarecedor ou qq outros comentários/perguntas, disponham! é um prazer partilhar Smile
x
Voltar acima
pataroxa

MensagemColocada: Ter Jul 10, 2012 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

ah só para acrescentar mais uns quantos sinais de quando os bebés/crianças precisam de fazer xixi/cocó/gases e se não estão na posição que é mais confortável para o efeito:
- irritabilidade que não se explica por outras razoes como fome, sono, etc
- se estão à mama e pegam/despegam repetidamente e depois as vezes irritam-se também Razz
- qdo já têm mobilidade própria, podem ficar inquietos, a levantar/ sentar repetidamente ou a correr para tras e para a frente
- as vezes tb se nota eles a procurarem um cantinho mais sossegado ou escondido...

claro que observaçoes destes comportamentos nem sempre estão relacionados com a iminência da eliminação, é necessário ter uma ideia do contexto, por exemplo qdo fez a última vez, se comeu/bebeu há pouco tempo e se outros fatores não justificam, como sono/cansaço, mal estar geral, fome, vontade de um colinho e abraços beijinhos de alguém querido, etc...

também é possível ensinar gestos antes que o dom da palavra se torne mais óbvio e assim como para outras coisas podem ajudar muito na comunicação. aliás ha casos em que se torna mesmo necessário por ser a única comunicação possível e resulta maravilhosamente, que o digam quem lida com pessoas deficientes auditivas? porque não tentar fazer uso dessa capacidade motora se com a palavra não se faz ainda? nós tivemos algum sucesso com alguns gestos, para comer e beber por exemplo... os do potinho nunca :-/ mas há muitos relatos de gente com bastante sucesso em usar linguagem gestual com crianças antes delas se tornarem verbais. uma regra é o uso de sinais relativamente simples e a outra é repetição repetição repetição...
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens