Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Posições para dormir

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Susana Ferreira

Registo: 15 Mai 2006

MensagemColocada: Qua Ago 23, 2006 11:30 am    Assunto: Posições para dormir Responder com Citação

Bom dia,

Aqui estou eu mais uma vez com uma questão que me foi colocada pela minha médica e que gostaria de saber se alguém teve esta mesma recomendação.

Estou grávida de 26 semaninhas e fui a uma consulta com a minha médica, na qual ela me disse que agora deveria somente dormir de lado, não de barriga para cima porque não é bom para o bébé. Será mesmo assim? Alguém sabe algo sobre este assunto?

Obrigado e beijocas,
Susana.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Osteopata - Gonçalo Costa

Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Estoril/Cascais

MensagemColocada: Qua Ago 23, 2006 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola Susana,

Boa noite.

Na realidade decubito lateral (deitada de lado) é o mais indicado, principalmente para si.
Com a gravidez a barriga passa a barrigona e o seu volume aumenta o que significa se estiver em decubito dorsal (deitada de costas) o feto irá criar compressões em estruturas vasculares.

De lado, a Susana controla a compressão que o bebe faz em si.
Aconselho que durma de lado, com o joelho que fica por cima, apoiado numa almofada e o braço homo lateral apoioado noutra. Isto além de reduzir as compressões vasculares, reduz drasticamente a rotação que a sua coluna lombar sofre. Desta forma pode contribuir para não padecer de ciatica na gravidez.
Atenção que a compressão do nervo ciatico nao se deve exclusivamente à posição de repouso, mas tambem à própria oscilação do cenbtro de gravidade, sendo desta forma uma crise fisiológica.

Mantenha-se activa, tente controlar o que come (sem restrições emocionais) e durma descansada.

Boa Gravidez.

Gonçalo
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qua Ago 23, 2006 11:15 pm    Assunto: Re: Posições para dormir Responder com Citação

Olá Susana,

Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pela tua gravidez!

A recomendação que a tua médica te deu é normal e de facto existem razões fisiológicas para tal, que explico mais abaixo. Portanto o ideal é ires-te habituando para não te custar tanto quando tiveres uma barriga enorme.

Para além de se recomendar que as grávidas durmam de lado, costuma indicar-se como posição ideal estar "decúbito lateral esquerdo" - ou seja, deitada sobre o lado esquerdo do teu corpo. Esta posição facilita a circulaçao sanguínea, deixando livre a veia cava, que devolve o sangue da parte inferior do corpo para o coração; além disso, o bebé recebe melhor os nutrientes e ajuda ao funcionamento dos rins. À medida que a barriga aumenta, o útero pressiona cada vez mais esta veia e o estar deitada para o lado direito pode trazer falta de ar; se se tem hipertensão, então recomenda-se mesmo o lado esquerdo.

No entanto, tenho lido relatos de mães que continuam a dormir de barriga para baixo (e não sentem desconforto) ou de barriga para cima, e não sentem qualquer problema, nem desconforto. No início da minha gravidez e enquanto a barriga era mais pequena eu dormia semi de lado, semi de barriga para baixo, mas depois quando a barriga ficou enorme (altura em que dizia que estava gravidíssima) só conseguia dormir de lado e costumava colocar uma almofada de baixo da barriga para apoiar e outra entre as pernas - ajudava imenso, dava-me conforto e aliviava as dores nas costas e nas pernas. No início era estranho mudar de posição com as almofadas, mas depois lembro-me que já tinha prática e quando me virava, virava tudo... parecia um hamburguer, com as almofadas no meio das pernas - só visto!

Espero ter ajudado. Beijos e muitas felicidades,

Ana & Afonso
... a amamentar há 7 meses e meio
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Ago 24, 2006 11:53 pm    Assunto: Re: Posições para dormir Responder com Citação

Gostei do hamburger...sempre bem humorada!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens