Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

O stress! ... Um inimigo!

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Ter Ago 29, 2006 11:24 pm    Assunto: O stress! ... Um inimigo! Responder com Citação

Boa Noite!

Tal como prometido, venho partilhar uma experiência, que ocorreu comigo ontem e que vem demonstrar na prática que o stress não é amigo da amamentação.

O meu filho, que tem neste momento 7 meses e 3 semanas, mamou em exclusivo até aos 6 meses e só depois fui introduzindo na alimentação dele alguns sólidos. Quando voltei ao trabalho, planeei as suas refeições de modo a que tivesse que tirar leite uma vez por dia, durante o meu período de trabalho. Apesar de sair 2 horas mais cedo para o amamentar.

Neste momento, mama de manhã quando acorda, a meio da manhã bebe o meu leite (por um copo, que tirei no dia anterior), ao almoço come fruta e depois sopa e ao lanche come um género de papa com fruta, um pouco do meu leite e farinha de arroz/milho ou gérmen de trigo. Quando chego, fica todo contente e mama logo, mesmo que tenha acabado de comer a fruta. De resto, vai mamando sempre, quando quer, seja de dia ou de noite. Felizmente é um anjinho e por norma dorme a noite toda (19h30 às 7h00), mas tem dias que mama uma vez, ou 3 ou 4 (quando está a passar por um pico de crescimento) fazendo aumentar a produção - mas são excepções.

Bom, vamos ao que interessa… todos os dias tiro leite no trabalho, uma vez a meio da manhã. No início de vir trabalhar, quando o Afonso tinha 6 meses e pouco, tirava entre 120 ml a 150 ml. A quantidade de leite que a mãe produz, para além poder ser diferente a cada dia, difere também de mãe para mãe, pois está ajustada ao seu bebé. Actualmente, por norma tiro entre 180 ml a 210 ml, varia de dia para dia (o meu record foi ter tirado 270 ml de uma só mama – após um período de “pico de crescimento”).

Ontem, estava chateada e muito stressada, tinha a cabeça a mil, mas tudo corria bem com o bebé. Fui então “bombar” como costumam dizer as minhas colegas de trabalho e “bombei”, “bombei” … e só consegui tirar 60 ml! Não saia nem mais uma gota! Quase que fiquei em pânico, não saía mais! Comecei a ficar seriamente preocupada, pus-me a pensar e apercebi-me que estava com a cabeça noutro lado, a pensar nas minhas preocupações, não estava descontraída, relaxada.

Então, concentrei-me no Afonso, pensei nele, no seu sorriso, de como gostava de estar com ele e imaginei-o na minha cabeça a rir-se quando me vê, a esticar os braços para o pegar, a abraçar-me, a gatinhar até mim… e, finalmente o leite saiu, saía tanto! Consegui tirar 180 ml num instantinho, quando não saía nem uma gota há 5 minutos atrás. O poder da mente!!

De facto, o stress não é amigo da amamentação e os conselhos que recebemos para relaxarmos, descontrairmos, termos confiança em nós e não nos preocuparmos têm mesmo fundamento!

Entretanto, estou a preparar um post sobre a amamentação e o regresso ao trabalho, que brevemente colocarei aqui no fórum, para ajudar as mães que estão com dúvidas.

Beijos e votos de sucesso na amamentação dos vossos filhos!

Ana & Afonso
… a amamentar há 7m e 3s
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens