Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Alimentação / bebé de 7 meses

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Marlene

Registo: 25 Jan 2006

MensagemColocada: Dom Set 10, 2006 11:15 am    Assunto: Alimentação / bebé de 7 meses Responder com Citação

Olá

Tenho uma dúvida relativamente à alimentação. O meu bebé está com 7 meses e só está a fazer 4 refeições ao dia. A pediatra recomendou 4 horas de intervalo entre as refeições. Dou-lhe uma refeição de mama + suplemento por volta das 8.30, sopa + fruta às 12.30; papa às 16.30; sopa+fruta às 20.30. Deito-o pouco depois e ponho-o na mama para acalmar e ele dorme até de manhã (às vezes choraminha, mas eu vou lá e dou-lhe a chupeta e ele continua a dormir).

A minha dúvida é se serão muitas horas sem comer. Têm-me dito que lhe deveria dar um biberão de leite às 11horas, mas tenho medo de lhe estar a interromper o soninho.

Além disso, ele come entre 150ml / 200 ml de sopa (3 a 4 conchas das minhas). Algumas amigas também me têm dito que é muita quantidade. Será?

Gostaria de saber a v/ opinião. Obrigada.

Marlene
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Set 11, 2006 10:34 am    Assunto: Re: Alimentação / bebé de 7 meses Responder com Citação

Olá Marlene,

As boas regras de alimentação dizem que não devemos estar sem comer mais do que 3 horas, 4 no máximo (para os adultos), e que comer a míudo é o ideal para o nosso estômago, fará sentido para um bebé ser diferente? Eu diria que não, mas aqui no fórum há várias mamãs que estão na mesma fase que tu, procura no fórum porque há mensagens sobre este tema, e seguramente que outras mães podem partilhar a experiência delas.

Mas a minha opinião é que a quantidade de sopa é muita, e os intervalos sim são grandes.

Beijocas,
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Seg Set 11, 2006 11:03 pm    Assunto: Re: Alimentação / bebé de 7 meses Responder com Citação

Olá Marlene, mais uma vez…

Recomenda-se que os bebés dos 6 aos 8 meses façam entre 2 a 3 refeições complementares (ou seja extra leite), devendo tomar pelo menos 500 ml de leite por dia, em 4 a 5 tomas (mamadas/biberons). Estas refeições ditas complementares (sólidos) devem conter alimentos saudáveis, nutrivos e variados como: cereais/farináceos, frutas e legumes e carne/peixe.

Na minha opinião de mãe acho que um intervalo de 4 horas é muito, o Afonso tem 8 meses e eu faço um intervalo de 3 horas sensivelmente (mais 30 minutos, menos 30 minutos, mas não é muito rígido, vou tentando perceber se ele está com fome ou não, também para não o deixar sem comer tanto tempo. A não ser de noite, tem noites que dorme a noite toda e outras que mama uma vez, mas é importante ver o ritmo de cada bebé.

Em relação à quantidade de sopa é muito variável de bebé para bebé. O Afonso come ao almoço come 1 peça de fruta e 180 ml de sopa (tipo papa, bem grossa, que nem cai da colher) e ao jantar come também a mesma quantidade de sopa e às vezes quando fica com fome também lhe dou um pouco de fruta. De qualquer modo, eles devem comer a cada refeição 4 a 5 colheres de sopa de sopa e a mais ou menos a mesma quantidade de fruta. Parece pouco quando comparamos com os nossos filhotes, mas o que é certo é que não se devem comparar os bebés, pois há bebes que com estas quantidades ficam satisfeitos e outros não. Em relação à quantidade não deves forçar, nem não dar mais se ele quer, ele deve comer e ficar satisfeito.

Além disso, acho que está a beber pouco leite. Nesta fase a base da alimentação deles ainda é muito à base do leite, só mais tarde, entre os 9 e os 12 meses é que se aumentam o número de refeições de alimentos complementares para 3 a 4 refeições/dia e se reduzem as tomas de leite para 2 a 4.

Tenho umas questões:
- Que idade tinha quando lhe fizeste a introdução dos sólidos?
- Quanto tempo depois introduziste a sopa ao jantar?
- O João faz então 3 refeições de sólidos, certo?
- E de mama (leite) faz só 2, ao pequeno almoço e ao deitar?
- Ele bebe leite do teu e artificial também? Porquê?
- Qual é a consistência da sopa? Mais líquida, ou mais sólida?
- Não notas que ele tenha fome?
- Quando acorda de noite e lhe dás a chucha sossega? Não chora mais? Não será fome?
- Quantas fraldas de xixi molha? Quantos cocós faz por dia? Como era antes dos sólidos?
- Como tem sido o aumento de peso dele?

Fico a aguardar as tuas respostas,

Beijos
Ana C.
... a amamentar há 8m e 1s
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens