Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Grávidas poderão escolher onde fazem o parto

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sex Fev 10, 2006 1:40 am    Assunto: Grávidas poderão escolher onde fazem o parto Responder com Citação

As grávidas poderão passar a escolher o local onde vão fazer o parto, adiantou o ministro da Saúde, Correia de Campos. Numa entrevista ao Diário de Notícias, esta sexta-feira, o governante recusou a ideia de que a tutela vai encerrar maternidades com pouca afluência.

O ministro sustenta que ainda não foi decidido qual serão as instalações a encerrar e sublinha que tal só vai acontecer com os blocos de partos, mantendo-se a realização das consultas de obstetrícia pré e pós-natal. Na altura do nascimento do bebé, a parturiente vai para outra unidade, acompanhada pelo seu médico, adiantou.
«Vamos criar um dispositivo legal que permitirá às grávidas escolher onde querem ter a criança, sem terem que dar uma morada falsa», revelou Correia de Campos assinalando que esta escolha já é feita grande parte das vezes. «O que vamos legislar é o direito e a obrigação de o médico ljes dizer que podem fazer o parto onde quiserem».

O ministro recusa que este direito de escolha vá dar ás grávidas a responsabilidade de escolher quais as maternidades a ser encerradas, preferindo dizer que se dá o «direito do consumidor escolher». Mas assume que se determinadas salas apresentam um menor número de partos realizados, poderão ser encerradas.

A decisão, no entanto, será tomada em conjunto com a administraçãos das unidades, às quais caberá «ver os meios que mobilizam para terem ali um parto por dia, quando podem partilhar esses recursos com outros hospitais».

03-02-2006 12:21:04
Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=213334

-----------------------------

Fiquei baralhada com esta notícia, pois a informação que tenho é que legalmente podemos optar por qualquer hospital independentemente da nossa zona de residência...e isto foi-me dito ainda há bem pouco tempo por uma Enfª Chefe de um Bloco de Partos, quando perguntei se podia ir ao hospital aonde ela estava, com uma mamã para fazer um CTG, apesar de ela ser de uma zona completamente diferente...e a resposta dela foi que sim, que legalmente ninguém podia dizer nada!

Seja como for, parece-me bem, pode ser que assim se comece a filtrar os bons e maus serviços prestados nesta área. Mas também acho que o Ministro poderia começar por pensar em investir nas infraestruturas de muitos dos Blocos de Partos...e depois pensar nos gastos que se fazem desnecessariamente, rapidamente recuperava o investimento e prestava um melhor serviço...digo eu...claro...

Sandra Oliveira
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens