Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Reportagem na RTP1 do dia 31 de Dezembro/05 - MAC e Doula

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
BioNascimento
Site Admin

Registo: 23 Fev 2005

MensagemColocada: Qui Mar 02, 2006 1:42 am    Assunto: Reportagem na RTP1 do dia 31 de Dezembro/05 - MAC e Doula Responder com Citação

Finalmente temos disponíveis as reportagens do dia 31/12/05 da RTP1 sobre a inauguração das novas instalações da MAC e, sobre o papel da Doula.

Os links são:

http://bionascimento.com/RTP1-MAC.WMV
http://bionascimento.com/RTP1-Doulas.WMV

Aproveitamos para agradecer á Ana e ao Gonçalo a forma simpática como se disponibilizaram para a reportagem e á RTP pelo interesse demonstrado pelo tema.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Seg Abr 17, 2006 1:40 am    Assunto: Responder com Citação

Lamentavelmente ando tão distante... embora vá passando sempre pela home page da BioNascimento, acabo por não ter tempo de navegar um bocadinho...

Fiquei tão desapontada por ter ficado com a minha filha doente e não ter podido participar na conferência do Doutor Odent... E foi uma altura tão conturbada, que nem sequer consegui avisar do meu impedimento... de tal forma que é até um pouquinho envergonhada que volto ao contacto, mas não resisti mais tempo afastada.

Resolvi passar pelo forum, ao fim de meses, e venho dar com tão boas notícias! A da MAC deixa-me expectante... Vi a reportagem de ponta a ponta um tanto incrédula... Será que é desta que a maior maternidade do país toma a dianteira do progresso?! Eu que tive uma experiência tão pouco feliz nesta instituição hospitalar pergunto-me agora se será caso para ponderar uma segunda vez. Será que vale a pena conceder o benefício da dúvida, pelo menos, à MAC e arriscar mais um filho nesta instituição hospitalar? Confesso-me entusiasmada! Já tinha tomado conhecimento, de forma muito vaga, através da revista [i:99e6659898]Pais & Filhos[/i:99e6659898] destas mudanças, mas vendo a reportagem apercebo-me da revolução que está em marcha!

Quanto à reportagem sobre a profissão de Doula, é com enorme alegria que vejo que esta figura começa a tomar visibilidade no nosso país! E que importância terá este "anjo" sobretudo numa primeira gravidez! O que eu não daria para ter contado com um apoio assim durante a minha gravidez... Mas infelizmente só mais tarde conheci a BioNascimento...

Aproveito assim para, mais uma vez, deixar os meus parabéns à Doula Sandra Oliveira pelo fantástico trabalho que desenvolve. Que ninguém duvide que a revolução que se começa a sentir no nosso país no domínio da humanização do parto, tem a sua "mãozinha"!... Obrigada, Sandra!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Abr 17, 2006 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

É bom ler estas coisas, Sílvia!

E não tens que cá vir envergonhada, até porque tu estás sempre presente no BioNascimento, através do teu relato de parto.

Tudo o que tenho feito tem sido muito discretamente, mas realmente é com grande orgulho que presencio as mudanças na forma de estar e de ver as coisas, pois realmente fui parte integrante no seu impulso. A passagem do Dr. Michel Odent pela MAC e HGO, mais a documentação que foi entregue a todos os que estiveram presentes, foi determinante. É muito gratificante ver os profissionais de saúde a mencionarem as recomendações da OMS, depois disto.

Aproveito e já que falas nos eventos com o Dr. Michel Odent, não posso deixar de referir que eles não teriam tido o impacto que tiveram se não fosse o acolhimento da ideia por parte do Dr. Manuel Hermida (Director de Obstetrícia do HGO) e do Prof. Dr. Jorge Branco (Presidente da MAC). São duas figuras muito importantes na área da Obstetrícia e com grande vontade de mudança. E igualmente nos bastidores, a Drª Mónica Pina que sempre me foi dando muita força nos momentos em que achava que não ia resultar. Jamais esquecerei as longas horas de desabafos...Obrigada Mónica! Mas valeu a pena! Na penumbra, sem agressividades, mas com resultados práticos que é o que interessa!

Agora a MAC, acho que sim Sílvia, é uma instituição á qual deves dar uma nova oportunidade. Estas mudanças, por muito que possamos pensar que poderiam ser fáceis, não o são. O problema é que os profissionais de saúde precisam de "reaprender" o Parto, e as mulheres também, e não ter sempre por detrás deste processo o medo e o perigo, como tão bem nos diz o Dr. Marsden Wagner.

Há que mudar os conteúdos curriculares dos profissionais desta área, e mais, há que recuperar a figura da Parteira, que no nosso país não existe (ou melhor existem muito poucas e não são devidamente reconhecidas). Há tanta coisa por fazer, desde os profissionais ás mulheres que realmente, só com grande força de vontade de todos é que isto será um processo mais rápido.
E depois, se cada um dos intervenientes andar á procura de protagonismos, então aí é que nunca mais se avança...isso é o que me deixa triste...

Por outro lado, gostava de ver as mulheres com um papel mais activo neste processo, de forma a serem ouvidas, no fundo, elas são as principais, não faz sentido tudo ser "desenhado" sem ouvir quem de direito...mas infelizmente essa é muito a forma de estar no nosso país, e principalmente na área da saúde...e depois, como resultado, temos serviços que não são pensados a pensar nos utentes (desculpem a redundância), mas sim, em quem lá trabalha...enfim. Criam-se equipas de trabalho só com os "internos", e utentes/mulheres nada!

Felizmente nem todos pensam assim, e o Dr. Hermida e o Prof. Dr. Jorge Branco são realmente uma excepção. Pena que sejam tantos os obstáculos que têm que ultrapassar...

Não sei se já percebeste mas aproveitei para desabafar...isto não é fácil...mas reconhecimentos como o teu, para mim são os melhores, pois vocês são a razão de ser deste meu projecto.

Obrigada,
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens