Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

recusa-se a comer

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
anaferrão

Registo: 06 Jun 2006
Local/Origem: leiria

MensagemColocada: Qui Jun 08, 2006 5:33 pm    Assunto: recusa-se a comer Responder com Citação

Boa tarde,
Tenho sido até aqui mera visitante, mas o meu desespero levou-me a pedir a vossa ajuda. O meu Tomás (9 quase 10 meses), eteve um nascimento muito complicado, fiz descolamento placenta e correu muito mal ás 35 semanas c/2.280 kg. Sempre foi um bébé muito especial ( muitas cólicas, obstipação, e muitos problemas respiratórios c/engasgamentos e 1 internamento pelo meio). Fiz uma mastite ao fim de 1 mês dele nascer. Apartir daí bebe sempre nutrilon ha. Já comia sopa,carne e fruta, mas desde a ultima crise de bronquiolite (tomava 8 medicamentos/dia), simplesmente se recusa a comer, só leitinho e pouco. Durante o dia está com a minha mãe e a história repetesse. Come 1 colher de sopa ou iogurte ou fruta e chega. Fecha de tal forma a boca que é impossivel meter a colher. A unica coisa que realmente gosta são "migalhinhas". Ando a desesperar, pois acho que o leite, só leite ´ja é pouco para a idade dele. Já pensei em dar-lhe protovit n, ele já tomou. O que é que eu hei-de fazer para ele começar a gostar novamente de comer. nem com brincadeira pelo meio, não consigo mesmo. Eu acho que a refeição deve ser um momento de prazer (tal como a pediatra diz), e eu não consigo vê-lo chorar quando não quer comer.
Preciso da vossa ajuda.
Ana & Tomás
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ana Sousa
Visitante

MensagemColocada: Qui Jun 08, 2006 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana,

Parabéns pelo teu valente Tomás!
Apesar do "problema com a comida", aposto que ele é um rapagão todo alegre e enérgico!
O problema da alimentação é um "fantasma" de todas as mamãs, pois está intrínseco à nossa educação. Também sou mamã de 1ª viagem, mas também senti algumas vezes essa angústia (apesar de ainda amamentar a minha filha de 16 meses), pois também achava que não era suficiente, etc. Antes de mais, o que te disse a pediatra a esse respeito?
Há quanto tempo teve a última crise de bronquielite?
Felizmente a minha filha nunca teve esses problemas, mas também passou uma fase de perda de apetite (que teve a ver com os dentes). O teu filhote já tem dentinhos?
Se ele estiver a desenvolver bem, estiver bem disposto e activo, relaxa e vais ver que tudo passa. Eles sentem a nossa ansiedade e às vezes só prejudica. Temos que confiar que eles sabem do que precisam.
Espero ter ajudado. Boa sorte!

Bjs Ana Sousa & Sara Smile
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sáb Jun 10, 2006 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Anas, não tenho muito a acrescentar ao que a Ana Sousa disse, sugiro que procures o livro do Dr. Carlos Gonzalez, Mi nino no me come. Eu não o tenho, mas pelo que várias mamãs jás me comentaram é realmente mais uma fonte de confiança e ajuda para as mães.

Ver um filho não querer comer pode ser realmente desesperante, principalmente com a pressão em nosso redor, de que a criança tem que comer... tenta ler os sinais dele, há algo que ele te estará a querer transmitir seguramente, talvez a tua ausência. Quando vais ter férias? Talvez seja uma boa altura para aproveitares que vais estar com ele novamente todo o dia, para melhorar a situação.

Como a Ana disse, confia no teu filhote, e eu acrescento confia em ti, e vais ver que tudo se vai resolver da melhor maneira.

Vai dando noticias.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
anaferrão

MensagemColocada: Seg Jun 12, 2006 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,

Um muito obrigado para a Ana e Sandra, pela vossa preocupação. O Tomás tem dois dentinhos no maxilar inferior a começar a romper (descoberta do fim de semana)!
O meu querido faz hoje 10 meses!
Em relação à opinião da pediatra, vai á consulta quarta-feira (14/06), vamos ver o que ela nos diz. Mas desde quinta-feira passada, por iniciativa própria comecei a dar-lhe o protovit, e o certo é que já começou a comer umas colherzitas de sopa/ iogurt e fruta, pouco mas já abre a boca, o que eu acho que já é um bom principio.
Hoje vai levar a prevenar, o que em principio significa uns dias menos bons nos proximos dias.
Quarta-feira, volto a dar noticias.
Ana & Tomás
Voltar acima
anaferrão

MensagemColocada: Qua Jun 14, 2006 2:45 pm    Assunto: Novidades Responder com Citação

Boa tarde,
Aqui estou eu de volta, como prometido. Fomos hoje á Drª e o Tomás está com 70 cm e 8.320 kg, percentil 10. Mas a Drª acha que o Tomás é um bébé pequeno mas como ele diz "massiço". Apesar de ter 10 meses ele nasceu só de 35 semanas! Quanto ao "não comer", ela diz para continuar com o protovit n, e acrescentou o peixe e algumas frutas, e legumes, pode ser que hája alguma coisa no meio de tantas que ele goste mais. É preciso ter calma, melhores dias virão!!
Já tem dois dentinhos, gatinha e já se tenta por de pé! Não pára um segundo, é completamente "electrico"!
Quanto ao dormir, é terrivél, nunca quer dormir, faz sempre birra. Lá deve achar que é tempo desprediçado!
Vamos ver o que o futuro nos reserva! Quanto a férias, só mesmo apartir de 12 de Agosto (faz 1 aninho e é batizado).
Beijinhos e um muito obrigado,
Ana & Tomás
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qua Jun 14, 2006 6:09 pm    Assunto: Re: Novidades Responder com Citação

Obrigada pelas novidades, é bom saber que estás mais tranquila e confiante.

Continua bem,

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Osteopata - Gonçalo Costa

Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Estoril/Cascais

MensagemColocada: Qua Ago 23, 2006 11:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana Ferrão,

De facto o seu baby nasceu um pouco antes de tempo.
Considero curioso analisar os problemas de referiu no seu 1º post (muitas cólicas, obstipação, e muitos problemas respiratórios) e o que referiu no 2º, mesmo nao considerando um problema "Quanto ao dormir, é terrivél, nunca quer dormir, faz sempre birra. Lá deve achar que é tempo desprediçado! "

Para os bebes é fundamental dormir, faz parte da fisiologia deles. Se o seu baby não dorme, então considero que é algo que deve ser visto.
Há bebes que qdo nascem tem muita dificuldade em dormir. Este estadio pode estar relacionado com posicionamentos compressivos uterinos.

É bastante provável que o seu filho tenha compressões destas. Uma boa parte dos bebes tem, mesmo os que nao acusam problemas de maior.

Perturbações no sono, problemas gastricos... hummm aconselho que procure um osteopata com formaçao em pediatria.

Que tudo continue a correr bem.

Gonçalo
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Site Admin

MensagemColocada: Sex Ago 25, 2006 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Gonçalo, e que tal deixar o contacto do seu consultório?

O Gonçalo não diz, mas ele respondeu ao tópico com conhecimento de causa. Ele é osteopata, e tem a especialidade para crianças.

É um tipo de consulta que recomendo que seja feita logo nas primeiras semanas de vida do bebé.

Talvez um destes dias o Gonçalo faculte ao BioNascimento um artigo que nos permita explicar no site em que consiste a Osteopatia Infantil (se é que é correcto o termo...). Fica aqui o desafio...agora feito publicamente!

Obrigada Gonçalo!
Voltar acima
Osteopata - Gonçalo Costa

Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Estoril/Cascais

MensagemColocada: Sáb Ago 26, 2006 2:09 am    Assunto: Ai ai ai tanta publicidade.... Responder com Citação

Bom...
Na realidade não se chama osteopatia infantil mas sim osteopatia pediátrica. É uma especialização dedicada a crianças mas com grande enfase sobre recem nascidos.
Os recem nascidos por na ultima fase de gestação terem cada vez menos espaço, confinam-se a uma postura fixa, sendo os seus movimentos cada vez mais com os membros e cada vez menos com o eixo central.
Qdo nascem, podem trazer limitação nos movimentos. A mais comum é o baby estar com a cabeça virada para o mesmo lado. Esta lesão chama-se o torcicolo do recem nascido. É uma disfunção de um sistema mecanico que incorpora a cervical a clavicula, 1ª costela, esterno-cleido-mastoideu e em alguns casos os escalenos.
Alem de limitar a rotação do pescoço, como a grelha costal fica em parte afectada, pode tambem afectar o padrão da respiração. Qto à cabeça normalemnte os pais pensam que é por uma questão de gosto do bebe, mas qdo começa a ver que o bebe tem uma ventilação estranha vão logo a correr para o médico que em regra geral recomenda fisioterapia. Então lá vao os recem nascidos para os centro de fisioterapia fazer aerosois e ginástica respiratória... quando por vezes a causa primária não é essa.
É lindissimo ver a reacção de um recem nascido na consulta de osteopatia. Normalmente, como a Sandra disse, recomendo que venham às 2 semanas de vida. Já estiveram em casa, ja foram ao centro de saude, ja podem ir ao osteopata!!
Outros casos comuns é os casos de cólicas... as malvadas cólicas... Se o baby estiver à mama nao ha motivos para colicas (a menos que haja algum problema gastrico de origem quimica). O grande motivo para colicas ou é dos suplementos e como eu digo das papinhas cimento cola, ou entao é se o bebe esta a mama é provavel que seja uma tensão fascial gastrica. O bebe fica contorcido enquanto mama ou depois.
Osteopatia tem resultados fantasticos nestes casos.

Obstipação... há crianças que desde novinhas são corridas a Bebegel e Companhia...
Imaginem o intestino como uma mangueira... o bebegel so vai actuar na fase final da mangueira (recto), mas a causa da obstipação pode estar mais acima (nos colons ou intestino delgado...) Andam muitos pais a sofrer e infelizmente a fazer sofrer os filhos, qdo podem nem estar a trabalhar na causa do problema... É de considerar, não e?

Enfim osteopatia, so por si é bastante abrangente... Trabalha em todos os tipos de disfunções de comportamento, quando a causa primaria não é estrutural. P.e. - Com uma fractura numa perna é muito dificil andar: Causa uma alteração do comportamento normal mas a origem esta na alteração estrutural... o osso nao esta igual... esta partido. nestes casos o osteopata não trabalha.
Agora quando o corpo sofre uma tensão, que altera a sua forma de funcionar, mas que nao afectou as estruturas na sua essencia... entao ai sim, é para osteopata.
Osteopatia pediatrica ... nao é mais do que uma ramificação que se concentra mais nos problemas que afectam as crianças e recem nascidos.

Sandra, espero ter sido esclarecedor.
Por favor, se houver mais alguma duvida que queiram ver esclarecida, não hesitem em enviar-me um e-mail: goncosta@netcabo.pt , ou coloquem um post!
Responderei assim que me for possivel
Gonçalo Costa
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Site Admin

MensagemColocada: Dom Ago 27, 2006 11:27 am    Assunto: Re: Ai ai ai tanta publicidade.... Responder com Citação

Foste muito esclarecedor sim, e como já perceberam decidimos mudar o nome de utilizador do Gonçalo, e incluir a sua profissão.

Obrigada Gonçalo, e é muito bom ter-te por aqui!!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens