Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Parto domiciliar

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Dom Out 22, 2006 12:55 am    Assunto: Parto domiciliar Responder com Citação

Venho da televisão directamente para o meu pc, tomada por uma ideia que se tornou uma obsessão: o parto domiciliar. Estava eu a assitir a um documentário sobre o nascimento - que nada tinha de domiciliar! - quando, de repente, se fez um clique na minha cabeça e eis que a decisão está tomada: O MEU PRÓXIMO PARTO SERÁ EM CASA! Não quero voltar a sentir-me violada na minha vontade, instinto e convicções!

Numa breve pesquisa no google, consegui um único ponto de apoio - a HUMPAR - e encontrei um único nome de referência - a enfermeira-parteira Glória Charrua. Ficam então as questões: Alguém conhece outros nomes de referência neste tipo de parto, no nosso país? Como estamos de partos domiciliares em Portugal, neste momento? Como vão reagindo os nossos médicos a esta opção por parte dos pais? Com que frequência se vão verificando partos domiciliares entre nós? Respostas a estas e outras questões que considerem importantes serão bem-vindas!

Conto muito particularmente com a tua opinião, querida Sandra, que isto é mesmo para levar a sério! :wink:
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Out 23, 2006 11:20 pm    Assunto: Re: Parto domiciliar Responder com Citação

Bem Sílvia...estou de partida, e dás-me para levar na bagagem uma mesmo boa!

Podemos conversar quando eu regressar? Desculpa mas não quero responder a esta tua questão com pressa.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Natália - Naturkinda

Registo: 11 Mar 2005

MensagemColocada: Qui Out 26, 2006 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Silvia,
há mais parteiras a acompanharem partos em casa.
Se quiser saber mais sobre o meu parto domiciliar pode entrar em contacto comigo.
Fui acompanhada por uma parteira alemã da qual gostei muito.
Bjs humanizados,
Natália
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Luisap

Registo: 07 Ago 2006

MensagemColocada: Seg Out 30, 2006 1:17 pm    Assunto: Re: Parto domiciliar Responder com Citação

Olá Sílvia
Não vou responder às tuas perguntas :wink: Penso que a Sandra o fará muito bem :)
Queria apenas dizer-te que a minha filha, tal como a da Natália, também nasceu em casa.
Foi uma experiência muito gratificante. :D
A Sandra tem o meu contacto, caso queiras conversar. :)
um beijinho
Luísa Pitadas
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, queridas amigas!

Bom, já vejo que não é por falta de ajuda nem incentivo que não tenho o meu próximo filho em casa... Parece que o meu parto (finalmente) humanizado começou aqui!

Muito obrigada a todas as mães que se disponibilizam a ajudar-me nesta minha vontade mais que férrea! Garanto que vou aproveitar a ajuda de cada uma de vocês até à última palavrinha que me deixarem! Obrigada, Sandra! Obrigada, Natália! Obrigada, Luísa!

Consciente de que em Portugal esta é uma empreitada que promete muito esforço, começo já a preparar aquele que será finalmente O MEU PARTO, antes mesmo do início da corrida dos 9 meses. Não há como não ter êxito! Terei porque QUERO!

Um beijo muito grato a todas!
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Nov 02, 2006 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, olá, já estou de volta...fisicamente desde segunda-feira, mas só hoje vim ao computador.

Bem Sílvia, já me conheces "virtualmente" bem, e já deves ter percebido que por aqui no BioNascimento, não "publicitamos" o parto em casa. Por um único motivo: porque tudo o que seja divulgação mediática, leva a que as pessoas façam coisas só porque viram muitas vezes, e na verdade não as sentem. Espero que percebas o que quero transmitir. É um pouco como a amamentação, quantas vezes as mães pensam nos suplementos e chuchas por o marketing gravou nas suas mentes essas imagens, mas no fundo elas não as sentem como necessárias. Suprimem os seus instintos, fruto da publicidade.

O parto em casa, é uma realidade crescente no nosso país. Felizmente com histórias muito bonitas, como as que a Luisa e a Natália te podem partilhar, mas digo-te que nem sempre é assim, que há partos em casa em que também a vontade e instinto da mulher não é respeitado, a níveis diferentes dos hospitais, mas também acontece. E porquê, porque tal como os hospitais, também há parteiras desactualizadas, e cuja formação também incidiu muita numa base que eu diria, que fica entre a enfermagem e a arte de parteira.

Claro que quero falar contigo fora do mundo virtual, e de prefência pessoalmente, porque definitivamente sinto que nos temos que ver e "tocar", porque conhecer acho que já conhecemos.

Com frequência me perguntam porque que tipo de parto se deve optar: casa ou hospital?
A minha resposta é sempre a mesma: deve-se optar por onde nos sintamos mais seguras. Há mulheres que definitivamente se sentem inseguras no hospital, e nem se conseguem imaginar em tal contexto, há outras que enquanto não vêem as batas brancas, e todo aquele aparato de tecnologia não relaxam. Depois de pararmos, pensarmos e decidirmos, aí então há que procurar reunir as melhores condições independentemente do local que se escolheu.

Se for em casa, passa por conhecer, entrevistar, questionar as parteiras , e claro colocar os pontos nos "i's" relativamente ao que se pretende que seja o papel de quem estiver a prestar cuidados. Se for no hospital, áí as coisas que podemos contornar são diferentes, e há que o fazer de outra forma, mas que também passa muito por questionar, saber números, procedimentos, etc.

Mas alerto-te que, tal como no hospital, tu deverás ser a protagonista, e quem diz o que quer e como quer. Se uma parteira tem uma postura do tipo de que há necessidade de dirigir as coisas de uma determinada forma, atenção! Porque em casa também há partos em que nem em tudo se respeita a vontade da mulher e com práticas desnecessárias.

Claro que tudo isto depende muito do tipo de informação que tu deténs.

A decisão por um parto em casa deve ser interior e não exterior. Percebes o que te quero dizer?

Se a tua é interior, FORÇA!! Estou cá para te ajudar, seja como Doula, como mulher, como mãe, como o que tu precisares e quiseres.

Fico a aguardar os teus comentários, e os de quem mais quiser entrar nesta conversa. Ela é muito bem vinda aqui no fórum!

Beijos
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens