Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

o sono

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Ana Allen Lima

Registo: 24 Jul 2006
Local/Origem: lisboa

MensagemColocada: Qua Nov 08, 2006 10:09 am    Assunto: o sono Responder com Citação

Olá a todas! É a 1ª vez que apareço neste espaço, mas sou assidua no fórum da amamentação ;-)

Agora a minha dúvida: a minha Alice (com 4 meses e meio) até dorme muito bem (faz 6 a 7 horas de noite), mas muitas vezes começa a choramingar durante a noite, geralmente perto das 4 da manhã.

Tenho um livro do Brazelton em que ele diz que é normal: devido aos ciclos de sono, todas as pessoas passam por fases durante a noite em que quase acordam e que no caso dos bebés é muito importante eles saberem "auto confortar-se" para poderem voltar a dormir por si próprios.

Ok, até acho que o Brazelton deve ter razão... mas e então, faço como quando ela começa a remexer-se de um lado para o outro? O que tem acontecido é sempre o mesmo: começo a ouvi-la a remexer-se, vira para um lado, vira para o outro, mas sempre com os olhos fechados. Se lhe puser a chucha ela acalma e volta a adormecer profundamente. Se não o fizer, ela começa a choramingar.

Também já experimentei pô-la a mamar: mas a essa hora o que ela quer é dormir, por isso fome não é...

Resumindo e baralhando: como é que a ensino a "auto confortar-se" como diz o brazelton?

até ver continuo a levantar-me assim que a sinto a remexer-se e ponho-lhe a chucha, mas se alguém tiver uma sugestão melhor, eu e a Alice agradecemos!

Bjs a todas,
Ana
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Qua Nov 08, 2006 7:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana, como estão?

Cá nos vamos encontrando no mundo virtual...

O sono dos nossos bebés traz-nos muitas questões e há alguns mitos, que estão errados e que estão enraizados nos nossos hábitos, passados pelos nossos pais e avós.

Não sei se já leste o Besamé Mucho do Pediatra espanhol Carlos Gonzales? É muito educativo...

De facto existem vários ciclos de sono e em alguns deles os bebés parecem estar acordados, até se levantam, palram, abrem os olhos, mas na verdade estão a dormir. Nessas alturas o ideal é não interagir muito com eles e também não os devemos estimular, ou seja, deve-se pegar neles ao colo, para os confortar e sentirem-se seguros, mas não devemos acender a luz, brincar, cantar, etc. porque possivelmente iria acordar o bebé e até podia ficar rabugento, irritadiço ou assustar-se. Basta pegar ao colo e se necessário sussurrar para o confortar.

Às vezes também acontece ao Afonso, choramingar e parecer que está a acordar e no minuto a seguir está a dormir e eu nem faço nada. O que faço sempre é ficar atenta e quando está mesmo a choramingar ou a parecer que está acordado, vou ter com ele para ver se está bem ou se precisa do meu colinho. Vou, mas não acendo a luz do quarto, pego-lhe ao colo bem juntinho a mim e resulta lindamente, no minuto a seguir dorme que nem um anjinho, volto a pô-lo na cama, quando percebo pela sua respiração que dorme bem. Por vezes, se já estamos deitados e ele está muito agitado (normalmente tem a ver com os dentes... sim, que já tem 9 dentes... e o 1.º molar já está cá fora... eh eh) pomo-lo na cama connosco e dorme bem. O Afonso dorme normalmente a noite toda seguida (12 horas), agora deito-o às 19 horas e acorda pelas 7 ou 7h30 da manhã. Às vezes mama uma vez durante a noite, mas quase que nem chega a acordar... é um anjo! Durante o dia dorme ainda 2 sestas, uma de manhã e outra à tarde.

É muito importante para o crescimento dos bebés que eles durmam muitas horas seguidas e nós temos que os ajudar nesse sentido, com as rotinas e cumprindo e respeitando os horários deles, mas claro que cada bebé segue o seu próprio ritmo.

Eu não sou apologista da chucha por diversas razões que já expliquei e também não conheço as teorias do Brazelton, mas do que vou lendo, tento sempre fazer o que para mim faz mais sentido, sem seguir à risca uma teoria - entendes?

Já verificaste que ela não tem fome e já percebeste que se lhe puseres a chucha ela acalma, segundo a teoria desse senhor, em vez de ser ela a confortar-se tu estás a ajudá-la a "auto-confortar-se" é isso não é? E é isso que te está a preocupar? Sinceramente não vejo nenhum inconveniente nisso.

Portanto no teu caso, se ela fica bem se lhe "ajeitas" a chucha, ok. Acho que fazes muito bem, entendeste o que lhe estava a faltar. Se calhar se ela não usasse a chucha iria "auto-confortar-se" com o dedo e como ela sabe bem onde está o seu dedo, não iria choramingar... "penso eu de que".

O que poderias tentar era que ela deixasse de usar chucha durante a noite, ou seja, usava para adormecer e depois durante a noite tiravas. Como ela age assim (choraminga e só se conforta ao voltares a pôr-lhe a chucha) talvez ajudasse o que te falei anteriormente: pegá-la ao colo até estar calma de novo e voltar a deitá-la.

Contudo, é importante perceber o uso que ela faz da chucha, para ver se esta dica que dei é viável ou não. De qualquer modo, penso que é uma boa ajuda para mais tarde lhe "tirares" a chucha.

Para os bebés é muito importante sentirem-se seguros, confortáveis e tranquilos e a chucha é capaz de lhe dar esse conforto, mais uma vez refiro, não considero o facto de ajeitares a chucha como preocupante, é o que a tranquiliza e conforta, seria preocupante se a usasses para colmatar uma ausência de carinho ou de atenção, que não é o caso!

Resumindo e não baralhando: não acho que a tenhas que ajudar a “auto-confortar-se”, mas é só a minha opinião. Ainda assim, podes confortá-la com colo e tentar que se vá desabituando da chucha (que para já acho difícil).

Relaxa… acho que estás no bom caminho!

Beijos, Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens