Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Obstipação - Que solução?

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
M. João

Registo: 31 Mar 2006
Local/Origem: Setúbal

MensagemColocada: Qui Dec 07, 2006 11:02 am    Assunto: Obstipação - Que solução? Responder com Citação

Olá a todas novamente!

Sempre que tenho uma nova incógnita em relação à minha "precious" aqui venho eu ler e reler os relatos das mamãs ou então, tal como agora, venho colocar mais uma preocupação minha na esperança de obter as vossas opiniões.

A minha bebé, que amanhã - 8 de Dezembro - faz 6 meses, leva mais de uma semana para fazer cocó. Pois é, isto podia não ser um problema e até aqui estava convencida que não seria, mas o que é certo é que ontem tive de desistir de esperar e coloquei-lhe um bebegel.

Tenho evitado este recurso. Limito-me a fazer-lhe massaginhas e aguardar que ela, por si só, faça a "descarga". Ultimamente tem tido claramente mau estar, faz constantemente força (fica toda vermelha) e se lhe toco na barriguinha para massajar, começa aos gritos a chorar. Daí ter colocado o mini clister....Depois de se ter aliviado parecia outra, já brincava e ria como normalmente.

Desde os 5 meses que come papa e fruta, para além do leitinho da mamã, claro. O cocó deixou de ser tão líquido como era. Mesmo mamando apenas já tinha dificuldade em defecar, mas eu lá ía massajando e aguardando. Esperávamos 4 a 7 dias. Ultimamente tem feito de 7 em 7 dias, sensivelmente, mas o que noto é que se tem tornado um processo doloroso a tal ponto que até com o bebegel demorou algum tempo.....

Alguém já teve esta experiência? Devo alterar alguma coisa na alimentação dela? Na minha?
Aguardo as vossas respostas...

Bjinhos
João
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pat

Registo: 24 Jul 2006

MensagemColocada: Qui Dec 07, 2006 3:43 pm    Assunto: Obstipação Responder com Citação

Olá M. João,

é realmente mais uma preocupação de mamã quando os nossos bebés são presos dos intestinos. O meu, que faz 6 meses na próxima semana, também era assim mas desde que começou a comer sopa e fruta a coisa melhorou.
Uma das coisas que eu evitei dar foi precisamente a papa pois prende muito o intestino (dito pela própria pediatra) e evitei alguns legumes inicialmente pois também podem prender um pouco. A fruta cozida parece resultar às maravilhas.

Espero ter ajudado.

Bjs
Pat
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Dec 11, 2006 1:37 pm    Assunto: Re: Obstipação Responder com Citação

Olá M. João,

Compreendo perfeitamente a tua preocupação. Mas pensa que os bebés tal como os adultos, têm as suas fases menos boas a nível intestinal...e nem sempre o motivo é alimentação...ás vezes situações de alterações de rotina podem levar ao que descreves...tal como nos adultos!

Por curiosidade, e tu tens estado bem a nível de intestinos?

Procura dar-lhe alimentos fibrosos...eu sei que por norma não se recomenda os citrinos para os bebés...mas eu sempre dei á minha Rita laranja e kiwi, como já disse aqui no fórum, nunca segui á riscas as "normas"...e eu fui alérgica ás laranjas, mas gostava tanto que nunca deixei de comer, até que venci a alergia...

Pode ser algo a nível de alimentos, mas isso só tu conseguirás detectar. As papas, tal como a Pat disse, não ajudam nada. Faz as tuas próprias papas (há várias mensagens sobre isso aqui no fórum), evita as papas mais conhecidas.

Nas mudas da fralda faz-lhe uma massagem na barriga, imagina que lhe estás a desenhar um sol na barriga com uma mãe e com a outra uma mei-lua na zona superior da barriga, mas sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Ok? Isto é fundamental! Dobra-lhe as perninhas e leva-lhe os joelhos com suaves pressões ao abdómen.

Vai dando noticias,

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
M. João

MensagemColocada: Sex Dec 15, 2006 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

Olá :)

Obrigada a ambas pelas vossas respostas.

A Áurea come uma papinha feita à base de frutas (com suminho de laranja), começou a comer uma papinha caseira à base de farinha de milho e de arroz e come sopinha. Espero que tudo isto contribua para que os intestinos comecem a funcionar melhor....

Ontem, à conta das massagens depois do banho, conseguiu, a muito custo, fazer um bocadinho de cocó. Eu até respiro fundo de alívio, imagino a minha pigoita! :)))

Vou dando notícias

Beijinhos
Voltar acima
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Sex Dec 15, 2006 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Que bom M.ª João!

Deve ser um alívio mesmo!

Continua com as massagens...

De qualquer modo, acho que não perdias nada em levar a tua bebé a uma consulta no Osteopata Gonçalo Costa (Alapraia - S. João do Estoril), pois esses problemas de obstipação podem também ser de origem fisiológica.

Se quiseres dou-te o contacto através de mensagem privada.

Beijos,

Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
M. João

MensagemColocada: Seg Dec 18, 2006 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Ana!

Obrigada pelo conselho e agradeço que me envies então o contacto desse osteopata. Eu julgo que não será necessário (oxalá que não...) pois a Aurinha parece-me estar a ficar regularizada, graças a Deus, de qualquer forma é sempre bom ficar com mais um recurso "na manga".

Beijinhos e mais uma vez obrigada!

João + Aurinha
Voltar acima
Paula Monteiro

Registo: 30 Mar 2007

MensagemColocada: Seg Abr 02, 2007 8:03 pm    Assunto: Obstipação Responder com Citação

Olá a todas
O meu bebé tem 4 meses e meio e também tem um historial de obstipação, desde há 2 meses. Isto têm-lhe agravado as cólicas que tem desde que nasceu, praticamente. Já experimentei charope de maças rainetas, mas provoca-lhe cãimbras na barriga 8apesar de funcionar). De vez em quando lá recorro ao bebegel mas não queria habituá-lo muito a isso. Agora anda numa fase horrível, em que acorda de noite a gritar de dores e tenho de o por na cama comigo e com o pai. É um desespero, até porque durante o dia ele não dorme muito. Já não sei o que fazer...
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Dom Abr 15, 2007 11:31 pm    Assunto: Re: Obstipação Responder com Citação

Olá Paula,

E quando o colocas na cama contigo as cólicas passam?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Paula Monteiro

Registo: 30 Mar 2007

MensagemColocada: Seg Abr 16, 2007 10:59 am    Assunto: Responder com Citação

Quando o coloco na cama connosco sinto que fica mais aliviado, embora por vezes tenha de fazer-lhe uma massagem na barriguita. O meu receio é que ele se habitue e depois não queira a cama dele.
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

A questão de dormir com os nossos filhos é um tema na minha opinião que diz respeito exclusivamente ao núcleo familiar.

Infelizmente, teóricos como o Dr. Spock, lançaram teorias relativamente á educação das crianças que na minha opinião só fez com que os pais perdessem a confiança e instinto inato que têm para esse papel.

Há algumas leituras que te podem ajudar, a recuperar essa confiança, relativamente ao tema de dormir ou não com os filhos:

Livro Besame Mucho, do Carlos Gonzalez da Editora Pergaminho. (É para mim uma leitura obrigatória, para qualquer pessoa que lida com crianças).

Artigo "Dormir com os Pais" da Pais & Filhos de Janeiro de 2007

E este artigo em Inglês-
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article1083020.ece

Quando temos uma ideia formada no sentido do contra, é sempre bom saber algo sobre os prós...assim é mais fácil encontrarmos o equíblibrio.

Beijos,
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens