Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

antibiótico

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ritascarvalho

Registo: 22 Jan 2006
Local/Origem: Caxias/ Oeiras

MensagemColocada: Qui Jan 04, 2007 1:11 am    Assunto: antibiótico Responder com Citação

Olá Sandra e restantes mamãs,

Sou mãe das gémeas Margarida e Joana, com 11 meses (fazem 1 ano no final do mês :)) com quem estou em casa, e recorro aos vossos conselhos com esta questão:
há mais ou menos uma semana, a Margarida apanhou uma valente constipação, com febre alta (39º), muita tosse e um bocadinho de pieira. A pediatra diagnosticou uma bronquiolite ainda no início e receitou antibiótico (Clamoxyl 250) de 8 em 8 horas e o comum benuron para a febre.
Antes de ontem, a Joana começou a ficar tb com febre e muita tosse, embora a tosse fosse muito diferente e ela conseguisse expulsar bastante expectoração. Hoje, voltámos ao consultório, para um follow-up da Margarida e para que a pediatra visse tb a Joana, que entretanto deixou de ter febre.
A Margarida teve de fazer uma sessão de fisioterapia respiratória, mas está já quase sem sintomas.
Quanto à Joana, e é aqui que gostaria das vossas opiniões, a pediatra não lhe achou pieira nem que tivesse os brônquios afectados, mas "pelo sim, pelo não" receitou tb a mesma dose de antibiótico.

Gosto muito da pediatra, ela é muito carinhosa com as minhas filhas e muito atenta, e sempre me pareceu muito cautelosa, mas não será exagerado receitar 8 dias de antibiótico se a bebé nem sequer tem febre? Não sei se serei eu que estou a reagir com exagero, mas não gosto mesmo nada da ideia de lhe dar um antibiótico assim, ainda para mais quando ela tomou outro por causa de uma otite há cerca de 1 mês e meio, e gostava de ter outra opinião, apesar de ser complicado conseguir outra consulta com brevidade.
Penso que algumas de vocês têm experiências com tratamentos homeopáticos, será que neste tipo de casos há alternativas que a que eu possa recorrer?

Agradeço desde já as vossas opiniões e sugestões.
Obrigado a todas,
Rita
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Jan 04, 2007 7:06 pm    Assunto: Re: antibiótico Responder com Citação

Olá Rita,

Percebo bem a tua preocupação...pois eu, como mãe, antibiótico só na última, e como prevenção, não sou adepta...

Aliás, isto felizmente já começa a ser prática mesmo em Pediatria, como podes ver nesta notícia:

http://www.cnn.com/2006/HEALTH/conditions/12/11/treating.ear.infections.ap/index.html

Quando a minha Rita tem queixas de ouvido eu trato-a com mezinhas da avó e que resulta na perfeição: faço azeite de alho, deixo arrefecer e vou colocando várias vezes ao dia, e claro muito colinho e miminho.

Constipações e febres, pois cada vez sou mais adepta de deixar ser o próprio corpo a combatê-las.

Eu própria andei 2 semanas com uma tosse noturna terrível, como diziam antigamente, com medicamentos cura-se em 14 dias, sem medicamentos em 2 semanas, pois então fiquei-me pelos charopes naturais, só para o maridão não me chatear, e curei-me nas tais 2 semanas...

Enfim, é dificil não ser farmaco-dependente...

Claro que há coisas homeopáticas, procura informações numa casa de produtos naturais, ou numa farmácia que tenha este tipo de produtos.

Beijocas e as melhoras das tuas princesas.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
ritascarvalho

MensagemColocada: Qui Jan 04, 2007 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

muito obrigada pela tua resposta. Já tinha decidido esperar mais uns dias e ver se ela melhora sem recorrer ao antibiótico. Assusta-me a facilidade com que se receita este tipo de medicamentos. Obrigada tb pelo link, a notícia é realmente muito interessante.

Rita
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Ana Caseiro D. Costa

Registo: 30 Ago 2005
Local/Origem: Cascais/Carcavelos

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita, como vão as coisas? Tens novidades?

Realmente não consigo concordar com a posição da médica em relação à eventual bronquiolite da Joana – o que aconteceu ao acompanhamento e vigília do estado dos bebés?? Ainda por cima hoje em dia há telemóveis para comunicarmos rapidamente… não entendo! Ainda para mais conhecem-se os efeitos negativos que um antibiótico pode ter.

Faz-me lembrar a história das vacinas e de as enfermeiras (algumas) aconselharem a dar Ben-u-ron 30 minutos antes da vacina e ao longo do próprio dia, alegando que alivia o desconforto do bebé. Para mim não faz qualquer sentido. Por acaso tomamos um comprimido para as dores de cabeça antes de as termos e por acharmos que nesse dia as vamos ter???

Sandra gostei muito do artigo ;-)

Desde que sou mãe tenho questionado muitas vezes as opiniões dos médicos e dos profissionais de saúde e há muitos assuntos que nem sequer considero a sua opinião, pois penso que deve ser a família (mãe/pai) que devem decidir o que é melhor para os filhos (ex. muitas coisas da amamentação, dormir em que cama, dormir em quarto próprio, colo, acto de adormecer, banho, etc.) sempre procurando informação adequada e fazendo as opções em consciência que fazem mais sentido.

Claro que a pasta da saúde pertence aos médicos, mas penso que não faz mal questionarmos essas decisões, pois afinal só queremos o melhor para os nossos filhos e neste caso não me parece que o antibiótico fosse o melhor! Que tal confrontar a médica com essa questão e mostrar a nossa opinião de forma simples e explicita. Eu sei que nem sempre é fácil, acaba sempre por haver uma barreira… mas se há dúvidas, questões, inseguranças, há que resolvê-las. Pois estamos a confiar a saúde do que nos é mais precioso (os nossos filhos) nas mãos destes profissionais.

Nunca fui muito de tomar medicamentos, mas quando via que não havia alternativa rendia-me as evidências. Desde que engravidei e hoje em dia cada vez mais tenho optado pela homeopatia, devido à amamentação e também no meu filho.

Desconheço que para estes casos exista alguma coisa que ajude, mas aconselho-te a procurares ajuda especializada.

Só posso falar das experiências que tive. Tenho usado umas bolinhas homeopáticas “Chamodent” para os dentes, que me foram referenciadas por uma amiga e que funcionam lindamente (o meu filho tem 13 dentes – apesar se só ter 1 ano – e nunca tivemos grandes chatices) e as únicas "doenças" que teve foram duas constipações, uma com pouco mais de 8 meses e outra há 3 semanas e nenhuma delas teve consequências graves, apenas febre (da 1ª vez alta), muita ranhoca e da última vez tosse. Mas da última consulta com a pediatra soubemos que está tudo óptimo.

Da primeira vez tentei baixar a febre de forma natural quando esta estava muito alta e também para dar algum conforto ao meu bebé, tirava a ranhoca com aspirador, dava-lhe muitos líquidos, usava muito soro e água do mar e claro muita maminha e miminho! Da última vez, a tosse atacou e como estava aflito e os xaropes da farmácia só são aconselhados a bebés maiores de 2 anos, informei-me e dei-lhe um xarope próprio para bebés com própolis, que é usado muias vezes como prevenção de constipações e dores de garganta. Funcionou lindamente. Eu também estou muito satisfeita com os resultados em mim (usei L52 para a constipação e um spray com própolis pois tinha a garganta a picar), pois a constipação dele passou para mim e estivemos os dois de molho em casa.

Tal como a Sandra sugeriu procura informações.

Espero que estejam melhores!

Beijos,

Ana C.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Ana Caseiro D. Costa

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

Olá a todas!

Talez estes links ajudem a esclarecer...

Quebrando o hábito de usar antibióticos - http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo20.html

Vantagens e desvantagens da homeopatia - http://aph.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=26

Beijos, Ana C.
Voltar acima
ritascarvalho

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana e Sandra :)

Mais uma vez, muito obrigada pelas vossas respostas, que como sempre, são extremamente úteis!

As minhas duas piolhas já estão bem. Não dei o antibiótico à Joana, até porque ela estava muito bem disposta e não voltou a ter febre. Falei com a médica uns dias depois, para dar notícias e disse-lhe que mesmo sem o antibiótico ela estava bem melhor da tosse. Fiquei com a sensação de que ela não achou mt piada, mas enfim, neste tipo de situações, acho que as opiniões podem divergir e a decisão quanto ao tratamento das nossas crianças será sempre nossa. Além disso, o tratamento com antibióticos é sempre de evitar a menos que indispensável, não tenho qualquer dúvida.

Entretanto, dei-lhe muito mimo, muito soro para lavar o nariz (que elas odeiam...) e umas sessões curtas de aerossol só com soro para aliviar a tosse e passado uma semana está óptima. Eu é que ainda estou a recuperar das noites mal dormidas ;)

Esta semana tb lhes nasceram mais uns dentinhos, que devem ter sido a causa por detrás da constipação, por lhes ter baixado as defesas, e a Joana já ensaia uns passinhos :D

Adorava poder ir à palestra sobre Medicina Antroposófica, mas estou em plena mudança de casa e vai ser praticamente impossível...

Esse spray com propólis de que falas, Ana, posso comprar numa farmácia homeopática? Será que me podes indicar onde? (vivo relativamente perto de ti, em Caxias).

mais uma vez, muito obrigada pelas vossas respostas :)

bjs
Rita
Voltar acima
Ana Caseiro D. Costa

MensagemColocada: Dom Jan 14, 2007 12:56 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita. Tudo bem?

É um prazer ajudar!

Fiquei muito satisfeita de saber que as tuas filhas já estão bem.

O spray com propólis é para adultos e não é para ser usado nas crianças, eu comprei numa casa de produtos naturais, mas também há-de haver numa farmácia homeopática. Chama-se Aprolis spray de 30 ml e é do laboratório Calêndula.

Costumo abastecer-me na RODIVAM, fica mesmo no centro da Parede: http://www.rodivam.com/

Beijos, Ana C.
Voltar acima
ritascarvalho

MensagemColocada: Dom Jan 14, 2007 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

Ana,
Muito obrigada :)

bjs
Rita
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens