Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

placenta grau 3 com 36 semanas

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
karina

Registo: 30 Mai 2007

MensagemColocada: Qui Mai 31, 2007 10:54 pm    Assunto: placenta grau 3 com 36 semanas Responder com Citação

Oi gente,sou nova aqui no fórum e gostaria que se alguém pudesse me esclarecer uma dúvida,pois estou muito aflita:estou com 40 semanas de gestação pela ecografia e 39 semanas e 3 dias pela DUM,na ultima ecografia feita com 36 semanas a circunferencia abdominal do bebê estava no limite inferior da normalidade e placenta grau 3 segundo o laudo,passei por consulta médica ontem e a médica acha melhor induzir o parto visto que a placenta já está envelhecida e eu estou com 2 cm de dilatação já á 15 dias e não progride apesar de muiiiitas cólicas.Por favor me ajudem!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 1:01 am    Assunto: Re: placenta grau 3 com 36 semanas Responder com Citação

Olá Karina,

Imagino que nos esteja a escrever do Brasil...

Se a placenta estivesse de grau III e você bem longe do fim da gravidez seria realmente preocupante, agora na verdade o papel da placenta está a chegar ao fim, por isso, não é de todo de admirar que ela manifeste sinais disso...agora se você se sente insegura, sugiro que procure uma segunda opinião médica, de preferência num hospital público e num serviço de urgência...

Encontrei na net um documento com informação sobre a placenta que pode ser útil, deixo endereço e os excertos que entendi destacar para si.

http://www.uszp.com.br/trabalhos_cientificos/Placenta1.htm

PLACENTA

A Placenta é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento fetal. Tem a capacidade de órgão endócrino, assume o papel dos rins, pulmões e intestinos, depurando catabólitos, oxigenando e nutrindo o concepto. É a estrutura fetal em contato mais íntimo com o organismo materno, invadindo a decídua e promovendo modificações fundamentais na hemodinâmica uterina, além de produzir substâncias como as gonadotrofinas, que interagem diretamente com o organismo materno permitindo o desenvolvimento de um ser estranho de maneira harmônica.

CALCIFICAÇÕES

O fenômeno de deposição de cálcio na placenta ocorre durante toda a gestação; é microscópico no início da gestação podendo tornar-se macroscópico no terceiro trimestre.

Uma associação entre calcificação placentária e idade gestacional tem sido observada desde os primeiros estudos placentários. Foi GRANNUM em 1979 quem primeiro propôs uma classificação em graus de maturidade de acordo com a calcificação placentária vista ao US.

Grau 0 é a placenta homogênea, placa corial lisa e ausência de sinais de calcificação.

Grau I é a placenta com placa corial ondulada, apresentando calcificações esparsas intra placentárias, principalmente na camada basal.

Grau II é a placenta que apresenta a placa basal calcificada e porções septais parcialmente calcificadas.

Grau III é quando a calcificação ocorre em todo o compartimento lobar, determinando uma imagem em anel.

A placenta grau zero é a placenta de primeiro trimestre, a grau I pode ser observada desde o 2o trimestre, a placenta grau II não costuma ser observada antes da 30a semana e é a mais frequente no momento do parto, seguido do grau III e I.

A placenta grau III, encontrada apenas em 40 - 50% dos fetos a termo, costuma aparecer após a 35a semana.

Embora em seu trabalho original Grannum tenha demonstrado um aumento progressivo na maturação pulmonar (relação lecitina/esfingomielina) de acordo com a elevação no grau placentário e maturidade pulmonar em 100% dos fetos com placenta grau III, diversos outros autores não tem demonstrado a mesma correlação. HARMAN estudando 563 pacientes encontrou maturidade pulmonar (L/S > 2) em 16,7% dos fetos com placenta grau 0, 68,5% com placenta grau I, 90,7% em fetos com placenta grau II e 93,1% com placenta grau III, não observando diferença significativa quanto a maturidade entre as placentas grau II e III.

Provavelmente mais importante que a tentativa de avaliação da maturidade pulmonar, é a associação entre a calcificação placentária precoce e a possibilidade de desenvolvimento de retardo de crescimento intra-uterino (por exemplo : placenta grau II antes da 32a semana e grau III antes da 34 semana).

-------------
Outro link

http://medynet.com/usuarios/nnuneza/obstetricia/placentavieja.html

E outro...

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72031999000900002&script=sci_arttext

Os limites precisos e seguros do grau de calcificação placentária em relação à idade gestacional, considerando-se ou não o diagnóstico de senescência placentária precoce, ainda não estão totalmente estabelecidos. O diagnóstico de um envelhecimento precoce da placenta pode implicar um seguimento pré-natal com consultas mais freqüentes, na realização de outros exames para avaliação da vitalidade fetal, inclusive exames mais onerosos como a dopplervelocimetria da artéria umbilical. Além disso, é necessária uma padronização em relação ao grau placentário e idade gestacional, principalmente para serviços de hospitais-escola, para que as condutas sejam coerentes. Com padrões de normalidade estabelecidos, pode-se ainda observar como se comporta o grau de maturidade placentária em situações de hipertensão e retardo de crescimento intra-uterino, nos quais se observa freqüentemente um envelhecimento mais precoce2.

Em relação ainda ao grau placentário, os resultados deste estudo estão de acordo com os achados de Petrucha e Platt9, que descreveram que o grau placentário 0 foi mais comum até a 31ª semana, o grau I apresenta freqüência maior a partir da 32a semana e o grau II não aparecendo, usualmente, antes da 32ª semana. O grau III presente às 34 semanas não foi considerado como senescência placentária, de acordo com Grannum et al.2, tendo sido mais freqüente após a 36a semana. Apesar de estarem surgindo outras classificações paralelas em relação ao grau placentário, esta continua sendo a utilizada neste serviço e a mais difundida em todo o mundo.

A relação entre o grau placentário e a maturidade pulmonar fetal não foi objetivo deste estudo, no entanto observou-se uma maior porcentagem de placentas grau III ao termo, refletindo assim um sinal de amadurecimento fetal. O que deve ser enfatizado, entretanto, é a possibilidade de se encontrar, ainda que em menor freqüência, graus 0 e I próximo do termo e no termo, e graus II e III das 32 às 37 semanas, sem que isso represente necessariamente uma situação patológica.

Espero que isto ajude...

Depois queremos noticias suas!

E força, que tudo vai correr bem.

Bjs,
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
karina

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 2:29 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,boa noite á todos fico muito feliz em ter minhas duvidas sanadas através desse fórum,visto que estou um pouco mais tranquila com relação á minha duvida.Estou no Brasil e agora são 22:15 e estou observando contrações bem doloridas tipo cólica menstrual ora de 15 em 15 minutos depois de 10 em 10 e agora mais frequente de 7 em 7,será comço de trabalho de parto?quando devo ir pro hospital e saber se não é alarme falso?desculpem-me tantas perguntas mas esse é meu primeiro parto que quero ter normal,minha primeira gestação foi cesárea por parto prematuro,tive bolsa rota com 32 semanas de gestação e 2 dias de indução que resultaram em 0 de dilatação...
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com Citação

Bem Karina, imagino que a esta hora já venha um pouco tarde para te responder...Espero que estejam felizes!

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
karina

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,ainda estou eu aqui em casa com contrações bem doloridas mas muito irregulares,cada hora vem de um jeito,de 15/15 depois de 20/20 depois de 5 em 5 mas o engraçado é que elas duram bastante...ainda não sei se devo já ir pro hospital ou esperar pra ver se elas se regularizam um pouco mas,tenho medo de ficar esperando muito tempo.P.S.o famoso tampão ou rolhão mucoso começou à 15 dias atrás.Socorro,quantas dúvidas...\\\\desculpem tantas perguntas é que aqui no Brazil faço pré natal pelo sistema público e nem sempre o médico tem tanta boa vontade em ficar respondendo nossas dúvidas...Um bj.
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Eh! Então ainda vamos a tempo...

Aonde é que sentes as contracções?

Estás a quanto tempo do hospital?

Não menos importante do que o tempo de intervalo das contracções é a intensidade e zona em que as sentes.

Estás-te a aguentar muito bem!!

Bjs
Voltar acima
karina

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 1:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Então,essas dores são bem no pé da barriga igual de cólica menstrual,só que a barriga fica dura quando vem essas cólicas,o hospital é meio longe daqui de casa,tenho medo de ir e ser alarme falso,mas tbm tenho medo de não saber quando será a hora certa...
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem eu diria que ainda é capaz de ser cedo...principalmente se ainda vai havendo vontade de vir até ao PC...

Por norma (mas claro que nisto do parto não há normas...) mesmo quando as contracções são á frente, quando o bebé começa a entrar mais fundo na pélvis, começa a haver um tipo de dor que apanha também um pouco a zona lombar...depois quando o trabalho de parto está bem avançado, tudo fica muito intenso e uma forte pressão no baixo ventre que suavemente começa a apanhar a vagina...mas claro contigo pode ser diferente...á distância é um pouco dificil...mas se por acaso fores para o hospital e ainda não for o momento que tu desejavas, podes sempre pedir para sair e voltar mais tarde, diria eu...

Bjs
Voltar acima
karina

MensagemColocada: Sex Jun 01, 2007 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

estou indo á caminho do hospital agora,a meia hora atrás fui ao banheiro fazer xixi,quando notei uma mancha de sangue na calcinha,agora estou mais preocupada,bom,vamos ver o que diz o médico,depois volto pra contar.Bjs.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens