Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Parto Domiciliar

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
saraf

Registo: 20 Mai 2007

MensagemColocada: Dom Jun 03, 2007 3:07 pm    Assunto: Parto Domiciliar Responder com Citação

Tenho 29 anos e estou grávida (pela 1ª vez) de 6 semanas.
Talvez seja um pouco cedo para estar a ocupar-me destas questões, mas já ando a ler avidamente sobre o assunto há meses e quero começar, se não a decidir o que quero, pelo menos a definir o que não quero.

Quando imagino o meu próprio parto, imagino-o naturalmente em casa e essa é uma imagem calmante e confortável. Se me forço a imaginá-lo num hospital, confesso que sinto o coração aos pulos.

Salvo contra-indicação médica séria, é de facto no meu ninho que gostava de ter o meu bebé. Mas tenho várias dúvidas:
- As parteiras que assistem partos em casa em Portugal têm formação para dar apoio adequado ao parto estritamente fisiológico? (Se pensarmos no padrão de assistência nos hospitais, temos de nos perguntar a onde é que elas podem ir buscar essa formação). Têm conhecimentos e equipamento apropriado para tratar do recém-nascido e eventualmente prestar primeiros socorros?
- É possível ter uma ambulância "de prevenção" (como há noutros países) para o caso de ser necessário transporte urgente para um hospital?
- Quanto custa um parto domiciliar? Tanto quanto sei, nenhum seguro de saúde em Portugal (pelo menos não o meu) cobre partos fora dos hospitais.
- Quem põe os pingos nos olhos e dá a injecção de vitamina K? É a parteira, ou o bebé deve ser levado ao hospital algum tempo depois do parto?
- A parteira seleccionada dá acompanhamento durante a gravidez, a par do obstetra?

Acho que exagerei na extensão do texto, peço desculpa. Apelo à vossa boa vontade, dada a minha iniciação recente neste mundo vertiginoso!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Jun 06, 2007 1:19 am    Assunto: Re: Parto Domiciliar Responder com Citação

Olá Sara,

Sabes ás vezes é bem mais fácil definirmos o que não queremos do que o que achamos que queremos...

A mulher sentir-se segura no local aonde o parto vai acontecer é uma das condições fundamentais, se não mesmo a mais importante, na minha opinião. Conseguires identificar isso é muito bom.

As questões que colocas são bem pertinentes, mas dado o contexto português vou tentar responder da melhor maneira que me for possível.

Quanto á primeira questão, percebo muito bem a tua preocupação, porque tendo em conta a forma como são prestados cuidados no parto em Portugal, é fácil questionarmos como é que reagirão quando uma mulher quer tentar o parto o mais fisiológico possível, questões básicas como a luz, linguagem verbal, estímulos, etc, podem ser fundamentais e demasiado simples para que uma formação mais técnica tenha em linha de conta. Acho que quando iniciares os teus contactos para escolheres a parteira que te for prestar cuidados deverás ter bem presente o que é que consideras importante para ti, de forma a poderes conversar com ela sobre essas coisas, bem antes do parto.

Cuidados e equipamento para primeiros socorros - deverão ter, sim. Que eu saiba têm. Mas como felizmente nunca foi necessário, nos partos que apoiei, na prática ainda não pude comprovar, nem quero!

A ambulância - eu diria que tendo em conta que já há serviço privado de ambulâncias, porque não?

Valor - pois ao que sei pode ir dos 300€ aos 2000€, mas claro, isso, só mesmo cada parteira te poderá dizer.

Pingos e Vitamina K - bem, sobre isso sugiro que faças uma pesquisa...pois há países em que já não se faz por rotina...

Quanto á última questão, das experiências que tive, sim.

Beijos e continuação de boas leituras
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
saraf

Registo: 20 Mai 2007

MensagemColocada: Qua Jun 06, 2007 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

Tenho imenso gosto em conhecer-te virtualmente pela primeira vez. Já li provavelmente todos os teus posts e respostas a posts, mas escrever eu própria um e ter uma resposta tua é uma estreia!

Obrigada pelos comentários e esclarecimentos.
De facto, vou ter de pensar muito a sério nisto e falar com várias parteiras antes de tomar uma decisão. Uma coisa que não quero de todo é tornar-me teimosa ao ponto de, em alguma altura, pôr os meus interesses à frente dos do meu bebé. Deves saber bem que às vezes há um certo orgulho e vaidade infantis a contaminar este tipo de tomada de decisão...

Na verdade, se fosse possível ter um parto realmente fisiológico num estabelecimento de saúde (como já se faz em alguns sítios lá fora), eu provavelmente optaria por tê-lo aí. Seria, se quiseres, o melhor de dois mundos. Poucas pessoas, sossego, ambiente confortável, sem máquinas e tubos e luzinhas, mas com a tecnologia à mão para uma eventual emergência.

Tenho a primeira consulta na próxima semana com o meu gin/obst. É um grande amigo de família, e tenho-o em muita consideração como pessoa, mas tenho receio da sua abordagem profissional. Vou ter de lhe dizer já o que é que penso acerca da gravidez e do parto e de como quero que as coisas se passem comigo. Vamos ver como é que reage...

Benditas leituras, Sandra, ando num corropio! Estou prestes a fazer nova encomenda à Amazon, porque há mais não sei quantos livros que estou em pulgas por ler. Na minha mesa de cabeceira já não cabe um copo de água - é só Pam England, Ina May Gaskin, Dick-Read, Michel Odent, etc!...
Que descobertas maravilhosas! Dou por mim a pensar: ter um filho é ainda muito mais inacreditavelmente emocionante do que o que eu imaginava.

Beijinhos (tenho de voltar para o trabalho) e obrigada de novo,
Sara
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Elisa Santos

Registo: 28 Ago 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Nov 15, 2007 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sara!
Estou curiosa com o que escreveu...A sua decisão do local onde ter o parto está tomada? Gostaria de saber mais...desculpe a minha curiosidade e atrevimento. Bjo e felicidades
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens