Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

PARTO DOMICILIAR

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
xana

Registo: 05 Jul 2007
Local/Origem: torres novas

MensagemColocada: Qui Jul 12, 2007 10:54 pm    Assunto: PARTO DOMICILIAR Responder com Citação

Sou a Alexandra Rodrigues, de Torres Novas. Fui mãe no Verão passado e desde aí tenho investigado bastante acerca do nascimento e tudo o que rodeia e, naturalmente, acabei por conhecer as Doulas e por ter conhecimento de que, afinal, ainda é possível nascer em casa.

Planeio uma nova gravidez para breve e entretanto gostava de esclarecer algumas das muitas dúvidas que me surgiram.

Bem sei que é cedo para me convencer de que posso parir em casa mas, apesar disso, peço-lhe que tenha a bondade de me responder quando puder, pois não há pressa.

As minhas dúvidas são as seguintes:
1.O que faz a parteira, quais são os procedimentos habituais ?

2.O que faz a Doula, como escolher a Doula, será que estarei com vontade com qualquer Doula ?

3.Quando o bebé nasce, que cuidados são necessários imediatamente a seguir ?

4.Quando é que levo o bebé ao hospital ?

5.Qual é o risco de lesões neurológicas num parto domiciliar ?

6.Que preparação devo fazer para um parto domiciliar: yoga, no centro de e saúde ?

7.Como preparar psicologicamente para "controlar" o meu parto e lidar bem com a dor ?

8.Se a parteira não chegar a tempo: o que devo saber e que material devo ter em casa ?

9.Quais são as situações que, durante o trabalho de parto, obrigam a uma deslocação à maternidade ?

10.Massagem do períneo: onde aprender a fazer, resulta mesmo ?

11.Na piscina de parto usa-se água normal, água tratada . . .

12.Onde encontrar uma parteira que faça partos domiciliares e, mais importante, que não intervenha desnecessariamente e respeite as minhas "vontades"

Espero que tenha paciência para me responder.
Obrigada desde já.
Xana.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sex Jul 13, 2007 2:00 am    Assunto: Re: PARTO DOMICILIAR Responder com Citação

Olá Xana,

Antes de mais os parabéns plo seu "rebento" e agradeço a sua vinda ao nosso fórum.

Naturalmente que responderei ás suas perguntas, que são algumas e requerem tempo...mas de imediato surgem-me duas questões ás quais também gostaria que respondesse:

Porquê a relação de Doulas e a possibilidade de nascer em casa?

O que a leva a interessar-se pelo parto em casa?

As suas respostas ir-me-ão ajudar a decidir como responder a algumas das perguntas que coloca...

Obrigada nós!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
xana

MensagemColocada: Sáb Jul 14, 2007 1:33 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, Sandra

As razões são muito simples: antes do Afonso nascer desconhecia por completo a verdadeira natureza e naturalidade do parto e do nascimento, bem como a importância desse momento.

Também desconhecia a possibilidade de parir em casa. Pensava que era coisa de "antigamente".

Depois de ler muitos relatos de parto domilicares em POrtugal e noutros países, percebi que era o que queria para mim.

Se fosse possível, gostava muito de "escapar" a todos os procedimentos a que fui sujeita no nascimento do Afonso, como por exemplo a indução, estar presa na cama, soro, algália, :( etc, e, ainda por cima, não pegar imediatamente no meu filho e amamentá-lo, com o pai mesmo ao lado.

Queria proteger o meu próximo filho da "pressa" de fazer nascer que há na maternidade, de todas aquelas mãos que não são as minhas, e das luzes e tê-lo logo nos meus braços e amamentá-lo e estar na minha casinha com a minha família a mimar-me :D .

Tenho também lido que, na altura de escolher uma doula, devo conhecer não apenas uma para procurar a empatia, mas como fazer isso sem melindrar ninguém ?
Voltar acima
xana

MensagemColocada: Ter Jul 17, 2007 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

lll
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qua Jul 25, 2007 1:06 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Xana,

Peço desculpa por até agora ainda não ter respondido á sua mensagem, mas vou-lhe ser muito honesta, para além de ter vindo muito pouco ou quase nada ao computador nos últimos tempos, depois de ler e reler as suas questões, decidi que grande parte delas não são para ser respondidas em fórum público.

Tendo em conta o contexto português, e porque na minha opinião o parto domiciliar, não é para ser publicitado, pois uma mulher optar pelo parto em casa por influências exteriores pode ter consequências tão graves no parto, como ela ir para um hospital e ser sujeita a uma escalada de intervenções desnecessárias .Por esta e muitas outras razões, o parto domiciliar é algo que a nível de BioNascimento ainda não é alvo de divulgação de informação. Por enquanto o BioNascimento está principalmente focado em dar informação cientifica a nível do contexto hospitalar, e quando entendermos que estão criadas as condições no nosso país, faremos o mesmo para o parto em casa. O que eu diria que falta ainda muito, visto serem tantos os mitos por eliminar seja na cabeça das mulheres, seja no dos profissionais de saúde.

A nível de internet portuguesa sugiro-lhe o site da HumPar.

Não estou com isto a dizer que não concordo com o parto em casa, nem que não existam condições em Portugal, pelo contrário, concordo tanto como com o hospitalar, acho lindo, e os que acompanhei como Doula foram experiências que jamais esquecerei, tal como muitas outras hospitalares, agora posso-lhe dizer que eram mulheres que estavam seguras de que essa era a sua vontade e força interior, e as dúvidas que tinham eram muito mais de ordem prática, e não de natureza básica, como algumas que a Xana coloca.

Se respondesse ás suas questões aqui no fórum ficaria sempre a pensar se com isso não estaria a convencê-la para o parto em casa, e isso é algo que como Doula, mulher e mãe não quero fazer, pois sei perfeitamente que isso pode levar a situações no parto muito perigosas quer fisica, quer psicologicamente.

Uma coisa é responder a questões tendo a pessoa á frente, sentido que pessoa é, olhando-a nos olhos, sabendo um pouco do seu percurso de vida, o que a motiva, etc, e se entender, até dizer-lhe logo o que penso, outra coisa é através da internet, não sei quem está do outro lado, e o tratamento das respostas pode ser feito de forma indevida, não só por si, como por qualquer outra pessoa que as leia.

Espero que me compreenda, se quiser me ligar e conversarmos um pouco, não hesite, terei muito gosto - 93 720 16 30.

Sandra Oliveira
Doula
BioNascimento
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Site Admin

MensagemColocada: Qui Ago 02, 2007 9:46 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Xana,

Queria só mais uma vez dizer-te que gostei muito de falar contigo, e faz favor, vai dando noticias de como está a correr esta tua "viagem".

Bjs de grande admiração!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens