Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Obstetra favorável ao parto natural - Ajudem-me!

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
saraf

Registo: 20 Mai 2007

MensagemColocada: Dom Jul 15, 2007 3:54 pm    Assunto: Obstetra favorável ao parto natural - Ajudem-me! Responder com Citação

Olá a todas.

Eu e o meu marido tivemos na sexta-feira a nossa segunda consulta (12 semanas) e eco com o meu (ex)obstetra, e depois de uma longa e desanimadora conversa sobre as nossas expectativas sobre o parto e o tipo de prática que ele desenvolve, saí de lá quase em lágrimas e a jurar a mim mesma que não volto lá mais.

Agora já estou mais calma, mas só tenho vontade de não ver mais nenhum obstetra e fugir para um lado qualquer onde não me possam pôr as mãos em cima!

Só para vos dar uma ideia das coisas que ouvimos na consulta (e que já temia ir ouvir, diga-se de passagem), aquilo que mais me chocou foi a opinião dele de que, idealmente, para se eliminar ao máximo todos os riscos de saúde, todos os bebés deviam nascer de cesariana. Disse-me também que a epidural era a única coisa que aceitava negociar, mas que não compreendia que razão eu tinha para querer passar por todo o sofrimento. Que isto agora andava na moda, mas era coisa de "freaks"!...

Eu, que me tenho sentido tão forte, tão poderosa, tão confiante no meu corpo e em sintonia com todas as mulheres grávidas no mundo, fiquei a sentir-me diminuída, roubada, menosprezada...como se me estivessem a dizer: tu não interessas nada, a única coisa que interessa é sacar o bebé de dentro de ti nas melhores condições possíveis, mesmo que depois fiques deprimida, e tenhas dificuladade em amamentar, e o bebé precise de tomar antibióticos, e não consigas sentar-te durante duas semanas, etc.

Confesso que naquele momento, mesmo com o meu marido a defender-me e ao nosso ponto de vista, senti ódio pelos homens e por esta cultura machista que infecta a medicina e em especial a obstetrícia!

Peço desculpa pelo desabafo longo, mas ainda estou muito chocada.

Alguém conhece um(a) obstetra favorável ao parto natural em Lisboa que tenha acordo com a Multicare ou que assista partos num hospital da rede Multicare? Tenho de resolver rapidamente este assunto - a ansiedade e a insegurança estão a fazer-me mal...

Obrigada,
Sara
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ritascarvalho

Registo: 22 Jan 2006
Local/Origem: Caxias/ Oeiras

MensagemColocada: Seg Jul 16, 2007 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sara,

infelizmente não te posso dar uma grande ajuda em termos de escolha de obstetra: a que assistiu ao nascimento das minhas filhas, apesar de ter boa impressão dela, e nada a dizer da actuação dela durante o parto, nunca se mostrou mt aberta a discutir opções de parto, porque como tive gémeas, disse-me sempre que seria sempre o que fosse possível/necessário na altura. Não pôs de parte o parto natural, mas acabou por ser cesariana por questões médicas.

Para uma próxima gravidez, aliás, gostaria de ser acompanhada por um obstetra mais virado para o parto normal e natural.

de qualquer maneira, tens de ter calma e pensar que ainda tens bastante tempo para decidires quem é o médico que vai ter o privilégio de te acompanhar nesse momento único.

tens toda a razão, o que esse médico te disse é revoltante, além de completamente ultrapassado. A cesariana é uma intervenção cirúrgica, com riscos para mãe e bebé, e não devia ser uma 'escolha'. Devia ser uma opção médica qd o parto normal apresenta riscos demasiado grandes, e não uma conveniência.

De certeza que a Sandra ou outras mães vão ter boas referências para te dar :)

Continuação de boa gravidez!
Rita

PS: mesmo assim, vou-te mandar por mp o nome desta obstetra e de outros que me assistiram, e de quem fiquei com boa impressão. Podes sempre fazer uma 'entrevista' e ver se estão na mesma 'onda'.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
saraf

MensagemColocada: Ter Jul 17, 2007 8:11 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita,

Obrigada pela tua resposta e pelas tuas sugestões.

Sabes, pode parecer difícil de compreender como é que as coisas jogam umas com as outras, mas o meu (ex)obstetra também é muito simpático e, além disso, gosta muito de mim (é um grande amigo do meu pai). Na verdade, eu tenho noção de que ele acredita piamente em tudo o que me disse e que não agiria de modo diferente caso se tratasse da sua própria filha.

Talvez tenha sido isso, em parte, o que me fez ficar tão triste e desanimada: a ignorância, ou o não querer ver.

Tenho impressão de que depois disto, prefiro esperar por uma referência sólida de um(a) médico(a) de quem saiba, à cabeça, que entende todas estas questões de outra forma.

Eu acho que isto acaba por transcender a obstetrícia e, em última análise, tem a ver com o modo como entendemos o mundo e o progresso e as pessoas. Tem a ver, também, com a primazia dos fins e o esquecimento dos meios. E o parto fisiológico é um meio de que eu não tenciono abrir mão e já não aceito "discutir".

Beijinhos,
Sara
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Jul 18, 2007 12:11 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita,

Antes de mais procura pensar positivo. Percebo o que sentes, imagino que não será grande ajuda, mas pensa que o teu obstetra limita-se a praticar o que lhe ensinam e talvez a tal como tu dizes a seguir o ritmo que parece que a sociedade impõe...

Felizmente como tu há muitas mulheres, e só isso os ajudará a questionar as suas práticas médicas como obstetra.

Vou tentar confirmar se um dos médicos que acredito que respeita minimamente a vontade das mulheres, sem as achar "freak", tem ou não acordo com a Multicare.

Logo que tenha algo mais "volto".

Se entretanto quiseres conversar não hesites (93 720 16 30)!

Beijos e tranquila que tudo se resolve.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
saraf

MensagemColocada: Qua Jul 18, 2007 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

Obrigada pela tua resposta encorajadora!

Fico então à espera desse nome que ainda vais confirmar. Se ele não tiver acordo com a Multicare não é muito grave, o mais importante (por uma questão óbvia de cifrões) é que assista partos num hospital dessa rede.

Obrigadíssima também por me disponibilizares o teu número de telemóvel. Não quero neste momento tomar o teu tempo, mas hei-de querer falar contigo proximamente (por razões que explicarei em mensagem privada).

Beijos,
Sara
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qui Jul 19, 2007 10:57 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Sara,

Pois os nomes que me surgem são:

Drª Radmila Jovanovic
Drª Fernanda Serrano
Drª Cristina Nunes
Drª Ester Casal
Dr. Dória Nóbrega
Dr. Paulo Arruda
Dr. Pedro Martins

Quanto á questão do acordo com Multicare pois isso não consegui saber.

É verdade que o obstetra é importante principalmente se as suas práticas forem as cientificamente recomendadas, agora mais importante que tudo isso, é a tua força interior, instinto e determinação. E isso tu tens, por isso, tudo o resto como eu costumo dizer são "acessórios"!

Beijos e até breve
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
saraf

MensagemColocada: Qui Jul 19, 2007 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

Embora já andemos em conversações por mensagem privada, não queria deixar de te responder onde todas nos podem ler.

Obrigada pelas recomendações. A Drª Radmila foi a médica que assistiu o parto da Rita Dacosta, cuja descrição tão apaixonada está nos testemunhos, não foi? O parto da Rita Dacosta foi na Cruz Vermelha, e se a Drª Radmila ainda trabalhar lá é uma maravilha, porque a CV pertence à Multicare.

Quanto às tuas observações, acho que tens muita razão. O médico tem importância, mas antes de mais nada e acima de tudo é preciso que, para a mulher, o parto fisiológico seja mais do que uma opção - um verdadeiro imperativo da sua natureza e modo de viver a maternidade.

Se assim não for, se se tratar apenas de uma decisão racional baseada em prós e contras, quando chega o momento da verdade e a mulher está perante o lado mais primitivo e inquietante de si própria que alguma vez conhecerá, todas as boas resoluções se podem desmoronar.

Para mim, conhecer esse lado primitivo, passar por essa iniciação exigente e cheia de mistério, submeter-me a essa força que às vezes poderá parecer que me vai destruir, é essencial para me tornar na mãe que desejo ser.

Obrigada e beijinhos,
Sara
Voltar acima
saraf

MensagemColocada: Qui Jul 19, 2007 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Rita,

Esta é para ti!

Tenho de te agradecer, sim senhora, que já não é a primeira vez que vens em meu "socorro".

É claro que partilharei contigo (e com quem tiver interesse), as minhas impressões sobre o(a) médico(a) que entretanto escolher, tanto no pré-natal como no próprio parto. Se a experiência for boa (no que disser respeito ao seu papel), de certeza que não me cansarei de o(a) recomendar!

Beijinhos,
Sara
Voltar acima
Paulo Pires

Registo: 24 Jul 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Jul 26, 2007 10:09 am    Assunto: Procura-se obstetra Responder com Citação

Bom dia,

Chamo-me Paulo,

e eu e a minha mulher "estamos" a pensar em engravidar. Um passo importante pelo que nos estamos a munir de toda a informação possível. E estamos convictos que o ideal seria um parto natural e o menos medicalizado possível. Já fomos a uma consulta de obstetrícia, mas saimos com uma má impressão, confesso. Gostariamos de saber se conhecem alguma médica obstetra que respeite e apoie o parto humanizado no Porto. Ou então se conhecem alguma obstetra que trabalhe no Hospital São João, uma vez que temos lido que eles têm tido uma postura mais aberta ao conceito de parto humanizado.

Lembrei-me que seria uma boa ideia, criar-se uma base de dados nacional de hospitais e médicos que apoiem o parto humanizado. Ganhavamos todos com isso. Pois assim não nos sentiamos tão perdidos ao querer fazer valer as nossas vontades/direitos na altura do parto. E não teriamos que andar a travar uma luta constante com os médicos numa altura que se precisa é do apoio dos mesmos.

Se quiserem e conhecerem algum médico nestas circunstâncias, eu disponibilizo-me a recolher a informação, e coloca-la disponível para todos, com a referência de quem sugeriu, para poder ser contactado (por mail) para tirar referências e cruzar informação.

Este é o meu contributo para esta causa. É altura de se fazer alguma coisa e criar condições para o parto humanizado ter lugar e seja acessível a todos. Sinto-me impotente, quando pretendo alcançar alguma coisa a que tenho direito e me é negado pelos vícios e burocracias do sistema. Não quero só criticar também quero colaborar...

No entanto se houver alguém ou alguma instituição que queira levar esta iniciativa para a frente eu darei todo o meu apoio.

Paulo Pires

http://planeamento-gravidez.blogspot.com/
planeamento.gravidez@gmail.com
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Luna

Registo: 29 Jul 2008

MensagemColocada: Sex Ago 08, 2008 12:01 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra!

Peço desculpa por mais uma vez estar a chateá-la com perguntas sobre obstetras. Mas prefiro ir escrevendo nos tópicos que já existem, em vez de criar tópicos novos. Até porque assim, a informação que já existe em tópicos antigos volta para a 1ª página e penso que poderá ajudar novos utilizadores do fórum, como é o meu caso.

Gostaria de obter o máximo de informação sobre a Dra. Fernanda Serrano e a Dra. Ester Casal. Portanto, o mais importante é saber se são obstetras a favor do parto humanizado e depois onde é que fazem partos e os seus contactos.

Espero não estar a incomodá-la com tantas perguntas, como não me respondeu no outro tópico, deduzo que ande muito ocupada, ou então está de férias! :D

Eu não tenho pressa, apenas ando a fazer uma pesquisa sobre médicos obstetras a favor do parto humanizado, pois quando engravidar já quero ter o obstetra definido e o ideal era que também ficasse como meu ginecologista.

Obrigada!
Beijinhos
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Ter Ago 19, 2008 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Luna,

Desculpa só responder agora, mas estive efectivamente semi de férias (disponível apenas para partos e situações mais urgentes).

Se estas duas médicas são a favor do parto humanizado, pois acredito que sim, mas de ser a favor a pôr em prática ainda vai uma grande distância...seja qual for o médico que escolhas sugiro que lhe coloques umas boas questões e peças números estatisticos pois só assim consegues ter uma noção dos resultados práticos. Sugiro-te o artigo da Pais & Filhos, de Nov. de 2007 - Examine o seu médico - tem sugestões de perguntas que ajudam a perceber que tipo de médico é afinal o nosso obstetra.

A Drª Estér Casal sei que trabalha no HGO a Drª Fernanda Serrano, para te ser honesta perdi-lhe o rasto...

Bjs
Voltar acima
vanessabf

Registo: 19 Ago 2008

MensagemColocada: Seg Ago 25, 2008 11:28 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Sara,

Não sei se entretanto ja decidiste a obstetra que te irá acompanhar. Eu fui mãe há 2 meses e a obstetra que me acompanhou foi a Dra. radmila. Infelizmente não me pode acompanhar no parto porque teve que se ausentar do país por 3 meses. Volta em Setembro. Ela é realmente espectacular. Entretanto quem me acompanhou no parto e que eu também gostei imenso foi a Dra. Marcela Forjaz que tem consultório em Linda-a-Velha e faz os partos na Clínica de Stº António. Eu adorei a Clínica. Tem óptimas condições e enfermeiras fantásticas.
Se precisares de mais ajuda ou simplesmente trocar ideias, estás à vontade. Posso dar-te o meu e-mail se quiseres.

Beijos.
Vanessa
Voltar acima
Luna

Registo: 29 Jul 2008

MensagemColocada: Seg Ago 25, 2008 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Vanessa!

Peço desculpa por intrometer-me, uma vez que o post que escreveu era para a Sara, mas caso não se importe, gostaria que me "falasse" um pouco mais sobre a médica que a acompanhou no seu parto.

A Dra Marcela Forjaz é a favor do parto humanizado? Só dá consultas em Linda-a-Velha e faz partos na clínica que mencionou?

Já agora, uma vez que foi seguida pela Dra. Radmila, será que podia dizer-me o preço das consultas com ela? Disseram-me que ela é muito cara, mas gostaria de saber de que valores estamos a falar.
Peço desculpa se estou a ser demasiado indiscreta, apenas ando a recolher informação que me poderá ajudar no futuro.

Obrigada :)
Beijinhos
Voltar acima
saraf

MensagemColocada: Seg Ago 25, 2008 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Vanessa,

O meu post é de Julho de 2007 - neste momento já sou a mãe babada de um rapagão de 7 meses!

Obrigada de qualquer forma pela disponibilidade e simpatia.

Bjocas
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens