Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Amamentação

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Filipa Silva

Registo: 15 Ago 2007
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Ago 16, 2007 6:01 pm    Assunto: Amamentação Responder com Citação

Olá,
O meu nome é Filipa e sou mãe da Alice de 4 meses. De há 2 meses para cá tenho tido algumas dificuldades em dar maminha ao meu bebé.
A alice nasceu com 2kg e nos 2 primeiros meses aumentou cerca de 1,250 kg por mês, o que foi óptimo. A partir desta altura, ela passou a mamar muito menos tempo (passou de 40 min para 10 min actualmente) e todas as mamadas acabavam em choro, ela atirava-se para trás e voltava à maminha para uma chupadela e de novo para trás a chorar e assim sucessivamente... até eu desistir e teminar a mamada com a xuxa e encostada ao ombro... só assim ela acalmava.
Dar de mamar começou a ser muito frustrante para as duas.. Chegámos a consultar um osteopata que disse tratar-se de uma retracção fascial e durante uns dias parecia que ela estava melhor, mas dps voltou ao mesmo.

Presentemente já não insisto tanto com ela.. qd entra nesta fase frustrada da mamada, distraio-a e dou-a por terminada. Comecei a dar-lhe um biberon de leite meu qd achava que ela mamava particularmente mal e que ficava com fome.. No meio deste processo comecei também a dar-lhe de mamar das 2 maminhas, na esperança de que ela mamasse mais e resultou. O que acontece agora é que eu que dantes conseguia retirar 100 ml de uma mama 1 hora dps de dar maminha, agora tenho dificuldade em tirar 30 ml! Comecei então a complementar 1 a 2 vezes por dia a complementar a mamada com suplemento e ela bebe.. ontem chegou mm a beber do biberon 150 ml de suplemento, o que me deixa preoucupada.. se calhar estou a ficar sem leite.

A pediatra da Alice, acha que ela está optima apesar de ela ter engordado apenas 700g entre o 2º e o 3º mês e acha desnecessário o suplemento, mas aflige-me a ideia de que apesar de o bebé engordar, e ainda assim ter fome. A verdade é que coincidencia ou não ela anda mais bem disposta e dorme melhor..

Desculpem o testamento, mas não sei o que fazer para voltar a ter mais leite... e não queria deixar de dar maminha tão cedo.
Filipa
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Ago 20, 2007 4:16 pm    Assunto: Re: Amamentação Responder com Citação

Olá Filipa,

Pois é...surgiu umas interferências entre a tua maminha e a tua filhota e isso reflecte-se na produção...

A tua bebé está numa fase em que naturalmente já não vai aumentar de peso como de inicio, e isso não quer dizer que esteja a mamar pouco, está é a crescer, logo vai aumentado de uma forma mais gradual e não tão acentuada.

O que descreves é frequente e na maioria das vezes são fases que passam ao fim de umas semanas.

O osteopata falou-te na origem dessa retracção fascial?

Descreve-me como são as mamadas, desde a tua postura ao ambiente.

Eu diria que para voltares a ter mais leite, deves de eliminar o suplemento quanto antes e fazer uma maratona da mama, eliminando os intermediários o mais possível: bebé chora vai á mama, muito contacto e colo, e claro, muita determinação tua, e compreensão para com a tua bebé, fala com ela, e explica-lhe o que estás a fazer e porquê.

Se quiseres também me podes ligar - 93 720 16 30.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Filipa Silva

Registo: 15 Ago 2007
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Set 10, 2007 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

Obrigada pela tua resposta. Desculpa só dizer alguma coisa agora, mas estive de ferias sem net.

Respondendo ás tuas questões:
O osteopata não disse nada de especial em relação à origem da retracção, ou melhor, disse que era muito comum em bebés pequenos e que tudo estaria resovido com a manipulação que ele fez na alice.

Em relação ao ambiente das mamadas, dou em qq lado: em casa na sala com outras pessoas, luz, por vezes a televisão está ligada, no quarto em ambiente mais sossegado. Dou também fora de casa, na praia, jardins etc.

Na semana seguinte a ter deixado o primeiro post, fiz exactamente o que recomendaste, uma maratona de maminha. No final dessa semana ela pesava mais 70g e o meu leite aumentou. Reparei também nesta fase que ela á noite mamada o dobro.. achei que era por causa de estar mais sonolenta e menos susceptivel de distrações da maminha. Os cocós e xixis eram muito normais, nesse campo tudo corria bem.

No entanto continuava choramigona, sempre a pedir atenção, nunca se entretinha mais de 5 min sozinha.. e eu estava cansada de estar constantemente com ela.. até porque chegámos a um ponto em que ninguem, nem mesmo o pai que é super presente a conseguia acalmar senão ao fim de muita choradeira.. bastava eu aparecer e pegar para ela acalmar.. o que é muito bom para o meu ego, mas nada prático..

Para complicar um bocadinho as coisas, estou (ainda) sem casa e hospedada em casa dos meus pais e as ferias foram em familia mais alargada.. Todos os dias explicava 5 vezes a toda a gente porque é que não lhe dava suplemento. Havia mm quem fosse da opinião que eu era fundamentalista (para não dizer histérica), que os 6 meses de amamentação exlusiva era uma medida indicada só para os países do 3º mundo, que não só lhe devia dar suplemento como retirar mm a maminha de cena, outros diziam que chorar lhe fazia bem, enfim, ouvi as coisas mais surreais.. à tantas até o meu pai, que nunca intrevem, me pedia para eu lhe dar biberon, coitada da miuda tem é fome, e que a minha teimosia fazia mal ao bebé.. enfim.. não mata mas moi o juízo de qq um..

Concluindo, para bem da minha sanidade mental que a esta altura do campeonato já estava um bocado de rastos, assumi que daria à Alice sempre peito e em seguida o suplemento que ela quisesse beber, excepto nas mamadas nocturnas em que manteria só a maminha.

Temos estado assim há umas semanas e tem corrido bem, eu estou mais calma e menos insegura e ela consegue fazer 3.30/4 horas de intervalo e anda bem disposta. Mama cerca de 6/7 minutos e bebe em média 50 ml de biberon. Às vezes recusa o biberon e eu fico toda contente.

A Alice continua a choramingar nas mamadas, não sei se é do leite a cair no estomago, ou a da maminha que já não tem tanto leite ao fim dos primeiros minutos.. De qq forma eu vou arrotando-a e alternando as maminhas e ela lá vai mamando..

Não é bem o que eu sonhei, que me via a dar de mamar exclusivamente até aos 6 meses pelo menos, mas é um compromisso.
Para a semana vamos à consulta dos 5 meses e a Alice vai para o infantário aos 6, por isso vamos a ver o que diz a pediatra também. Espero nessa altura estarmos tambem já na nossa casa e estabelecer uma rotina mais à nossa medida :-)

bjs
Filipa
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens