Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Leite artificial

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sofia

Registo: 23 Set 2007

MensagemColocada: Sáb Mar 15, 2008 1:49 am    Assunto: Leite artificial Responder com Citação

Olá,

A minha filha tem 10 meses e continuo a dar de mamar e pretendo continuar pelo menos até ao 1 ano.
A minha dúvida é qual o leite que devo dar depois do leite materno? O leite em pó (aquele que é chamado o leite de transição até aos 3 anos) ou leite de vaca em "natureza".

O que tenho lido é que não se deve dar leite em "natureza" até aos 3 anos, mas também tenho lido o contrário, inclusivamente o meu pediatra aconselhou a dar leite de vaca "puro" em vez do artificial de transição.
Tenho algum receio de que o leite de vaca puro possa ser demasido forte para os instestinos da bébé.

Se por acaso deixar de mamar quando tiver um ano, devo dar o leite de que forma? No biberão? Ela nunca usou biberão nem sequer chucha. Como devo dar o leite?

Gostava que a Sandra me desse alguns conselhos sobre esta questão, pois estou bastante indecisa, não sabendo muito bem como fazer.
A abordagem do pediatra não me agrada, por isso gostaria que me ajudassem nesta questão.
Além disso, gostava de saber qual a opinião da Sandra sobre que leite dar após o leite materno.

Obrigada pela disponibilidade.

Teresa Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Dom Mar 16, 2008 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sofia

Pois eu não usei leites de transição com a minha filha. Sempre pensei que eram uma jogada de marketing e nunca fui muito nesta moderna estratégia de produtos alimentares especificos para crianças. São bons para nos levar o dinheiro e óptimos para criar maus hábitos alimentares nos nossos filhos.

Conheço várias mães que amamentam além dos 2 anos, e as que não o fazem, algumas recorrem aos outros alimentos (frutas, legumes, iogurtes, queijo, etc) para assegurarem que as crianças recebem a quantidade de cálcio que necessitam.

Eu sempre detestei leite de vaca, e não me queixo. Aliás, começo realmente a questionar até que ponto é que nós necessitamos dele...

O ideal seria continuares a amamentar a tua filhota depois de um ano. Com apenas 4 mamadas diárias estarias a satisfazer as necessidades de cálcio dela.

Deixo-te um link de uma noticia a propósito dos leites de transição:
http://jn.sapo.pt/2007/01/25/ultimas/Leite_enriquecido_para_crian_as.html

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Qui Mar 27, 2008 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

OLá, bom dia! Por acaso vinha para aqui escrever precisamente por causa dos leites artificiais. Eu tenho um filhote chamado Eric de 10 meses, que tenciono amamentar ainda por uns bons tempos (até aos 2 anos pelo menos, vamos lá ver se lá chegamos).
Acontece que ele tem um bocado de tendência para as alergias, de vez em quando aparece todo às pintinhas, por isso tenho feito a introdução de alimentos mais que gradual e com muitas cautelas. Por causa disso, excepto na maternidade onde lhe deram alguns biberãos :evil: , nunca comeu lacticinios nenhuns, nem leite algum sem ser o materno. Por isso até agora ele tem levado leite materno para lhe fazerem a papa da tarde na creche. Acontece que isto de tirar leite todos os dias para lhe fazerem a papa é um pouco cansativo e agora quando ele fizesse um ano queria ver se testava a alergia ao leite de vaca e passada a enviar papa com leite em pó para fazerem. As papas lácteas que tenho visto à venda, mesmo as que dizem que têm leite para lactentes não me parece que façam muito além de acrescentar umas vitaminas ao leite.
Do livro do Dr. Carlos Gonzalez percebi que o leite de lata é melhor que o leite de vaca normal até a uma certa idade porque lhe retiram minerais e transformam as proteínas de forma a não sobrecarregar tanto os rins e o organismo das crianças no geral. na opinião do DR. CG, pelo que percebi, a substituir o leite materno deve-se usar sempre um leite de lata 1, aquele para bébes recém nascidos, só não me lembro concretamente até que idade é que ele acha que isto se justifica (o livro está emprestado). Acham que vale a pena enviar a papa com leite em pó de lata 1? Se sim, como posso saber qual o melhor leite de lata? De marca para marca usam ingredientes um bocado diferentes (por exemplo na gordura: óleo de peixe, gorduras vegetais...). Mas só encontro comparação entre marcas e nada acerca dos ingredientes em si.
Bem sei que ou a holle ou a biobim vendem leite de lata de agricultura biológia mas eu aqui nos Açores não tenho acesso a esse, só mesmo aos mais normais.
Se me pudessem dar a vossa opinião agradecia.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens