Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

De volta à amamentação exclusiva - preocupações com o peso

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
RaquelC

Registo: 09 Abr 2008
Local/Origem: Paço de Arcos

MensagemColocada: Qui Abr 10, 2008 1:51 pm    Assunto: De volta à amamentação exclusiva - preocupações com o peso Responder com Citação

Olá a todos.

Antes de mais muitos parabéns pelo espaço aqui criado. Tenho lido muitos posts, que me fizeram ter uma ideia mais clara da importância da amamentação e por isso aqui me encontro com as minhas dúvidas.

Tenho uma bebé de 3,5 meses, que estou a amamentar. Mas, vou começar do início...

Desde que nasceu que sempre lhe dei maninha (apesar de ter sido cesariana (infelizmente), e na maternidade lhe terem dado um biberão quando nasceu). A Jade sempre foi muito dorminhoca, e eu tinha de a acordar para mamar. Mamava sempre das 2 maminhas, cerca de 25 a 30 mnts de cada (entre adormecer e estimular e voltar a mamar).

Quando ela tinha 4/5 semanas começou a chorar a seguir às mamadas do fim do dia. Entre o tempo de mamar nas 2 maminhas, arrotar, mudar fralda passava 1h30m. E 30 mnts depois, lá estava ela a chorar outra vez. Cólicas, não eram, ela nunca teve. Só se calava com a maminha, mas eu tinha a impressão que não tinha mais leite para ela mamar, pois ela puxava o mamilo, ficava muito irritada e continuava a chorar. Telefonei ao Pediatra, e ele disse-me para lhe dar 30ml de suplemento. Eu, naquela altura não sabia o que sei hoje, e fui a correr comprar uma lata. A verdade é que ela tinha fome, pois depois das 2 maminhas, bebia o biberão todo e ficava calminha.
Claro que com isto tudo, perdi a confiança no meu leite, e apesar de me sentir triste quando lhe dava aquele pó misturado com água num recipiente de plástico, sempre que ela chorava, eu achava que ela tinha fome e lá ía o pai dar-lhe um biberão. Conforme ela foi crescendo, fui aumentando a dose do leite, tendo chegado aos 90ml, 1 ou 2 vezes por dia (3 vezes raramente)

Entretanto ao longo do tempo fui notando que ela começava a beber cada vez menos suplemento (dos 90ml da noite, por vezes só bebia 45 ou 60).
À cerca de 2 semanas, depois de ter levado as vacinas, e apesar de não ter tido febre, notei que tinha menos apetite, e que havia dias em que só lhe dava a maminha, e ela não pedia suplemento. Fiquei super contente, e pensei vou tentar dar só maminha. No final da 1ª semana só tinha ganho 20grs! Fiquei desanimada, mas pensei: deve de ter sido das vacinas, não vou desistir. Na 2ª semana dei só maminha, e ela não reclama o suplemento, mas só ganhou 70grs. E agora vem a minha preocupação, e o pedido de ajuda...

Estou na 3ª semana, só com maminha, e muito expectante para a pesar na próxima 3ªf. Quem olha para ela diz-me: ela está óptima! E é verdade, está. Até é cheinha, porque como não é muito grande, é toda redondinha. Mas, a minha questão não é essa, mas sim o facto de ela não ganhar peso, que penso ser o mas importante.

- Ela mama 5 ou 6 vezes por dia, sendo que durante o dia faz 3 a 4h, e à noite é capaz de mamar às 20h, adormecer às 22h e só voltar a mamar às 4h30 ou 5h.
- Mama das 2 maminhas e fica satisfeita.
- Molha 5 a 6 fraldas por dia
- Defeca 4 a 5 vezes por dia
- É muito atenta, muto faladora e ri muito
- Durante o dia faz sestas muito pequenas (2 a 3 de 45mnts) e á noite é capaz de fazer 7 horas.

Devo acordá-la às 23h para lhe dar de mamar? Devo forçá-la a mamar de 3 em 3 horas? Já li que se ela dorme é porque está satisfeita, então é deixá-la dormir, mas também já li que devemos acordá-los para mamar.

Não sei o que fazer, e é aqui que precisava da vossa ajuda.

Obrigada

Raquel e Jade
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Seg Abr 14, 2008 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Olá!
Em relação à tua bébe é importante que a deixes o tempo que ela quiser na maminha, mesmo que te pareca uma eternidade. O leite do inicio tem mais proteínas, o leite do fim tem mais gordura e é o que engorda mais. Pode-te parecer que a bébe já não está a mamar nada mas ela está a mamar o leite mais rico do fim e está também a estimular o teu corpo a produzir mais leite com maior gordura, a maminha deve-se dar a pedido tanto em intervalos como em duração. Escolhe um bom livro para leres ou vê televisão enquanto a bébe mama, não contes os minutos, deixa-a estar na maminha o tempo que ela quiser. Quanto a acordar à noite com essa idade já não precisas. Se fosse um recém-nascido eu diria para não deixares passar mais de 6 horas sem dar de mamar, mas com 3,5 meses um bébe saudável e de desenvolvimento normal sabe comunicar quando precisa de comer. Tens é de ter a certeza que ouves a bébe se ela chorar durante a noite. E há bébes que choram pouco mas se agitam, giram a cabeça e chucham nas mãos e pulsos indicando que querem mamar, tenta perceber este tipo de sinais para a bébe não ter de chegar a chorar.
Também é preciso ver que os gráficos e as curvas de crescimento " no son caminitos" como diz o Dr. Carlos González... Espero ter ajudado. Eu segui estes principios com o meu filhote Eric, que tem 11 meses e ainda amamento e as coisas correram bem embora no ínicio fosse um pouco desgastante, ele era muito mamão, o mínimo que ele mamava eram 1,5 horas e chegou a estar 5 horas na maminha uma vez. Mas depois começou a mamar mais rápido, felizmente.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RaquelC

MensagemColocada: Qua Abr 16, 2008 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.

Antes demais, obrigada pelas sugestões.

Eu deixo a Jade o tempo que ela quer, e dou-lhe maminha sempre que pede. Mesmo quando ela deixa a maminha, como sei que o leite do fim é muito importante, ponho-a a arrotar e volta para a mesma maminha, para ter a certeza que está a beber o leitinho todo. :) Depois vai para a outra e faço o mesmo.

Entretanto ontem fui pesá-la e tinha ganho 85grs (o erro foi tê-la pesado antes de fazer uma semana, e como só tinha 50grs, fiquei logo toda desesperada).

O que eu precisava de confirmar é se é normal ela agora só ganhar 80grs por semana, quando ganhava 230grs em média. Eu sei que não devemos levar muito a sério os percentis, mas penso ser importante o bebé manter o mesmo ritmo de crescimento. E neste caso, se ela continuar a ganhar 80grs/semana, vai descer de percentil. É grave? É de ter em atenção? Ou simplesmente é normal?

Estes são os meus receios. Será que me podes esclarecer?

Obrigada
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Abr 16, 2008 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Peço imensa desculpa, mas tem-me sido impossível vir aqui ao fórum com tempo. Por favor qualquer coisa podem sempre me ligar, pois para mim ajuda a nível da amamentação é-me muito mais fácil de dar ouvindo quem está do outro lado.

Telefone: 93 720 16 30

Se quiserem depois também vos posso dar o fixo, mas só depois de um primeiro contacto.

Desculpem mas não consigo mesmo ficar por aqui mais tempo....

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
RaquelC

MensagemColocada: Qua Abr 30, 2008 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todas, e desde já muito obrigada.

Segui os conselhos da Sandra, e claro, correu tudo bem. A confiança que voltei a ter em mim e o no meu leitinho, o acreditar que era o melhor que lhe podia dar, o acreditar nela, (e o chá de feno grego!), fizeram com que Jade ganhasse 345 grms nas 2 últimas semanas.

Ela está óptima, e eu também.

Mais uma vez, muito obrigada pelo apoio e um grande beijinho.

Raquel e Jade (a amamentar à 4 meses e 4 dias). :D
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens