Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Deixar o suplemento é possivel

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Afiuza

Registo: 31 Mar 2008

MensagemColocada: Seg Abr 14, 2008 7:59 pm    Assunto: Deixar o suplemento é possivel Responder com Citação

Fui mãe pela segunda vez no dia 13 de Fevereiro de 2008 de uma menina que nasceu com 3,065 kg.
Como do primeiro filho não dei de amamentar por questões de saúde, a amamentação para mim era um tema completamente desconhecido.
No hospital onde tive a bébé, não me deram acompanhamento nem informações sobre a amamentação. Apenas disseram que a bébé quando tiver fome chora, para não deixar passar quatro horas entre mamadas e para colocar panos quentes se o peito ficar muito rigo.
Esta informação para quem tem pouca experiência de nada serve.
Quando fui à primeira consulta de pediatria no dia 18 de Fevereiro a Leonor ainda não tinha recuperado o peso de nascença estava com 2,740 Kg.
O pediatra pediu-me para voltar lá no dia 25 de Fevereiro para nova pesagem. Neste dia o peso era de 2,900 Kg, ou seja, ainda inferior ao do nascimento, ao que o médico me disse que tinha de começar a dar suplemento.
Esta foi talvez a notícia que eu menos queria ouvir, uma vez que para mim era um sonho dar de mamar à minha filha e saber que o meu leite era mais que suficiente para ela.
No dia 13 de Fevereiro, quando completou um mês liguei para o SOS amamentação (http://www.sosamamentacao.org.pt) para saber se ainda havia possibilidade de a Leonor voltar só a alimentar-se do meu leite.
A Dra. Helga foi com quem falei, que me deu as seguintes instruções, dar de mamar de 2 em 2 horas e no final estimular 7 minutos com a bomba em cada mama, dar de mamar durante a noite, deixar a bébé mamar o tempo que quiser, ir reduzindo os suplementos e controlar se a bébé faz xixi.
Ao fim de 4 dias a Leonor deixou o suplemento.
Comecei a estimular as mamas 15 minutos e a dar a pequenas quantidades que conseguia recolher com a bomba (por vezes nem 20 ml tirava).
Nesta altura contactei a Sandra Oliveira da bionascimento (http://www.bionascimento.com/), que me acompanhou também e que para além dos mesmos conselhos, sugeriu que bebesse chá de Feno Grego (só encontrei na Rua da Madalena em Lisboa).
Passado 7 dias deixei de dar biberon com os restos que tirava com a bomba e também deixei a bomba.
A Leonor começou a aumentar de peso só com a mama.
Na consulta de dia 27 de Março o pediatra disse que a Leonor estava óptima e que o meu leite era bom, para continuar só a dar mama. Foi a melhor notícia que o pediatra me deu.
Actualmente a Leonor mama de 2,30 Horas em 2,30 Horas, mantendo as duas mamadas durante a noite e está bastante gorduxa em 18 dias aumentou 800 grs.
Agradeço imenso a ajuda que tive e a disponibilidade da Dra Helga e da Sandra Oliveira, com quem falei muitas vezes, sem elas hoje a Leonor já não bebia leite materno.
Foi preciso muita dedicação e força de vontade.
Deixo o meu telemóvel e mail para as mamãs que quiram algum apoio 936880050, ana.fiuza@roff.pt
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RaquelC

Registo: 09 Abr 2008
Local/Origem: Paço de Arcos

MensagemColocada: Seg Abr 14, 2008 8:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana,

parabéns pela tua insistência. Vale mesmo a pena todos os esforços para os podermos ver todos satisfeitos agarrados à maminha. :D

Eu estou com um problema, que podes ver no post http://www.bionascimento.com/forum/viewtopic.php?t=469, para o qual estou ainda à espera que a Sandra me responda. Já liguei para o sosamamentação, mas ninguém respondeu. Não vou poder esperar muito, pois já lá vão 3 semanas...

No meu caso, a Jade não está a ganhar quase peso nenhum (hoje fui pesá-la e só deu mais 50grs!), e a continuar assim, acho que vou desistir da amamentação em exclusivo, uma vez que estou a ficar muito preocupada e ansiosa.

Esta ansiedade também não é nada boa para a bebé, e sendo assim acho que prefiro dar o leite artificial do que me sentir angustiada, e passar isso para ela.

Secalhar é mesmo o meu leite que não é suficientemente rico.

Boa continuação para ti.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Ter Abr 15, 2008 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Para contactar as voluntárias do sosamamentação experimentem enviar um sms a explicar a vossa situação e a perguntar a que horas podem telefonar. Elas são pessoas muito ocupadas mas esta técnica costuma funcionar.
Quanto à quantidade de leite vê bem se o bébe está numa boa posição na mama, sem ter o pescoço torcido e com uma boa pega sem magoar. Deixem o bébe mamar sempre que queira e durante o tempo que quiser. Lembrem-se que o leite do ínicio da mamada tem mais proteína e água e o do fim da mamada tem mais gordura que é o que os faz ganhar peso. Nada de tirar o bébe da mama porque ele está´"só a chuchar", essas gotinhas de leite que vão saindo quando a mama já parece vazia são preciosas! Mamar durante a noite também é bom para estimular a produção de leite, é cansativo, bem sei mas é bom para o bébe, se ele pedir para mamar à noite deixem.
Quanto aos aumentos de peso e gráficos do que tenho lido o mais importante mesmo é o desenvolvimento geral do bébe, não se deve ser escravo das curvas de crescimento mas há o razoável claro, nesse aspecto as voluntárias do sosamementação podem ajudar pois elas sabem o que é razoável (ao contrário de muitos pediatras que ainda acham que as curvas de crescimento "son caminitos" como diz o Dr. Carlos González).
Raquel respondi um bocado à pressa e só agora verifiquei que já te tinha dito estas coisas no outro tópico, espero que pelo menos a dica do sms para o sos amamentação te ajude.
Voltar acima
RaquelC

MensagemColocada: Ter Abr 15, 2008 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.

Por acaso tens o número deles? É que logo por azar o site está em baixo à 3 dias!!

Já agora, sabes se existe o livro do Carlos Gonzalez em Português?
Obrigada
Voltar acima
hecep

MensagemColocada: Ter Abr 15, 2008 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Comigo só tenho o contacto da voluntária Isabel Rute (tel:934169466) e da voluntária Teresa Félix (tel: 934300906). O site realmente agora está em baixo, de manhã consegui aceder.
Existem 3 livros do Dr. CG:
Um sobre a educação em geral: Besame mucho, como criar os seus filhos com amor, da Editora pergaminho, há em português.
- O livro sobre nutrição infantil no geral: Mi nino no me come, só há em espanhol e inglês
- o livro "un regalo para toda la vida" que é a autentica biblia da amamentação, tanto quanto sei só existe em espanhol. Está a ser traduzido para português o que penso que é uma versão simplificada deste livro, um guia prático de amamentação, que dizem que até é melhor no sentido de ser mais objectivo do que é essencial, era para estar editado agora no fim de Março mas afinal ainda não ficou pronto. Já enviei email a perguntar se sabem quando vai estar pronto mas não me responderam, estou a espera do dito como o comum do mortais.
Voltar acima
hecep

MensagemColocada: Ter Abr 15, 2008 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Acabei de saber que o guia da amamentação do Dr. CG foi finalmente para a gráfica e daqui a 2 a 3 semanas está mesmo pronto para entrega!
Voltar acima
Afiuza

Registo: 31 Mar 2008

MensagemColocada: Qua Abr 23, 2008 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Alô

Desculpa só responder agora, mas nem sempre me ligo à net.

Tenta fazer o mesmo que eu fiz mesmo que já estejas a dar suplemento.

Vai estimulando as mamas no final de cada mamada cerca de 7 minutos com uma bomba a da Avent é muito boa.

Bebe cha de feno grego (podes comprar na Rua da Madalena em Lisboa)

Tem confiança em ti mesma;

Dá de mamar de duas em duas horas e deixa o bébé estar à mama o tempo que ele quiser;

Sempre que ele chorar coloca-o à mama;

Dá de mamar pelo menos duas vezes durante a noite;

Descança o máximo de tempo possível;

Começa a reduzir o suplemento daqui por uns 3 dias;

Vai controlando se o bébé vai fazendo xixi entre mamadas;

Vais ter de ter muita força de vontade porque não vais ter tempo para mais nada, mas se queres mesmo dar de mamar vais ver que vale a pena.

Se tiveres algunma dúvida podes ligar-me 936880050.

Boa sorte e tem confiança em ti mesma.
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Seg Abr 28, 2008 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Tranquilas...falei com a Raquel por telefone e espero que ela me ligue em breve a dizer como está tudo a correr.

Questões de amamentação, na minha opinião na maior parte das vezes não se resolvem por fórum...é necessário haver um contacto mais próximo e não exclusivamente virtual.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
RaquelC

MensagemColocada: Qua Abr 30, 2008 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todas, e desde já muito obrigada.

Segui os conselhos da Sandra, e claro, correu tudo bem. A confiança que voltei a ter em mim e o no meu leitinho, o acreditar que era o melhor que lhe podia dar, o acreditar nela, (e o chá de feno grego!), fizeram com que Jade ganhasse 345 grms nas 2 últimas semanas.

Ela está óptima, e eu também.

Mais uma vez, muito obrigada pelo apoio e um grande beijinho.

Raquel e Jade (a amamentar à 4 meses e 4 dias). :D
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Mai 01, 2008 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

Yes!!!

Boa Raquel!!

Fico contente em saber que os meus conselhos ajudaram, mas digo-te que senti logo na tua voz que seria "canja".

Já tinha pensado em ti várias vezes, mas perdi o registo do teu número no meu telefone e depois não tinha como te contactar...

Quando puderes liga-me, gostava de te ouvir outra vez.

Sabes que mais, naquele dia comi Sushi, mas não o que eu queria (enganei-me a pedir!), por isso acho que ainda temos é que ir juntas ao Sushi, que eu parece que ando de desejo (e sem motivos para isso).

Beijos cheios de admiração!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
RaquelC

MensagemColocada: Ter Mai 06, 2008 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra,

Huuumm...sushi, desde que engravidei que não como - 1 ano - ando com umas saudades!!! Não sabia se poderia comer estando a amamentar.

Mas se posso, combinamos já.

Vou-te ligar ainda esta semana, para falarmos um bocadinho, e quem sabe, se tiveres tempo, comermos um belo prato de sushi.

Bjs
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens