Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Galactogogos - mito e realidade

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Qui Mai 01, 2008 5:48 pm    Assunto: Galactogogos - mito e realidade Responder com Citação

Olá, mamãs!

Estou a tentar debruçar-me sobre este assunto com toda a racionalidade, pondo de parte factores mais emotivos e subjectivos que nos possam levar a acreditar em meras "histórias da avozinha". Afinal de contas, qual o verdadeiro efeito de determinados alimentos/bebidas na produção de leite em mães amamentantes? Vejamos um a um todos aqueles de que já ouvi falar:

- Bacalhau;

- Cerveja;

- Figos;

- Salmão;

- Funcho;

- Erva doce;

- Coentros;

- Feno grego;

- Cardo mariano - PROMIL;

- Anis;

- Alteia...

E tudo mais de que possam já ter ouvido falar. Já li aqui no fórum alguns testemunhos abonatórios em relação a alguns destes produtos. Gostaria de ter mais opiniões e, sobretudo, provas da sua forma de actuação como galactogogos (estimulantes da produção de leite).

Já agora - e esta é sobretudo para a Sandra Oliveira - deverão/poderão estes produtos ser consumidos por sistema e regra por qualquer mamã amamentante com o objectivo de aumentar a sua produção de leite, ou só em circunstâncias muito particulares?

Sílvia (amamentando, por "culpa" da Sandra, há 2 meses e meio)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Mai 01, 2008 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Srª. D. Sílvia,

Em primeiro lugar se amamentas há 2 meses e meio é por "culpa" tua porque eu não te vejo praticamente há também 2 meses e meio e sei que estás determinada a que a amamentação deste teu filhote seja diferente, assim como estiveste para o parto (e eu que o diga!). Sei que te tem saído do "corpinho" e a muito custo. Por isso a ti o deves e à tua familia que imagino que te esteja a apoiar, porque eu, para grande tristeza minha não te ponho os olhos em cima há muito tempo...eu sei que falamos muito por telefone, mas que eu saiba não falamos de amamentação!

É verdade que o apoio pode ser muito importante, mas é ainda mais verdade que por muito apoio que as mães tenham, elas só amamentam se quiserem, pois ninguém as obriga. É preciso saber-se muito bem o que se quer, para levar a tarefa de "mãe leiteira" em diante.

Desta não estavas à espera...Eh! Eh!

Quanto aos galactagogos...pois há quem diga que é tudo mentira, como diz o nosso tão admirado Carlos Gonzalez, pois há quem acredite nas crenças populares. Pois eu acredito no que as mães me têm ensinado.
E da minha experiência o que te posso garantir é que alguns dos alimentos que mencionas, várias mães sentem existir um aumento considerável da produção. E digo-te que não acho que isto seja uma questão meramente emocional, acredito que alguns destes alimentos em determinados organismos causem este efeito.

Se estes produtos deverão ser comidos propositadamente por sistema, pois eu diria que não, até porque por norma as mães se não têm leite suficiente é porque há algo que se está a passar e que se tem que identificar.
As mães produzem a quantidade de leite necessária para os bebés, e estes sabem o que fazer para que isso aconteça, o problema é quando há intermediários ou interferências nesta dupla, que em regra estão sujeitos a inúmeros palpites e "técnicas".

Agora se tu me disseres, adoro coentros e fazem parte de quase todas as minhas refeições. Fantástico! Então continua a comê-los! Os coentros não conhecia como galactagogo...vês? já aprendi mais um com uma mamã! É assim a minha escola, são vocês!

E não te esqueças dos truques que descobriste quando foi da subida de leite e que acabámos por nunca falar deles...

Bem, vou dormir, que hojeestou podre de cansaço...foi patins com a Rita, foi apanha da espiga (fizemos um ramo lindo!)...e no fim fascina doméstica...

Se ficou alguma coisa por responder depois diz, tá?

Beijos enormes e cheios de saudades!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Sex Mai 02, 2008 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bem, tenho mesmo de começar por desmontar a falsa modéstia desta mulher... É MENTIRA! Amamento com muito êxito e felicidade POR CAUSA DA SANDRA OLIVEIRA, sim! Se é verdade que quis sempre muito que desta vez a amamentação corresse bem, não é menos verdade que também o desejei da minha primeira filha e não o consegui. A diferença foi só uma: tive um ANJO comigo aquando do nascimento do meu filho, que tratou imediatamente de me ajudar a pô-lo à mama; que se certificou de que ele não descolava da pele da mãe nem por um instante depois de ter nascido (nem enquanto era suturada!); que me visitou dois dias depois e me encontrou em lágrimas, aquando da já esperada violenta subida do leite; que se desdobrou em soluções para me ajudar e só deixou a minha casa depois de me mergulhar num banho quente e de me ver a dormir com o meu bebé de novo à mama. Não satisfeita, continua a acompanhar-me em pontuais crises de ansiedade no controlo do peso do meu filho e até já jurou entrar por aqui dentro para me confiscar a balança! Conforme fica provado, mesmo longe da vista há uma eternidade, esta mulher não me deixa o coração e é a chave para o sucesso da amamentação do meu bebé. Sorte de quem pode contar com a sua ajuda!

Quanto aos galactogogos, tenho cá a minha teoria, sim... mas não gostaria de condicionar outras opiniões... pode ser que dentro de um tempo venha aqui apresentá-la. Ai o deus Gonzalez é dessa opinião? Não sabia... O seu [i]Manual Prático da Amamentação[/i] não há meio de ser editado! Nunca mais me escrevem para ir levantar a minha reserva!

Tens toda a razão quanto às dicas que estou a dever sobre subidas de leite mais complicadas... mas não me esqueci. Dentro de dias deixo-as aqui. Mas posso adiantar que têm basicamente a ver com duas condicionantes: a correcta utilização do frio e do calor (nem todas as mamas se darão bem com um e com outro) e a posição em que mantemos as mamas (quer no que respeita à nossa postura, quer no que respeita ao uso de sutiãs). A isto acrescentarei o papel importantíssimo do próprio bebé na resolução de problemas de ingurgitamento das mamas - é que não há bomba que se lhes compare! Mas eu volto para falar de tudo isto!

Olhe, Sra. D. Sandra, também eu fui à apanha da espiga com a minha cachopa e trouxe para casa um ramo lindíssimo mais uma valente crise de rinite alérgica!... Ai! Não se pode ter tudo...

Beijos

Sílvia (amamentando há 2 meses e meio, por "culpa" da Sandra Oliveira)
Voltar acima
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sáb Mai 03, 2008 1:44 am    Assunto: Responder com Citação

Querida Sílvia,

Fica com a taça, que eu não posso contrariar mães que amamentam. Tu dizes e eu faço amén!

Beijocas e faz favor de nos fazeres uma visita na Ponta do Sal.

Bjs
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens