Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Confecção de Papas Caseiras - Ajuda

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
RaquelC

Registo: 09 Abr 2008
Local/Origem: Paço de Arcos

MensagemColocada: Qui Mai 22, 2008 10:47 am    Assunto: Confecção de Papas Caseiras - Ajuda Responder com Citação

Olá,

já coloquei esta mensagem num outro tópico, mas como não obtive respostas resolvi criar um especificamente para o assunto em questão.

Li os vários post que a Ana Caseiro escreveu relativamente à confecção de papas caseiras, e fiquei com uma dúvida. No livro da Gabriela Oliveira, em todas as receitas de papas ela diz que se deve juntar a farinha com um pouco de leite frio, e depois juntar ao resto do leite quente e deixar no lume a cozer 15 ou 20 mnts, dependendo da farinha. Naquilo que a Ana escreve, entendo que se pode juntar as farinhas ao leite quente e adiconar a seguir a fruta, sem ter de cozer a farinha.

Eu gostava muito de fazer as papas para a Jade, mas se na creche eles tiverem de cozer as farinhas, obviamente não vão aceitar.

Alguém que tenha já dado papas caseiras me pode explicar melhor como se fazem?

Obrigada

Raquel e Jade
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
RaquelC

MensagemColocada: Seg Mai 26, 2008 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Hello?

Ana? Alguém?

Alguém me pode ajudar, sff?

Obrigada
Voltar acima
Luisap

Registo: 07 Ago 2006

MensagemColocada: Sex Mai 30, 2008 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Raquel,
vamos ver se consigo responder às tua perguntas. :D
Em relação às receitas da Gabriela Oliveira, ela está a falar de papas que são cozinhadas ao lume, ou seja a farinha terá o papel de "engrossar" a papa. Quando é referido para juntar a farinha a um pouco de leite frio é apenas para esta não "encaroçar".
As papas que a Ana Caseiro refere não são cozinhadas, é só juntar a farinha ao leite para ganhar consistência.

Não sei quais são as farinhas que a Ana usa. Cá por casa, com os meus filhos, utilizo as da Holle que não tem qualquer adição de açúcar e é só juntar ao leite. Alerto-te no entanto para uma sugestão da Holle no que diz respeito à confecção das papas, cortar o leite com água e juntar açúcar, o que para mim não faz sentido. Por essa razão utilizo o leite inteiro (estou a falar do meu leite, que continuo a extrair para fazer as papas) e os resultados tem sido muito bons.

desculpa não ter respondido mais cedo às tuas perguntas, mas espero ter conseguido ajudar-te :wink:

Luísa Pitadas
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RaquelC

MensagemColocada: Dom Jun 01, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Luísa,

desde já obrigada pela ajuda.

Talvez não me tenha explicado bem...Quer a Gabriela Oliveira quer a Ana Caseiro, usam as farinhas na sua mais pura composição, por exemplo, a farinha de arroz. Ambas adicionam o leite à farinha e depois a fruta. A diferença está na própria confecção. Enquanto que a Ana não coze a farinha, a Gabriela coze.

E a minha questão é se devemos ou não cozer as farinhas, ou se podemos fazer de ambas as formas? Uma das minhas preocupações é se ao não ferver as farinhas, e estar a dá-las "cruas" ao bebé se lhe pode provocar algum mal de estômago?

Espero me ter explicado melhor

Raquel
Voltar acima
Doli

Registo: 02 Jun 2008

MensagemColocada: Seg Jun 02, 2008 6:35 pm    Assunto: papas caseiras de sucesso Responder com Citação

Olá Raquel,

Faço papas caseiras com arroz carolino integral em grão + feijão azuki + sementes de sésamo + outro cereal, como por ex: millet integral, ou arroz glutinoso em grão, ou cevada em grão, ou aveia em grão + uma tira pequena de alga kombu...e água,claro! Desta receita, por vezes tiro leite...a minha filha adora e já as come desde os 6 meses. Se quiseres saber mais pormenores podes escrever-me ou ligar para 967012877.

Até breve,

Doli
Voltar acima
RaquelC

MensagemColocada: Dom Jun 29, 2008 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá. Cá estou eu outra vez, com a mesma dúvida!!! :P

Primeiro que tudo, muito obrigada Doli, as tuas papas são verdadeiramente apetitosas. Ainda não experimentei, porque como te disse, queria continuar a fazer as papas com o meu leite, e as tuas receitas são com água. Só depois de falar com o pediatra e perceber quantas vezes a Jade deve mamar, retirando o leite na refeição da papa, é que vou experimentar. Qualquer das formas foi muito enriquecedor falar contigo. É sempre bom trocar ideias, principalmente quando são boas ideias.

Eu faço as papas da Holle com o meu leite, mas gostava de fazer as papas caseiras com o meu leite, mas:

- as papas da Doli são com água (de certeza que experimentarei!);
- as papas da Gabriela Oliveira vão ao lume a ferver, pelo que não posso fazer com leite materno;
- as papas da Ana Caseiro, são com leite materno, mas parece que as farinhas são cruas;

Assim, continuo com a eterna questão, na esperança que Ana Caseiro ou alguém que já tenha experimentado, me possam esclarecer.

POSSO JUNTAR A FARINHA DE ARROZ, MILHO, ETC, DIRECTAMENTE COM O LEITE MATERNO E A FRUTA, SEM COZER AS FARINHAS PRIMEIRO AO LUME?

AS FARINHAS CRUAS NÃO VÃO PROVOCAR DORES DE ESTÔMAGO (NÃO SEREM COZIDAS, PODEM FERMENTAR NO ESTÔMAGO?!?)?

Obrigada
Voltar acima
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Seg Jun 30, 2008 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Nunca experimentei fazer dessas papas mas do que sei de conhecimentos gerais de alimentação as farinhas têm mesmo de ser cozinhadas de alguma forma senão são pouco digeríveis. Quando penso nisso nós praticamente nunca comemos cereais crús, comemos pão de trigo que é assado, arroz que é cozido, milho que é cozido, etc...
Não poderá cozer primeiro as farinhas com um pouco de água e depois acrescentar o leite materno à papa quando os cereais já cozinhados tiverem arrefecido um pouco? Talvez seja a solução possível.
Encontrei entretanto este link deveras interessante da FAO:
http://www.fao.org/docrep/007/x3996p/x3996p0h.htm
Voltar acima
Joana Monteiro

Registo: 05 Fev 2008

MensagemColocada: Seg Dec 29, 2008 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação

As minhas dúvidas sobre as papas da Ana Caseiro são as mesmas! Será que ninguém consegue contactar a Ana Caseiro! Por favor ajudem-nos?!
Voltar acima
joana zilhao

Registo: 27 Jan 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Jan 04, 2009 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá!!

As receitas de papas da Ana são com farinhas cruas. Existem estas papas no celeiro ou em lojas de especialidade. Eu também fiz as papas da Ana para o meu filho, e ele adorou!!
São feitas com fruta (cozida ou crua) triturada e depois junta-se a quantidade de farinha/as que desejarmos (arroz, milho, centeio,...) com um pouco de leite materno. Não existem quantidades fixas, temos é de experimentar várias consistências para percebermos do que o nosso bebé gosta. É fácil!!

Quando a Ana puder, vem cá para vos dar mais dicas:)

Beijos
Joana
Voltar acima
Joana Monteiro

Registo: 05 Fev 2008

MensagemColocada: Seg Jan 05, 2009 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigada, Joana! Que loja é o "Celeiro"? e as da especialidade?
Também se pode usar farinhas do hipermecado, certo? Tais como saluzena, farinha de trigo...
OBRIGADA!!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens