Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Incontinência urinária

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Ana Estrelinha

Registo: 30 Abr 2008

MensagemColocada: Sex Jun 20, 2008 12:29 am    Assunto: Incontinência urinária Responder com Citação

Olá!
Incontinência urinária decorrente de um parto é algo de q não ouço falar quase nada.
Estou grávida pela 2º vez, de quase 23 semanas, e, já desde há muitas semanas q sinto q os sintomas se agravaram.
Na primeira gravidez, durante as primeiras semanas pós-parto, eu não conseguia conter a urina. Qndo sentia vontade de urinar, perdia sempre um pouco antes de chegar ao wc.
Com o tempo foi melhorando, mas, passados 10 anos, não fiquei igual ao q era antes. A incontinência q tenho está relacionada com esforços muito específicos, por exemplo, exercícios de aeróbica onde tenha de saltar de pernas afastadas. O impacto no chão e a abertura de pernas, fazem com q perca SEMPRE urina, mesmo q tenha ido ao wc.
Em algumas posições nas relacções sexuais também perco urina.
No início desta 2ª gravidez, constipei-me e fiquei com muita tosse. Pela primeira vez na vida tive de comprar pensos próprios para incontinentes pq sempre q tossia perdia urina. Sei q estando grávida, os músculos ficam mais relaxados e q por isso houve um agravamento da incontinência, mas, muito sinceramente, fiquei muito triste ...
Sempre q me lembro faço os exercícios de fortalecimento do perineo, mas, sei q não faço tanto quanto devia.
Neste momento, o q mais me acontece é o seguinte: depois de urinar, quando me levanto perco sempre umas gotas, obrigando a uma troca de cuecas. Como já sei q muitas das vezes isso acontece, limpo-me sentada, e, volto a limpar-me em pé.
Acho estranho q quase ninguém fale deste assunto ... será q é por vergonha? Será q são muito poucas as mulheres q passam pelo q eu passei/passo?
Nas minhas buscas de soluções encontrei menções à ginástica hipopressiva ... alguém conhece?
Antes desta gravidez cheguei a ir a um urologista, mas, ele não deu qq importância às minhas queixas. Disse q era impossível eu perder urina depois de eu ter acabado de urinar ... não insisti, e, vim-me embora!

Podem partilhar comigo as vossas experiências?

Bjnhs
Ana
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Elisa Santos

Registo: 28 Ago 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Jun 20, 2008 2:36 am    Assunto: Responder com Citação

Olá
Tem toda a razão quando escreve que muitas mulheres não falam do assunto por vergonha. A incontinência urinária tem cura. Após o seu parto deverá procurar um uroginecologista para falar do assunto e do tratamento que mais lhe convém. Entretanto continue a fazer exercícios perineais. Se a perda estiver a ser demasiado incomodativa ...fale com algém da especialidade acima transcrita que a poderá ajudar mais do que eu e poderá indicar-lhe outros tratamentos que eu sei existirem.
Parabéns pela coragem. Bjo
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Sex Jun 20, 2008 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu quando estava grávida também tinha algumas perdas de urina, principalmente quando espirrava, era terrível. Também quando vomitava por causa dos enjoos às vezes urinava, já não bastava uma coisa ainda tinha a outra. Quanto aos exercicios perineiais, a terapeuta que me deu as aulas de preparação para o parto dizia que sempre que me lembrasse tinha de fazer 10 e para o fim da gravidez sempre que me lembra-se tinha de fazer 25. Lá fui fazendo, e depois de recuperar do parto não voltei a ter grandes perdas de urina.
Voltar acima
Ana Estrelinha

MensagemColocada: Sáb Jun 21, 2008 2:05 pm    Assunto: Incontinência urinária Responder com Citação

Hecep, depois da recuperação do parto, recuperaste totalmente da incontinência?
Elisa, mto obg pela dica ... infelizmente, o primeiro urologista a q fui, não me deu qq ajuda ... e ainda me disse: "Se o facto de usar um penso durante a actividade física não a incomoda, continue a usar!". Mas q belo conselho!! ;o((
Podia, pelo menos, ter falado em fisioterapia, ou algo semelhante.
Mto obg pela vossa ajuda!

Bjs
Ana
Voltar acima
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Sáb Jun 21, 2008 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Nos primeiros tempo ainda tinha algumas perdas, mas gradualmente desapareceram, actualmente não tenho mesmo. E quando me lembro ainda faço os exercicios periniais, mal não fazem.
Voltar acima
meiarisca

Registo: 30 Jul 2006

MensagemColocada: Sáb Jun 21, 2008 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou com um problema semelhante.

Estou grávida pela segunda vez e na primeira gravidez nunca tive perdas de urina (nem durante, nem depois). Mas agora, sempre que espirro perco urina.

Queixei-me ao médico, que me disse ser uma situação reversível e relacionada com o aumento da progesterona.
Será mesmo?
Voltar acima
Ana Estrelinha

MensagemColocada: Seg Jun 23, 2008 10:25 pm    Assunto: Incontinência urinária Responder com Citação

Meiarisca, pelo q tenho lido, é normal ... só não sei se é por causa da progesterona, mas, sei q realmente é devido a alterações hormonais.
Não acontece com todas as mulheres, mas, é normal q aconteça com algumas.
Como podes ler nos depoimentos da Hecep, ela recuperou totalmente.
Já eu, não ... ;o((
Mas, confesso q fiz pouco exercício perineal.
Nesta gravidez estou a fazer mais, mas, mesmo assim esqueço-me mtas vezes.
Acho q a única coisa q podes fazer agora, são os exercícios ... e mtas vezes ao dia.
Depois do parto, principamente vaginal, tb é normal nos primeiros tempos ter incontinência, mas, assim q conseguires, voltas a fazer os exercícios.
É como ir ao ginásio: para termos o corpo tonificado temos de treinar com assiduidade!!! :)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens