Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

1ª papa ou 1ª sopa?

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Niamh

Registo: 07 Jun 2008

MensagemColocada: Qua Ago 27, 2008 3:50 pm    Assunto: 1ª papa ou 1ª sopa? Responder com Citação

Olá a todos!
Tenho uma bebé com 5 meses a ser amamentada exclusivamente até aos 6 meses. A médica dela gostava que a partir dessa altura se iniciasse com a sopa em vez da papa. Não será a sopa forte demais para um intestino de um bebé que esteja a ser amamentado só com o leitinho da mãe? Além disso sempre me fez confusão começar a ingerir outro tipo de alimentos (mesmo sendo líquidos!) sem que tivessem nascido os dentes do bebé...pergunto-me como fariam mas mães do tempo das cavernas para alimentarem os filhos sem terem um "passador" ou "triturador" de alimentos...talvez esteja ser bastante exagerada ao voltar tão atrás no tempo...mas sou mãe de primeira viagem ;) ... e o "natural" sempre me fez muito mais sentido...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sónia Esteves

Registo: 16 Mai 2008
Local/Origem: Sacavém

MensagemColocada: Qua Ago 27, 2008 6:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Niamh,

Já leste o testemunho deixado pela Sílvia na mensagem "6 meses à mama... e depois?..." no fórum da amamentação?
É, sem dúvida, inspirador e uma mostra encorajadora de que o "natural" é, afinal, confiarmos nos nossos instintos e na capacidade inata que temos enquanto mães de sentir e decidir o que é melhor para os nossos filhos.

Bjs e boa sorte!
Voltar acima
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Ter Set 30, 2008 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação

No tempo das cavernas? Tanto qt sei a característica dos caçadores recoletores era as crianças iniciarem-se mais tarde nas comidas, as mães mastigavam a comida para dar aos bebés, nunca ficava com a consistência de puré, muito menos semi-liquido. E as crianças mamavam até bastante tarde, embora a idade concreta de desmame nessa sociedades esteja envolta em polémica, andaria algures entre os 3,5 e os 7 anos.
Há países onde o critério para dar comida complementar aos bebés são caracteristicas do seu desenvolvimento e não a idade de X meses. As pistas que tomam em consideração são o facto do bebé se poder sentar sem apoio e conseguir levar objectos à boca, o ter perdido o reflexo de extrusão (deitar a lingua fora qd se põe comida na boca), o ter dentes e o mostrar interesse pela comida. Há uma corrente que defende que a comida dos bebés deve ser o mais parecida possível (com as devidas salvaguardas de alergias, etc) da comida dos adultos, poderia começar por dar-se banana esmagada, arroz cozido esmagado com o garfo coisas do género.
Eu pessoalmente dei ao Eric como 1ª comida uma papa não láctea feita com leite materno sem glúten de 1 só cereal. Ainda não percebi se foi bom ou não mas já deixei de perder tempo a pensar nisso, mal aparentemente não lhe fez.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens