Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

DICAS - contra os meus princípios

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Qua Dec 03, 2008 6:07 pm    Assunto: DICAS - contra os meus princípios Responder com Citação

Contra os meus princípios, porque todos estes meses de amamentação me ensinaram que não há maior inimigo de uma amamentação bem sucedida e feliz do que os "palpites", "conselhos", "achegas" de gente sempre muito bem intencionada, que acabam por baralhar e deixar inseguras as mães ansiosas por dar o melhor aos seus bebés... quando, afinal, nenhuma mãe precisa de dicas para ser boa mãe.

No entanto, também entendo que o que descobri sozinha, por mim própria, à custa da minha experiência, pode ser muito útil em processos de amamentação um bocadinho "encalhados" no início, como foi o meu.

Começo por esclarecer que as coisas pareceram encalhar um bocadinho no princípio, não por causa do meu bebé, mas por mim... Subida de leite muito violenta (semelhante à do primeiro parto), mamas com tendência para "entupir", ansiedade gerada por uma primeira experiência de amamentação mal sucedida...

Ora, começando por uma ponta: continuo a achar que é demasiado frequente a confusão entre o excesso de produção de leite e a dificuldade em drenar níveis de produção perfeitamente normais. Esta confusão torna-se particularmente perigosa quando começam a chegar conselhos do género: "Põe pachos quentes!"; "Põe folhas de couve!"; "Põe compressas frias!" Pois é... antes de pôr seja o que for, convém perceber se estamos perante um problema de verdadeiro excesso de produção (o menos provável ou menos duradouro) ou se aquela(s) mama(s) não está pura e simplesmente com dificuldade em deixar sair o leite que vai produzindo - aquilo a que vou chamando "mama entupida", vulgo ingurgitamento. Como facilmente entenderá o senso comum, se for este o caso (entupimento ou congestão dos canais) a aplicação de frio está contra-indicada. Pelo contrário, o calor será muito bem-vindo. O frio trará uma sensação temporária e ilusória de alívio da dor, nada mais, agravando muito provavelmente a congestão e atrasando o fluir do leite. Mamãs com especial tendência para este fenómeno são, sobretudo, aquelas que praticamente não têm de fazer uso de discos de amamentação - têm mamas como as minhas, a que chamo, na brincadeira, mamas- tupperware - nunca vertem, mesmo que muito cheias!

Pelo contrário, se o problema for claramente de excesso de produção, venha o frio, que ajuda realmente a conter a produção.

Agora, dedico o resto do meu testemunho às mamas-tupperware, que me desculpem as restantes, mas a minha experiência é com as "entupidas"... Deixo então aqui alguns truques que me ajudaram muito nos primeiros dias pós-subida do leite:

- Mesmo que não vos pareça muito confortável e que sintam necessidade absoluta de sustentação, esqueçam por alguns momentos ao longo do dia o sutiã, sobretudo se vos aperta a ponto de pressionar os mamilos (o que acontece sempre, não é?) - não se esqueçam que um dos mais antigos truques de que as mulheres se servem quando querem secar o leite é apertar com força as mamas com faixas! Logo, se o que queremos é o efeito contrário, soltem as mamas!

- Por falar em soltar mamas, sem sutiã, debrucem-se para a frente, por exemplo, sobre uma mesa e sintam-se abandonar completamente o peso das mamas baloiçando-as em movimentos de ombros;

- Peçam ajuda a umas mão carinhosas para vos massajarem as costas, junto à coluna, enquanto se mantêm na posição descrita anteriormente;

- Assegurem-se de que estão mesmo quentinhas, estando ou não a amamentar - o frio é grande inimigo das mamas-tupperware!

- Acreditem que não há melhor "desbloqueador" de mamas do que o vosso bebé! O poder e arte de sucção de um bebé é incomparável ao de qualquer bomba! Ele sabe fazê-lo melhor que qualquer artefacto! Insistam em mantê-lo à mama. Acabarão surpreendidas com o que ele consegue fazer!

- Em caso de mama(s) muito ingurgitada(s), tentem a recolha manual de leite, aproveitando a "boleia do bebé", isto é, logo depois de o terem posto à mama;

- Em caso de maior tensão ou ansiedade, tomem banhos de imersão quentes. Atenção às mamãs com tendência para hemorróidas e/ou períneos em recuperação pós-episiotomia/laceração! Nestes casos, a água deverá estar à temperatura mínima indispensável para se sentirem confortáveis, sem frio, evitando temperaturas muito altas! Nestes casos, dirijam as temperaturas um bocadinhos mais altas directamente às mamas, poupando a zona da cintura para baixo;

- Reservem algum tempo (se possível um dia inteiro) para estarem deitadas com o bebé, em contacto directo com a vossa pele, agarrado à mama sempre que quiser;

- Procurem ajuda para as tarefas domésticas e para tratar dos restantes filhos. As crianças mais velhas precisam de se sentir incluídas no novo cenário familiar, mas não permitam nunca que sejam factor de tensão acrescida.

Se me lembrar de mais, vou editando este tópico.

SALVAGUARDA: NÃO SOU CONSELHEIRA DE AMAMENTAÇÃO! É DA MINHA EXPERIÊNCIA QUE FALO.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Sex Dec 12, 2008 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é conselheira mas percebe imenso do assunto, se puder acho que era óptimo tirar o curso de conselheira :)
Só escrevi para dizer que adoro ler o que escreve, sou uma fã.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Dom Dec 14, 2008 4:10 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigada. Mesmo. :))))
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Ter Dec 16, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

As melhores conselheiras são as mães! O apoio de mãe para mãe está provado por muitos estudos ser fundamental no sucesso da amamentação.

A amamentação prolongada que estás a ter é o melhor curso que poderias tirar Sílvia!!

Parabéns e Obrigada mais uma vez!

Já há muito que me devias estas dicas! Lembras-te?

Ao ler as tuas dicas não pude deixar de me rir ao lembrar-me de quando cheguei lá a casa e vi as conchas que uma senhora dizia que devias usar exactamente quando estavas com a subida do leite...santa ignorância e interesses comerciais...dinheiro a quanto obrigas...e ainda se julga parteira...

Felizmente és uma mulher de grandes instintos...e mamas ao léu foi a solução! Sim, Senhora! Grande Sílvia!

Beijocas,
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens