Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Declaração de Amamentação
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
joana zilhao

Registo: 27 Jan 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2009 3:41 pm    Assunto: Declaração de Amamentação Responder com Citação

Olá!!!

Alguém me sabe dizer se a declaração de amamentação a ser entregue na entidade patronal pode ser passada por um médico particular?

Beijocas,
Joana
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qua Jan 28, 2009 1:47 am    Assunto: Re: Declaração de Amamentação Responder com Citação

Joana,

As mães que eu tenho acompanhado e que precisam dessa declaração é sempre o pediatra privado que passa. Pois imagina que a tua criança nem sequer é vigiada no Centro de Saúde?

Estás metida numa bela questão...realmente!

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
joana zilhao

MensagemColocada: Qua Jan 28, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi,

Pois estou Sandra!!
Como sabes, a pediatra dos meus filhos recusou-se a passar uma declaração verdadeira em como ainda amamento o meu filho de 28 meses. Os motivos que ela alegou foram o facto de o leite materno "não valer nada" depois dos seis meses (mas então, porque me passou ela a primeira declaração que pedi?). O que ela queria era que eu deixasse de amamentar o meu filho, lol. O que vale é que tenho Grandes Amigas que me apoiam e ajudam, como tu e a Ana :)
Vou telefonar para o CITE para ouvir o que eles me dizem, mas segundo me disseram também, a declaração pode ser passada por um médico privado. Sendo assim, só tenho de gastar 60 euros numa consulta :(
Agora ainda estou indecisa quanto ao que fazer com ela: já deixou de ser pediatra dos meus filhos, e só não vou fazer queixa dela à Ordem dos Médicos porque é minha prima, porque se não....E o pior é se ela faz isto a uma mãe que desconheça a lei e os seus direitos, e o valor do leite materno em toda a sua duração. Não quero deixar passar isto em branco.
E ainda teve a lata de me dizer com uma arrogância infinita que percebe mais de amamentação do que eu!!!!!!!!!

O que é que ela merecia???

Entretanto vou dando notícias,

Beijocas,
Joana
Voltar acima
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 2:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia, Joana! Bom dia, Sandra! Bom dia, mães de pouca sorte com os médicos que arranjam!

Pois eu sei o que merecia, Joana... Tanto sei, que venho deixar uma sugestão, a melhor que fui capaz de engendrar, tendo em conta que situações deste género requerem muitas vezes algum tacto, por forma a evitar o melindre e a má relação com médicos que até nos mereceram, até certa data, o maior respeito, ou com os quais mantemos até relações de amizade ou familiares, como é o teu caso, Joana.

Pois eu sugiro que nos juntemos, mães trabalhadoras que mantemos filhos amamentados para lá do primeiro ano de idade, e enviemos um abaixo-assinado à Ordem dos Médicos denunciando esta prática em concreto - a recusa de declarar a condição de amamentante para além do primeiro ano de vida do filho amamentado. Deste abaixo-assinado deveria constar:

- O nome do(a) médico(a) em causa

OU

- A simples identificação da instituição de saúde à qual se encontra vinculado e onde aconteceu a recusa (caso se considere que a identificação de médicos pode vir a comprometer a relação que algumas de nós mantêm com estes profissionais);

OU

- A simples denúncia, sem referência a casos concretos.

Com esta iniciativa conseguiríamos, não só denunciar o que se passa, como tornar óbvio que a amamentação prolongada não é tão rara quanto os senhores doutores pensam, conforme atestaria a lista de assinaturas que conseguíssemos recolher. Como introdução a este nosso abaixo-assinado, seguiriam, naturalmente, aquelas que são as actuais recomendações da OMS nesta matéria. Quanto ao Código Deontológico dos Médicos, pela análise rápida que consegui fazer, não nos serviria de grande fundamento, uma vez que, para minha perplexidade, este documento vincula os médicos apenas no que ao "DOENTE" e à "DOENÇA"diz respeito...

Fico à espera de opiniões.

;)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
joana zilhao

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 3:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Silvia!!!

Eu também já tinha pensado em qualquer coisa desse género, e alinho 100% em nos unirmos e fazermos um baixo assinado.
Só temos de contactar com mães que amamentem ou amamentaram para além de um ano, e isso não deve ser muito difícil.
Não quero deixar esta situação passar em branco, não por mim, mas por todas as mulheres que querem amamentar e têm o direito de o fazer!!!!!

Aguardo novas indicações e/ou sugestões.

Beijocas,
Joana
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa! Gosto de vos ver assim!

Querem pensar em ver se algum meio de comunicação social está interessado em abordar o assunto?

Tenho contactos. Poderia ser uma forma de levar o tema à opinião pública e de mostrar que as mães não andam a dormir.

É mais uma sugestão.

Bjs
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa! Boa!

Joana, vamos aproveitar que esta grávida aqui de cima já passou a fase do sono e vamos pôr isto a andar!

Cheguem-se a nós, mães! Aproximem-se!
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Por acaso estou curiosa acerca do que terá o pediatra do meu pequeno a dizer quando hoje, às 18h30, lhe falar pela primeira vez na declaração relativa à amamentação para lá do primeiro ano... Já não ponho as mãos no fogo por ninguém, mas quase apostaria que não me vai colocar qualquer problema... A ver vamos...

;)
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois fica sabendo que esta noite não dormi das 4 às 9 da manhã! Mas depois desforrei-me e foi até ao meio-dia! Felizmente o Patrão é o pai da criança!! Eh! eh!

Vamos esperar então pelo resultado da tua consulta...a ver se temos mais um para juntar à lista.

De qualquer forma se outras mães viveram a situação da Joana, e não se importarem de se identificarem seria bom.

Beijos
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2009 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas atenção, grávida lá de cima! Independentemente do que venha a dizer o pediatra hoje, estou na lista com certeza! Com a minha assinatura contam!
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Sex Jan 30, 2009 1:22 am    Assunto: Responder com Citação

Ora , cá fica o resultado da consulta de hoje, com o pediatra do meu pequeno:

Passou imediatamente a declaração e tratou de esclarecer que não tinha qualquer problema em voltar a passá-la ao longo de todo o período de amamentação do Carlos...

A pergunta ficou-me na cabeça, mas não quis abusar da boa vontade do senhor: Então e se o meu homem mais pequeno mamar até aos seis anos (radicalizando a coisa)? Não lhe perguntei já, mas quando perguntar venho dar notícias. ;)

Só um pormenor, cuja relevância não sei avaliar: a consulta é em consultório privado...
Voltar acima
joana zilhao

MensagemColocada: Sex Jan 30, 2009 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá minhas queridas!!!

Por mim fazemos uma coisa séria!!!!!!! Com direito a jornal, tv e rádio! lol
Cada vez acho mais inadmissível um [b]pediatra[/b], não ter formação em amamentação, e ainda por cima dizer que sabe tudo de amamentação! E induzir as mães em erro.

Vamos juntar mamãs?? Eu dou a cara...
Aceitam-se ideias...

Beijos,
Joana
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Sex Jan 30, 2009 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, Joana!

Pois olha, eu não só dou a cara como dou o texto. ;)

Está pronta a sugestão de abaixo-assinado que consegui amanhar.

Por respeito à entidade a quem nos dirigimos, o bastonário da Ordem dos Médicos, entendo não dever publicar neste fórum a carta/abaixo-assinado que lhe vamos dirigir - também eu não gostaria que tornassem pública uma carta que a mim fosse dirigida antes de eu própria vir a recebê-la...

Desta forma, envio já por PM à Sandra e a ti, Joana, o que escrevi. As mães interessadas em consultar este documento (o abaixo-assinado) farão o favor de me dirigir PM para que o possa remeter, ok? Se, porteriormente, a Sandra entender que é vantajosa a publicação aqui da versão final do texto... fá-lo-á.

Beijos.
Voltar acima
joana zilhao

MensagemColocada: Dom Fev 01, 2009 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

Olá!!!!

Já te respondi por email; vamos ver o que a sandra tem a dizer mas por mim a carta está fantástica :D

Para conseguirmos um número significativo de assinaturas, temos de batalhar não? A Sandra conhece muita gente, vai ser uma grande ajuda, e eu vou ao Cantinho de Amamentação em Matosinhos e aos Cantinhos todos que conheço por aqui anguariar assinaturas. Ah, e vou pedir ás minhas colegas que fizeram a formação de Conselheiras em Amamentação comigo para ajudarem. Ainda conto com as amigas e, algumas delas enfermeiras....
Quantas assinaturas serão precisas para termos visibilidade??

Ando muito empolgada com esta história :D

Beijocas,
Joana
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Dom Fev 01, 2009 1:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vejo, Joana! Bem vejo o entusiasmo! MARAVILHA! Aguenta-te em estado de fervura que é mesmo do que precisamos! ;)

Olha, como já há mães interessadas em assinar o abaixo-assinado, provenientes de diversos pontos do país, se calhar a assinatura em papel não será muito prática... bom mesmo seria tentarmos a assinatura on line, que actualmente tem a mesma validade que o papel... Vamos esperar pelo que nos diz a nossa Sandra e depois logo vemos...

KEEP ON MOVING! ;)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens