Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Mamas com tamanho diferente

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Andreiovsky

Registo: 17 Fev 2009

MensagemColocada: Qua Fev 18, 2009 6:50 pm    Assunto: Mamas com tamanho diferente Responder com Citação

Boa tarde, antes de mais queria agradecer por este fórum fantástico que esclarece e encoraja todas as mães que estão ou gostariam de amamentar. Muito obrigada às voluntárias por dispender um tempinho das suas vidas para nos ajudar.
Eu sou a Andreia, mãe de um principezinho de nome Camilo. Principezinho esse que começou a mamar passados 45 min depois de nascer - foi cesariana de urgência, pois tinha 2 voltas do cordão umbilical no pescocinho lindo, se fosse parto normal, como eu tanto ansiava, vinha directo para as minhas mamocas. Começou a mamar logo o colostro, que segundo a parteira era de "boa qualidade" e continuou a mamar, e se Deus quiser continuará a mamar. Não tive grandes problemas e devo às parteiras que me aconselharam antes - no curso de preparação para o parto, e durante a minha estadia na clínica, e também devo muito ao maridinho que sempre me acompanhou e apoiou.
O Camilo está com 4 meses e eu achava que estava a correr tudo muito bem. Esta 2ª feira fui às vacinas e a enfermeira disse que o Camilo estava a precisar de engordar e na 5ª feira o pediatra disse que ele estava "elegante"- Pesa 5,800kg e está com 65cm- e que se o Camilo começasse a querer mais leitinho, em intervalos mais pequenos teria que pensar em dar leite de lata para complementar. Eu tenho a certeza que o meu leite alimenta bem o meu filho...mas as dúvidas estão na cabeça e custam a sair :) A minha mama esquerda está mais pequena que a direita, fica murcha mais depressa e quando o Camilo mama na mamoca da esquerda passados uns minutos larga a mama e começa a resmungar, eu dou-lhe a direita e ele cala-se logo. A sensação que eu tenho é que tem menos leite na mama esquerda. Será que eu não estou a "fabricar" o suficiente. Existe alguma forma de aumentar a produção da mama esquerda?

Beijinhos,

Andreia
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Fev 19, 2009 2:38 am    Assunto: Re: Mamas com tamanho diferente Responder com Citação

Olá Andreia,

Desde já Muitos Parabéns pelo teu Camilo.

Gostei quando mencionas que a enfermeira te disse que o teu "colostro era bom"! Mas há colostro mau? Desculpa mas foi só um aparte...não resisti. Felizmente foi um comentário em forma de reforço positivo, infelizmente nem sempre é assim, e sem fundamento nenhum.

Quanto à questão que colocas, não te preocupes, é perfeitamente normal haver uma mama mais produtora que outra, ou que o bebé gosta mais que outra. Eu passei por isso, e estupidamente a diferença de tamanho bem notória que tinha entre uma mama e outra foi o que levou o meu obstetra (e eu desinformada na altura fui na conversa) a me sugerir o desmame. Claro que as mamas já tinham tamanho diferente e não foi a amamentação a causadora, mas já eram assim, com a gravidez passou a se notar mais.

Podes tentar estimular a produção da mama esquerda, insistindo nessa mama, começando sempre por ela, por exemplo. Como a Sílvia e a Sara já referiram aqui no fórum, não deixes é de oferecer essa mama ao Camilo, porque as duas fazem falta, apesar de se poder dar de mamar só de uma mama, mas é sempre bom ter as duas activas!

Beijos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Qui Fev 19, 2009 3:47 am    Assunto: Responder com Citação

Boa noite, Andreia!

Parabéns pelo teu bebé, ainda cheio de sorte, à mama da mãe!

A Sandra já sintetizou o que de mais importante gostava de te dizer. Não posso deixar de repetir que também eu arregalei os olhos com essa do "colostro de boa qualidade"! Tu conheces ouro de má qualidade? De ouro falso já ouvi falar... agora, de ouro de má qualidade... diz-me onde anda ele, que eu vou buscá-lo! Ouro é ouro! Ponto final.

Acrescento apenas o seguinte: nem a "elegância" do bebé, nem o tamanho das mamas da mãe devem funcionar como parâmetros de avaliação do bem estar e bom desenvolvimento físico de uma criança. Já lá vai o tempo em que gordura era sinal inequívoco de saúde. Eu própria sou mãe de um bebé "elegante" que é um pequeno alarve a comer e nem por isso se apresenta redondo... No entanto, é ele próprio muito gabado pelo pediatra a cada visita! Ao invés de te preocupares exclusivamente com o número apontado pela balança, procura saber se:

- O teu bebé parece satisfeito - não manifesta sinais de fome nem irritabilidade inexplicável, pede mama com frequência e parece eficiente na forma de mamar;

- O teu bebé continua a molhar bem as fraldas e não alterou de forma significativa a frequência com que faz cocó;

- O teu bebé dorme bem, mesmo que ainda sem grande regularidade de horários;

- O teu bebé parece reactivo e procura reacção por parte dos adultos;

- O teu bebé não se afasta de forma muito acentuada do seu padrão de crescimento normal (peso e altura) - vai crescendo de forma constante, regular, mesmo que lentamente;

- O teu bebé não te deixa dúvidas em afirmar: "O meu filho é feliz".

Para além de tudo isto, e se te sossego de alguma forma, devo dizer-te, Andreia, que o teu filho é muito grande! É realmete alto!

Em relação ao tamanho das mamas, pois digo-te que também não funciona como parâmetro de avaliação do sucesso da amamentação. Aliás, se funcionasse, não sei se haveria uma única amamentante bem sucedida à face da terra! Nenhuma mulher tem as duas mamas do mesmo tamanho, quer amamente ou não! Como não existem dois olhos do mesmo tamanho, nem orelhas, nem testículos... Claro que a amamentação pode tornar mais óbvia esta disparidade, pelos mais diversos motivos: porque o bebé prefere uma das mamas; porque a mãe oferece com mais frequência uma mama que a outra; porque uma das mamas tem naturalmente mais dificuldade na drenagem do leite... Seja como for, a Natureza não dorme nem falha e, em caso de diferenciação mais acentada, logo a mama mais avantajada trata de produzir o dobro ou o triplo da parceira, se necessário for! O bebé nunca fica mal - isso é certo e sabido! Agora, a longo prazo podemos arranjar alguns pequenos "problemas" se nos deixamos levar pelo "comodismo da mama de serviço permanente", como a questão estética (irrelevante para algumas mulheres e respetivos parceiros) e a necessidade de alternância forçada, imposta por qualquer dificuldade que surja com a mama maior. Salvaguardando esta eventualidade, é importante não pôr completamente de lado a maminha mais pequena e preguiçosa, uma vez que nunca se sabe se não nos fará falta um dia... Continua a oferecer a mama mais pequena ao teu bebé, nem que seja naqueles momentos de súplica de mimo, sono, consolo, porque sim e porque não... Isto deverá ser o suficiente para garantir que a produção de leite se mantém desse lado, mas é perfeitamente natural que nunca chegue aos níveis de produção da vizinha, não te preocupes!

Mantém-te feliz amamentando, mantém feliz o teu bebé amamentado!

Um beijinho também.

;)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Andreiovsky

MensagemColocada: Qui Fev 19, 2009 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigada pelas respostas. Foram de encontro ao que eu pensava, mas assim fiquei sem dúvidas :D. Muito Obrigada
Em relação ao colostro, provavelmente expressei-me mal. As parteiras sempre me incentivaram a dar de mamar e ao dizerem que tinha um colostro de "boa qualidade" era para me dar ainda mais força. Durante todo o curso fizeram questão de dizer várias vezes que o colostro era a melhor "vacina" para o nosso bebé e que não havia "leite fraco"...
Quanto ao peso: [b]O meu bebé é feliz[/b], ri-se imenso, é muito simpático, interage com as pessoas, é activo, dorme bem, embora irregular, molha muitas fraldas e faz cocó com regularidade, e tem umas preguinhas deliciosas que só apetece morder :)- só que para os profissionais de saúde ele está no percentil 10 em relação ao peso embora esteja no percentil 75 em relação à altura. Eu não sou de ligar a esta história dos percentis...mas depois do que me disse a enfermeira...fiquei com "as dúvidas". Mas vocês também já me esclareceram.
As mamas - esteticamente não me incomoda e ao marido também não. O que nós queremos é que o nosso filhote tenha leitinho da mãe. Eu continuei sempre a insistir com a mama da esquerda e nunca parei de dar, nem vou parar. Há-de correr tudo bem e eu vou dar leitinho ao meu principezinho até aos 2 anos.

Beijinhos e obrigada por tudo,

Andreia
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Qui Fev 19, 2009 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, de novo, Andreia!

Ainda bem que ficas mais descansada. ;)

Eu perecebi a boa intenção da enfermeira quando se saiu com a do "colostro de boa qualidade", mas não podia deixar de repor a verdade num espaço como este... ;) E uma observação assim até é natural que produza os seus bons efeitos junto de mamãs mais inseguras ou menos esclarecidas... admito que sim.

Quanto às indicações que dás sobre o pequeno Camilo, não podiam ser melhores! Essa do perecntil 10 não tem grande relevância, até porque pode corresponder à compleição física geneticamente determinada do teu bebé. Aliás, se ele se mantiver a crescer assim - percentil 10 no peso e 75 na altura (eu bem disse que era alto!) - de forma constante, sem grandes variações nesse padrão, chegando aos 16 anos tens um adolescente de porte atlético ou de estrela de cinema! :D

Já agora, e para deixares mesmo de te ralares, posso deixar-te o meu exemplo - que também sofri dessas ansiedades... Ah! Pois! Que eu não passo de uma mãe como todas! ;) Quando o meu Carlos mamava em exclusivo (o que aconteceu até aos 6 meses e meio) eu tinha alguma pena de não ter um rapaz latagão, daqueles das fotos nas caixas das papas... Mas pensava: o meu leite, apesar de bom e suficiente, não lhe dá calorias para mais, paciência (que a minha Doula não me ouça, nesta parte!)... E consolava-me pensando que, assim que introduzisse os sólidos, havia de vê-lo a insuflar. Pois não podia estar mais errada. A prova de que o meu bebé é mesmo assim (nasceu para ser alto e magro) chegou com a alimentação complementar: apesar de comer ALARVEMENTE, não só nunca engordou, como passou, no peso, do percentil 75 para o 50... Ou seja, a única altura na vida em que foi mais "cheiinho" foi enquanto teve apenas o leite da mãe... Aprendi, pois claro.

Portanto, força, Andreia, que os próximos dois anos deixarão certamente saudades! Depois disso... quem sabe se lá para os 20 os nossos "elegantes" não se encontram nalguma passerelle? :D

Beijinho.

;)
Voltar acima
Andreiovsky

MensagemColocada: Qui Fev 19, 2009 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação

:D
Pois...quando o pediatra disse que o Camilo estava elegante eu disse que saía à mãe :D. Eu achava e agora tenho a certeza que o meu filho está bem, não é propriamente um bebé Dodot, mas tem ar de um bebé saudável e feliz. E realmente o que importa é ver que o nosso filho está bem.
Os próximos 2 anos vão deixar muitas saudades...saudades dos olhinhos lindos a olhar para nós enquanto mamam...é uma sensação incrível...nunca pensei que fosse assim. Obrigada Mãe Natureza que nos deste este poder de alimentar os nossos filhotes
Voltar acima
Andreiovsky

MensagemColocada: Ter Mar 03, 2009 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

RESULTOU!!!Realmente o corpo humano é um espetáculo. Durante estas últtimas 3 semanas dei sempre primeiro a mama preguiçosa e só quendo ele resmungava é que passava para a talentosa. A verdade é que a preguiçosa está a mostrar o que vale e tem estdo bem cheiinha. Obrigada pelos conselhos.
Agora estou é com outra dúvida - eu comecei a trabalhar tinha o Camilo 2 meses e 1/2, mas eu tenho a sorte de o puder trazer comigo, desde que ele foi concebido que anda sempre comigo. Acontece que por essa altura, 2 meses e 1/2 eu dei-lhe a chupeta para o acalmar enquanto trabalhava, mas tenho lido que a chupeta pode fazer com que ele deixe de mamar mais cedo e eu gostava de lhe dar de mamar até aos 2 anos (se ele quiser). Ou seja estou num dilema, por um lado dou-lhe a chupeta porque acalma-o e assim não chateia as pessoas que trabalham comigo (só lhe dou para adormecer) por outro lado eu queria que ele mamasse por muito tempo...o que aconselham???
Voltar acima
Sílvia

MensagemColocada: Ter Mar 03, 2009 7:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, Andreia!

Olha que bom! Menos um motivo de preocupação! Boa! E olha que o que te valeu foi muito mais a tua vontade e bom senso, do que os bons conselhos! ;)

Quanto à questão que colocas, vou fazer apelo aos bons ensinamentos que me deixou a nossa Sandra Oliveira: com essa idade já não é muito provável que o bebé venha a criar qualquer tipo de confusão entre o mamilo e a chucha - esse risco terá passado mais ou menos por volta das 6 semanas de vida... E não será por usar chucha que vai largar a mama mais cedo - o reconforto proporcionado por uma mama não tem nada a ver com uma chucha, para além de que a chucha jamais lhe facultará alimento e ele não se deixará enganar com esta idade, acredita! Convém é assegurarmo-nos de que não estamos a privar o bebé de atenção, reconforto e contacto físico, por termos delegado na chucha essas funções...

Se o teu bebé aceitou a chucha... tudo bem. Olha, o meu, por exemplo, nunca a aceitou e , ainda hoje, se apanha alguma à mão, faz delas meros mordedores, quando está algum dente para aparecer... Não há porque dramatizar porque as aceitam, nem porque deixaram de as aceitar.

É assim, Sandra? Se disse alguma asneira, não demores, não?

Beijinho, Andreia.
Voltar acima
Andreiovsky

MensagemColocada: Qua Mar 04, 2009 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

:) obrigada
Pois o Camilo está com 4 meses e 3 semanas e ás vezes eu ponho a chupeta e ele deita fora, tipo não é isto que eu quero...tão riquinho :)
Em relação à atenção, ele anda mesmo sempre comigo, ou com o pai, seja ao colo, no pano, deitado na almofada de amamentação qu eu encaixo na cintura e ele fica deitadinho a receber o meu calor, e mesmo qundo está na caminha eu estou sempre por perto. A chucha é mesmo só para o acalmar e eu tento acalmá-lo sempre antes de recorrer á chupeta, apesar de toda a gente dizer mete-lhe a chuchinha :)...ás vezes é muita pressão, a minha sorte é que ele nas primeiras semanas não quis a chupeta e eu não insisti...só quando vim trabalhar :(
Voltar acima
Andreiovsky

MensagemColocada: Qua Mar 04, 2009 1:22 pm    Assunto: Responder com Citação

esqueci-me de referir que ele adora brincar com as mãos e chupa imenso o dedinho indicador ou o polegar...é um castiço, ou então o mindinho da mãe ou o que conseguir apanhar :)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens