Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Médicos Obstetras - Parto Humanizado - Aqui ficam Contactos
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Susana2009

Registo: 21 Out 2008

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 10:47 am    Assunto: Médicos Obstetras - Parto Humanizado - Aqui ficam Contactos Responder com Citação

Olá a todas e todos.
Primeiro que tudo Parabéns à Bionascimento.

Fiz uma longa pesquisa e trabalho sobre o Parto Humanizado, passei por receios e muitas vezes fustrações por não conseguir encontrar contactos de um médico obstetra que fosse favorável a proporcionar um parto o mais natural possível. Mas não desisti e encontrei!

Prometi que iria deixar os contactos neste Forúm pois foi o que mais me ajudou.
Aqui fica para quem necessitar.
Beijinhos a todas e todos e muita força e persistência.

- Dr. Doria Nóbrega (podem encontrar nas Páginas Amarelas de Papel)
Consultório - 213 539 950 - 3ª e 4ª apartir das 14h

- Dr.ª Radmila Javanovic
Clínica Moderna da Mulher (em Cascais)
Contacto - 214 835 679 - 3ª a 5ª apartir das 9h
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

Como médicos obstetras são realmente uma boa escolha.
Agora o que vale a pena nós mulheres começarmos a questionar é até que ponto é que o acompanhamento por parte de alguém que está tão direccionado para o risco e uso da tecnologia é o que precisamos...isto claro, se acreditarmos que estar grávida é estar bem de saúde até algo em contrário.

Mas pronto...a seu tempo divagarei um pouco mais sobre esta temática...falamos muito de Parto Natural e que tal começarmos a reflectir sobre Gravidez Natural? A verdade é que a vigilância pré-natal em prática na maioria dos países é excessiva e não tem por base evidências cientificas tal como as práticas no parto.

http://www.who.int/reproductive-health/publications/RHR_01_30/RHR_01_30_contents.en.html

Naveguem um pouco por este manual, e vejam as diferenças...há algo que anda a funcionar muito mal no que diz respeito à vigilância da gravidez e temos que ser nós mulheres as primeiras a saber afinal o que queremos para nós e para os nossos bebés, o que nos pede o nosso corpo e não a nos entregarmos de bandeja nas mãos de outros que pelos vistos até podem não estar actualizados a nível cientifico.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Luna

Registo: 29 Jul 2008

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Susana!

Obrigada por partilhares connosco os contactos destes médicos a favor do parto natural. :)
Voltar acima
Susana2009

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo que esta temática está ainda muito por ser explorada no nosso País e que ainda existe muito trabalho a ser feito.

Sei que as mulheres têm um papel preponderante nesta temática e não podemos desistir nem fechar os olhos ao abuso médico sobre o Parto e sobre a Gravidez.

Falar com um Médico que nos entende e respeita é meio caminho para nos setirmos seguras num processo que nos é tão natural.

Mas ponho em questão mais um tema:
A percepção do recém nascido do Parto. Também ele na altura toma decisões ao segundo na sua "descida" até ao encontro exterior com a Mãe e o Pai. Está desperto e consciente. Assim que sai está em constante comunicação com a Mãe como está na nossa barriguinha.

Sempre que tiver mais informações colocarei aqui. Acho que revistas como a "Pais e Filhos" têm feito um trabalho muito digno nesse sentido.

Obrigado Sandra e Luna pelos vossos testemunhos.
Parábens a todas e todos que lutam diariamente, com os meios que têm à sua disposição, pela saúde e integridade das Mulheres.
Voltar acima
Luna

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo contigo Susana, ainda há um longo caminho a percorrer, mas se pessoas como nós se questionarem então é o 1º passo para as coisas mudarem no nosso país.

Tenho pena é que tantas mulheres grávidas nem se perguntem o porquê das coisas serem como são nos nossos hospitais e simplesmente colocarem-se nas mãos dos profissionais de saúde como se eles fossem deuses.
Eu, tu, a Sandra e mais algumas mulheres sabemos que muitos dos procedimentos que se fazem nos hospitais são mera rotina e não estão a servir especificamente cada parturiente, é como se fossemos todas iguais. A medicina convencional esquece-se da individualidade, da pessoa em si, já para não falar que vê o parto quase como uma patologia e não como um processo fisiológico naturalíssimo.

Mas a verdade é que me custa mais ler coisas como: " O meu parto correu lindamente, fiz cesariana porque queria que o meu médico fizesse o meu parto e não estou arrependida. No próximo parto quero cesariana outra vez, é muito mais rápido e não se sofre...".
Acho que até dou mais o desconto aos profissionais de saúde, uma vez que foram ensinados assim, do que a mulheres que pensam desta forma e se alguém lhes tenta mostrar o outro lado elas nem sequer colocam a hipótese de se informarem melhor sobre o parto humanizado. :(
Isto deixa-me triste, não por essas mulheres, mas pelos seus filhos!
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Luna e Susana,

Percebo e compreendo o que querem dizer, daí que por diversas razões, actualmente me sinto mais consciente e alerta para a importância da forma como a vigilância é feita e por quem durante a gravidez.

É que muitas dessas mulheres que optam por uma cesariana ou indução para poderem garantir a presença dos seus médicos, foram sabiamente manipuladas para que esse fosse o resultado. Nos dias de hoje, apesar de tanta tecnologia e ciência ao serviço da gravidez e parto, a verdade é que temos mulheres cada vez com mais medos e receosas. Não deveria ser ao contrário? Eu diria que definitivamente da mesma maneira que a nível ambiental, por exemplo, estamos todos a ser obrigados a tomar consciência do quanto a industrialização não é sinónimo de aumento de qualidade para o planeta e para os seres humanos, o mesmo se passa com a obstetricia. Perdeu-se a arte de partejar, encontrar médicos/ parteiras (em Portugal enfermeiras) que saibam usar as mãos para estimar o peso de um bebé, o volume do líquido amniótico, usar um simples pinard, ler os sinais que o corpo da mulher dá, etc, é como encontrar uma agulha no palheiro. Tudo tem que ser com base na tecnologia. E isso assusta-me.

Como nada acontece por acaso, acabei de receber um link de uma grande amiga e que vem mesmo a calhar para a conversa:

http://www.collegeofmidwives.org/safety_issues01/rosenbl1.htm

Parteiras, precisam-se!! Estivemos na Alemanha a semana passada e é tão triste regressar e ver o quanto esta profissão em Portugal está completamente extinta...e tanta falta que fazem!
Estivemos com uma parteira Mexicana, que estima-se que já assistiu a mais de 10.000 partos, imaginem que nunca teve uma morte materna, e o número de bebés mortos foram apenas 2. Incrível o que esta mulher sabe fazer com as mãos! Tudo técnicas tradicionais, que são ensinadas de geração em geração. Só espero que nunca ser percam.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Luna

MensagemColocada: Qui Out 30, 2008 7:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai Sandra como o seu post me emocionou! É que a maternidade em toda a sua essência (concepção, gravidez, parto, pós parto, educação) é algo que me diz muito; apesar de ainda não ser mãe, não consigo imaginar a minha vida sem filhos.

E realmente é uma pena que com a "evolução" da humanidade se tenham perdido conhecimentos tão sábios, tão próximos da Natureza que nos trariam tão mais qualidade de vida. Adorava conhecer essa parteira mexicana com mãos de fada e com tanta sabedoria. E também não teria problema nenhum em colocar-me nas suas mãos sábias para me ajudar a fazer nascer os meus futuros filhos.

Espero que como tem feito até agora não desista de lutar para que em Portugal se comece a ver o parto como o bonito processo natural que é, e que não há assim tantas razões para o temermos. É como a metamorfose da lagarta em borboleta e o processo é tão intenso e maravilhoso como o resultado final, tornarmo-nos Mães!
Voltar acima
Susana2009

MensagemColocada: Sex Out 31, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com Citação

Gostaria de ver nas Escolas uma educação mais humanizada nesse sentido. A Experiencia da Gravidez, Parto e Pós Parto é passada apenas de Mães para Filhas e muitas vezes erradamente.

Muitas das mulheres já "esqueceram" do que é um processo mais natural ou nunca souberam que afinal tinham possibilidade de escolha.
A maioria com quem falo fica espantada com a informação que tenho, nunca lhes passou pela cabeça que podem e têm o direito de exigir melhores condições.

O Facto das mulheres serem "manipuladas" também tem a ver com a falta de informação. Mas eu garanto que a informação existe para quem se quizer dar ao trabalho de a procurar.

Beijinhos e um resto de Dia Feliz!
Voltar acima
Luna

MensagemColocada: Sex Out 31, 2008 11:30 am    Assunto: Responder com Citação

Tocaste num ponto que eu acho muito importante Susana. O da transmissão de histórias de parto de geração em geração.
É verdade que a ouvirmos horrores sobre os partos das nossas mães e avós, torna-se difícil encararmos a gravidez e o parto de forma calma e tranquila.
Quando se aproxima a hora do bébé nascer a ansiedade cresce e muitas vezes não é aquela ansiedade natural de irmos conhecer o nosso bébé, mas sim uma ansiedade nervosa, de medo e algumas vezes de pânico. Acredito que a maioria das mulheres quando entram num hospital para terem os seus filhos, estão aterrorizadas. Claro que assim é muito fácil o parto não correr naturalmente! Acontecem aquelas coisas todas que nós já sabemos: a mulher fica muitas vezes sozinha, desamparada, com dores das contracções, presa ao ctg sem se poder mover, aceita desesperada a epidural (pois claro!) e daí até ter que se fazer uma episiotomia e o bébé ter que nascer com a ajuda de fórceps ou ventosas é um pequeno passo (já nem falo das cesarianas).

Em relação a sermos manipuladas é muito verdade que somos. Mas também acho que por vezes não é só a falta de informação. Acredito que tem a ver com a nossa postura, com a nossa filosofia de vida. Mesmo quando há informação, parece que as mulheres simplesmente não querem mudar. E essa mudança tem que ser feita por elas próprias, interiormente!
Voltar acima
hecep

Registo: 26 Mar 2008

MensagemColocada: Ter Nov 04, 2008 4:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Gosto muito de lêr toda esta informação relativa ao parto. Mas fico tb com o coração pequenino, se tiver outro filho não me parece que por cá as coisas tenham mudado muito nos procedimentos de parto :(
E ir ter outro filho para aí provavelmente implica tê-lo sem o meu marido presente :(
É complicado
Voltar acima
Susana2009

MensagemColocada: Ter Jan 06, 2009 1:40 pm    Assunto: Parto sem o Pai Responder com Citação

Olá Hecep,
Não tem de ser assim nem tens de desanimar. Tu tens hipotese de escolha, mesmo que seja num Hospital Estatal e, caso o teu companheiro queira, esse deve ser um momento muito importante para os 3 e deve ser acompanhado pelo Pai, que dá segurança e conforto à mãe, pode fazer massagens, ajudar em muitos dos aspectos do processo.

Informa-te e não desistas no primeiro Não que receberes (a minha experiencia é que recebes muitos) mas tu podes ter o pai do bebé presente SIM :). Vai ver a maternidade do Hospital, informa-te sobre os processos, fala com o médico abstetra que te vai assistir e diz que é isso que queres.

Beijinhos e Boa Sorte!
Susana
Voltar acima
Susana2009

MensagemColocada: Ter Jan 06, 2009 1:43 pm    Assunto: Mais uns Dia e tenho o meu bebe nos braços! Responder com Citação

Viva!
Queria desejar a todas e todos neste Forum um Incrível 2009! e a continuação de um Bom Trabalho!
Estou de 40 semanas e a aguardar que o meu bebe decida o momento mais propício para dar um abração à mãe e ao pai! Quero um parto o mais natural possível!

Votos de Felicidades!
Susana2009
Voltar acima
Site Admin

MensagemColocada: Ter Jan 06, 2009 5:29 pm    Assunto: Re: Mais uns Dia e tenho o meu bebe nos braços! Responder com Citação

Muito Obrigada Susana!! Para ti também e que corra tudo melhor do que o que desejas!!

Um beijo enorme,
Voltar acima
Elisa Santos

Registo: 28 Ago 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Ter Jan 06, 2009 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Obg Susana, faço as palavras da Sandra minhas. Muitas, mas muitas felicidades, k o seu parto decorra como deseja.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Sílvia

Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Jan 06, 2009 9:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Retribuo os votos e acrescento o desejo de que o parto que se avizinha decorra tranquilo e em respeito pela tua sensibilidade, Susana.

;)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens