Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Pele atópica

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
betacarneiro



Registo: 21 Jul 2008
Mensagens: 7

MensagemColocada: Seg Abr 20, 2009 6:34 pm    Assunto: Pele atópica Responder com Citação

Boa tarde,
O meu bebé de 10 meses, o Tomás, foi diagnosticado no sábado como tendo pele atópica. Eu li algumas coisas sobre o assunto e, em quase todas reparei que isto pode ser desencadeado ou agravado por algum alimento, mais concretamente, o leite, etc. A primeira vez que lhe surgiu um eczema foi quando lhe introduzi o iogurte mais ou menos aos 8 meses e eu pensei tratar-se de uma alergia, mas o pediatra disse que não podia ser. O que é certo é que aquele eczema nunca passou desde essa altura e, pelos vistos é eczema atópico. Somando 2+2, não estarei certa ao pensar que o iogurte terá desencadeado este problema? Ou pelo menos agravado? Ele só tem eczemas no peito e nas costas, até agora.
O que eu gostava de saber é se há aí alguma mamã que tenha substituído iogurtes "normais" pelos de soja e, gostava de saber onde se compram, se tiveram alguma melhoria, qualquer coisa.. Por favor, dêm-me a vossa opinião, sugestão, qualquer coisa. Desespero por ver o meu filhote com o corpinho naquele estado.. :cry:
Obrigada, Elisabete
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
xana



Registo: 05 Jul 2007
Mensagens: 14
Local/Origem: torres novas

MensagemColocada: Qua Abr 22, 2009 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Elisabete

O meu Afonso, de quase 3 aninhos, também teve eczema, mas mais cedo, aos 5 meses e nota que ele foi amamentado até aos 6 meses em exclusivo, portanto o eczema atópico dele não foi desencadeado por alimentos que ele tivesse ingerido, nem por produtos de higiene pois eram todos receitados pelo dermatologista.

Desde então toma sempre banho de imersão com Xeratop Loção e no fim do banho hidrato-o com Xeratop Leite Corporal. Logo um mês depois das primeiras menifestações, o eczema deixou de se" mostrar". de vez em quando noto qualquer coisa na testa mas só porque sei o que é, mais ninguém nota.

Acerca do teu "caso", eu penso que, se fosse do iogurte, seria por conter leite e a "alergia" seria ao leite e não ao iogurte, não concordas?? Não especificaste se o teu pequeno bebe leite de vaca, adptado ou se é amamentado, por isso dou um tiro no escuro!!

Não terá sido nessa altura que introduziste o glúten ou outro alimento diferente (fruta, . . .) ou terás mudado de prosutos de higiene (óleo, creme, sabonete, . . . ).

Existe um site de uma especialista em alimentação infantil que dá conselhos bastante válidos em tudo o que respeita à alimentação. De certeza que saberá responder-te com segurança e conhecimento de causa. http://solangeburri.blogspot.com/

Claro que a Sandra Oliveira também poderá ajudar.
Um beijinho e tudo a correr bem.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
betacarneiro



Registo: 21 Jul 2008
Mensagens: 7

MensagemColocada: Qui Abr 23, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Xana,

Muito obrigada pela tua resposta. Vou tentar dar um contexto maior, para ver se me poderão dar uma opinião.
O Tomás foi amamentado em exclusivo até aos 5 meses e depois começou a comer sopa+fruta e a beber biberões e leite meu até aos 6 meses, altura em que deixei de amamentar.
Ele bebe leite Nutriben Continuação (6-12meses), desde os 6,5 meses, altura em que o pediatra disse que podia deixar de dar o Nutriben Natal (0-6meses). Desde que lhe diagnosticaram a pele atópica, tenho pensado bastante no assunto e revisto pequenas coisas que até agora não me pareceram importantes, mas que até poderão ser.. O Tomás sempre bolsou imenso desde que nasceu, até aqui tudo normal e o pediatra explicou que a partir dos 6 meses uma "válvula" que eles têm no estômago estaria apta a fechar-se após a entrada dos alimentos e, o bebé deixaria de bolsar.. O que é certo é que apesar de ter 10 meses, ele ainda bolsa imenso, MAS sobretudo os produtos lácteos: o leite, os iogurtes, a papa láctea, etc. A sopa, a fruta e outros alimentos não lácteos, é raríssimo ele bolsar. O Tomás chega a bolsar leite e iogurte 2 horas ou mais depois de os ter ingerido. Isto é normal?
Quanto aos produtos de higiene do Tomás, no início usei tudo da Avene Pediatril, por achar que quando são recém nascidos são mais atreitos a alergias. Quando, por volta dos 5 meses os produtos acabaram e vi que o bebé não tinha problemas de pele, comprei gel de banho da Johnsons (o de alfazema - doces sonhos, ou coisa parecida) e um creme de corpo da Klorane. Nunca me pareceram fazer-lhe qualquer reacção, mas não sei.

O pediatra, agora recomendou-me usar-lhe a linha da A-Derma, para peles atópicas. Receitou-me também o creme da ROC, o extra emoliente e um corticóide para SOS (que eu nem quero pensar em ter que o usar!!)
Para já, a parte do eczema está a melhorar aos poucos, com os ditos cremes e, com o gel de banho (que é em óleo e de facto hidrata que é uma maravilha), e ainda tem umas borbulhinhas no peito e costas que o pediatra diz que foi de ter estado algum tempo demasiado agasalhado.. :S
Sei que o eczema lhe dá comichão porque ele está sempre lá com a mãozinha a tentar coçar e choraminga..
Basicamente, eu gostava de experimentar algumas coisas, com toda a segurança para o Tomás, para tentar descartar o meu receio de intolerância ao leite (eu penso que não é alergia, se for é intolerância!).

Obigada pela ajuda, Elisabete
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
xana



Registo: 05 Jul 2007
Mensagens: 14
Local/Origem: torres novas

MensagemColocada: Seg Abr 27, 2009 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Elisabete.

Considerando todo o contexto que descreveste, eu teria uma conversa com o pediatra sobre a possibilidade de alergia/intolerância ao leite de vaca.

Penso que mediante algumas análises ao sangue seja possível diagnosticar essa situação. E o quanto antes.

O Afonso tem alergia grau I ao leite de vaca e desconfiamos de intolerância à lactose. Isto não o impede de beber o leite, que damos sem lactose, mas muito pouco e damos preferência ao iogurte e aos queijos.

Beijinhos e melhoras do filhote.
PS - quando o pediatra disse que ele tinha eczema, eu preferi consultar um dermatologista. É diferente, têm outras opções!! Pensa no assunto.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
betacarneiro



Registo: 21 Jul 2008
Mensagens: 7

MensagemColocada: Ter Abr 28, 2009 11:39 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Xana,

Seguindo o teu conselho escrevi um e-mail à Dra Solange Burri, estou à espera da resposta.
Obrigada pela tua resposta.
Ah, então o teu pequeno Afonso é alérgico ao leite de vaca.. Então pode haver alguma relação entre esse facto e o eczema.
Sim, eu queria levá-lo a um dermatologista, mas também gostaria que me dissessem se há dermatologistas especializados em crianças ou se é um dermatologista "normal". (eu estou em Coimbra, por acaso, não sabes de nenhum médico nesta zona?)
Sabes que, como tudo isto ainda é tudo muito recente, ainda estou a recolher experiências de mamãs que tenham passado pelo mesmo com os filhotes, para tentar fazer as coisas o melhor possível.

Obrigada mais uma vez.. Beijinhos e tudo de bom para o teu pequenino..
Elisabete
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
xana



Registo: 05 Jul 2007
Mensagens: 14
Local/Origem: torres novas

MensagemColocada: Qui Abr 30, 2009 11:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Elisabete

Sou de Torres Novas e nada conheço em Coimbra, mas certamente que vai ser fácil encontrar um bom dermatologista.

O eczema do Afonso não está relacionado com leite de vaca pois surgiu aos 5 meses e ele só provou o leite de vaca muito mais tarde. Fiz-lhe as papas com o meu leite, mas comeu sempre mais sopas. A papa era sempre para "desenrasque".

Descobrimos esta semana que, por enquanto, também não pode comer morangos. Experimentou este ano em ficou apaixonado pela fruta. Mas ficou cm borbulhas, febre e ainda está a recuperar da diarreia. Pobre garoto, a única fruta que lhe dá prazer é-lhe proibida. Para o ano voltamos a tentar.

Bjs e as melhoras.
Xana
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB 2.0.21 © 2001, 2002 phpBB Group