Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Obstetras favoráveis ao parto na água

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Luna

Registo: 29 Jul 2008

MensagemColocada: Qua Fev 17, 2010 5:38 pm    Assunto: Obstetras favoráveis ao parto na água Responder com Citação

Pois é, tanto tempo (penso que cerca de 2 anos) a pesquisar sobre parto humanizado, parto natural, parto na água e agora que já estou grávida, continua a ser muito difícil encontrar um obstetra simpatizante da Natureza. :(

Se alguém me puder indicar alguns nomes e contactos, tanto em Lisboa como no Porto, agradecia do fundo do coração. :)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Sáb Fev 20, 2010 7:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Luna,

Isso é capaz de ser algo difícil de encontrar. O que tenho assistido é que tendo em conta o ensino que é feito aos médicos, por base eles desconfiam da Natureza e receiam-na. Por vezes isto é um processo quase inconsciente. Estão de tal ordem formatados, que por muito diferente que seja a mulher que tenham à frente, na grande maioria é-lhes dificil mudar o discurso. Depois assumem compromissos com consultórios privados, hospitais públicos e privados e acaba por ser quase incompatível essa simpatia que procura pela Natureza .

Acima de tudo é fundamental que seja a Luna a tomar as rédeas da situação e que se prepare muito bem para o que pode acontecer, e até antever alguns procedimentos.

Já há algum tempo que estava fora do contexto hospitalar devido à minha gravidez e agora pelo meu Tiago. Ao regressar, como sempre, estava com esperança que a nível de consultas privadas as coisas tivessem mudado, mas infelizmente não.

Neste parto em que estive no Hospital da Luz cruzei-me com um médico que foi de um respeito como nunca tinha visto. Foi uma única experiência, mas com um balanço muito positivo. Quero muito voltar a cruzar-me com ele fora do contexto de um parto, exactamente para tentar perceber como se sente numa linha mais Natural do Parto.

Mas de momento realmente é dificíl. Os médicos muitas vezes são os primeiros a ter medo do processo, e consegue imaginar o que daí pode advir. Por outro lado defendo cada vez mais que a Gravidez e Parto de mulheres de baixo risco devem é ser vigiadas por Parteira/Enfermeiras-Obstetras. Mas Parteira/Enfermeiras-Obstetras que estejam preparadas para prestar cuidados no modelo de Midwifery Care e não no modelo médico. E isso é algo que se está ainda a construir, por isso há que procurar bem.

Nesta última gravidez optei por não ser seguida por um obstetra. Encontrei uma Parteira que me trouxe o paraíso a todos os níveis. Com uma responsabilidade assumidamente partilhada, e com o apoio q.b. do médico de familia, consegui assim ter uma gravidez que a nível de vigilância nunca pensei ser possível. Tenho pena que em Portugal os cuidados prestados por Parteiras (Enfermeiras Obstetras) sigam ainda um modelo muito médico. Felizmente a minha não o fez. Juntas fizemos uma excelente equipa e que só beneficiou em muito o meu Tiago.

O mais curioso é que este tipo de opção é inclusivé suportado cientificamente, mas no entanto nada falado, nem trabalhado no nosso País.
Mais umas vez terão que ser as Mulheres a mudarem isso. Fazendo opções diferentes e exigindo a mudança. Mas isso requere uma grande preparação por parte das próprias mulheres para que possam assumir responsabilidades partilhadas. O que definitivamente não é para todas. Somos educados para nos entregarmos nas mãos dos profissionais de saúde...com tudo o que isso possa siginificar.

Lamento não ter ajudado muito.

Qualquer coisa não hesite e pode sempre ligar-me.

Bjs
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Luna

Registo: 29 Jul 2008

MensagemColocada: Sáb Fev 20, 2010 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sandra! :)

Apesar de não me poder ajudar em relação a encontrar um obstetra favorável ao parto natural, agradeço ter respondido ao meu tópico.

Confesso que achava que na altura em que engravidasse já seria mais fácil encontrar um obstetra humanizado, mas as mudanças que estão a ocorrer no nosso país, infelizmente não acontecem à velocidade desejada por mulheres como nós. ;)

Mas eu não desisto e talvez consiga encontrar um médico minimamente a favor do parto natural. :)

Obrigada pelas suas palavras de força e incentivo e pela sua disponibilidade. O site BioNascimento ajudou-me imenso a crescer como mulher informada, foi aqui que reaprendi o que no fundo já sentia, que a Mãe Natureza é muito sábia!

Beijinhos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens