Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Fomaldeido e amamentação

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ana sousa tavares

Registo: 02 Dec 2010
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Dec 02, 2010 9:21 pm    Assunto: Fomaldeido e amamentação Responder com Citação

Olá boa noite, estou prestes a recomeçar a minha actividade laboral e coloca-se uma dúvida, estou em contacto diáriamente com uma substância tóxica, o formaldeido. Durante a garvidez fui colocada num outro "posto", e não tive contacto com este tipo de substâncias, mas voltando ao trabalho em Janeiro, não vou ter direito a essa regalia. A inalação diária dessa substância passa para o meu leite? Quem tem conhecimento por favor ajude-me porque estou perdida...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
S. Oliveira-BioNascimento
Site Admin

Registo: 25 Mai 2005

MensagemColocada: Ter Dec 07, 2010 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana,

Antes de te responder e porque eventualmente também eu vou ter que pesquisar ou até pedir mesmo ajuda a alguém mais indicado. Mas antes, surgem-me várias questões:

Quanto tempo tem o teu bebé quando regressares ao trabalho?

Como classificarias o nível de exposição a que estás sujeita?

Quando dizes que não tens direito a essa regalia, já questionás-te?

Pelo que li a substância é bastante prejudicial para a saúde. Em tempos uma outra Mãe colocou uma questão do género. Pedi ajuda ao Carlos Gonzalez e a resposta dele foi muito sensata...aí está uma boa oportunidade para essa Mãe tentar cuidar melhor da saúde dela e consequentemente da da filha.

Sei que nem sempre é assim tão simples...mas às vezes é uma questão de começarmos a levantar essa hipótese.

Beijos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
ana sousa tavares

Registo: 02 Dec 2010
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Ter Dec 07, 2010 1:29 pm    Assunto: amamentação e formaldeido Responder com Citação

Claro, que por minha opção nem eu estava em contacto com essa substância, eu trabalho num laboratório de anatomia patológica, logo essa substância é o que usamos para preservar as peças cirurgicas, logo estou em contacto com ele pelo menos 3 dias da semana, em que estou "destacada" segundo uma escala para fazer esse serviço. A Maria terá 5 meses quando voltar ao meu trabalho, e entretanto fui "combinar" as minhas horas de amamentação e foi ai que fiquei a saber que continuaria destacada para essas funções, não quis questionar se poderia ficar num outro sector antes de ter a certeza que de facto tem alguma interferencia com o meu leite...às vezes nem sempre é fácil pedir que nos protejam, principalmente quando eu acho que deveriam ser os responsáveis a concluir isso... :( bjinhos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Site Admin

MensagemColocada: Ter Dec 07, 2010 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Ana,

Estive a pesquisar e não encontrei nada especifico no que diz respeito à amamentação. Tudo o que li faz sempre referência à mulher grávida e à amamentação em igual situação...o que parece não ser muito animador...

Deixo-te os links que me pareceram mais relevantes de tudo o que li:

http://www.nzva.org.nz/files/sharedimages/_Safety_During_Pregnancy___Lactation_22Jun07.pdf

http://oehha.ca.gov/air/chronic_rels/pdf/appF-M.pdf

http://www.waba.org.my/whatwedo/environment/penny_consequences.htm

http://jech.bmj.com/content/64/3/193.extract

Este último é um artigo que só temos acesso a um excerto. Para o teu caso específico é capaz de valer a pena obtê-lo na íntegra, ou então podes enviar um e-mail, por norma eles respondem.

A questão é se os pros da amamentação vencem os contras da exposição do teu corpo a esta substãncia tóxica. Eu penso que isso vai depender dos níveis a que estás exposta. O primeiro documento fala em uns aparelhos para medir esses níveis de exposição. Pergunto, há controlo sobre isso cá? Tu tens noção dos níveis a que estás exposta?

A nível legal, sugiro que confirmes, mas penso que estás igualmente protegida, como durante a gravidez :

Direito a dispensa da prestação de trabalho por parte de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, por motivo de protecção da sua segurança e saúde, na impossibilidade de a entidade empregadora lhe conferir outras tarefas, sendo o montante diário dos subsídios igual a 65 % da remuneração de referência*. A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, ou os seus representantes, têm direito de requerer ao serviço com competência inspectiva do ministério responsável pela área laboral uma acção de fiscalização, a realizar com prioridade e urgência, se a entidade empregadora não cumprir as obrigações em termos de protecção da segurança e saúde da trabalhadora grávida, puérpera ou lactante.
Refª: CITE

Beijos,
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Site Admin

MensagemColocada: Qua Dec 08, 2010 2:16 am    Assunto: Responder com Citação

Ana,

Entretanto pedi à minha amiga Mónica Pina (médica e moderadora da Liga La Leche) para dar a opinião dela sobre a tua questão. Ela já não se recorda da senha dela para entrar no fórum (vemos isso depois), mas deixo-te aqui a resposta dela:

[i]olá
já não me lembro do meu código para entrar no fórum...

acho que respondeste bem. ela pode recorrer à legislação.
não me parece que amamentar ponha grandes riscos, porque o formaldeido degrada-se rapidamente em meio líquido. no entanto, acho que ela deve procurar saber qual a exposição máxima permitida, se há medidores de exposição no local onde trabalha, se as medidas de segurança para reduzir a exposição são cumpridas, e se houver qualquer dúvida que seja, deve ser dispensada desse trabalho.
se ela quiser, que venha à minha consulta na SMET (217577742) e eu passo-lhe um atestato dizendo isso mesmo.
podes copiar e colar isto que escrevi. [/i]

Aqui fica mais uma resposta.

Bjs
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens