Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Apresentação

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Li

Registo: 23 Jul 2012

MensagemColocada: Seg Jul 23, 2012 8:13 pm    Assunto: Apresentação Responder com Citação

Boa tarde a todos,
Sou a mais recente membro da bionascimento.
Ainda não sou mãe, contudo não me canso de "arquivar" toda a informação inerente à maternidade.
Sou apologista do parto natural e já tive consulta com a Dra Radmila e a Dra cristina.
Agora sem médica de ginecologia e obstetricia, pretendo encontrar uma que corresponda ao que tanto procuro...
Em portugal ainda nos encontramos muito atrasados em relação a esta forma de vivenciar o parto... o que me assusta muito....
Será que me conseguem indicar uma médica que respeite este nosso desejo e o concretize? Gostava muito de a encontrar antes mesmo de engravidar... acho que deve haver uma boa ligação com a nossa médica para que vivamos a fase da gravidez e maternidade com segurança e tranquilidade. Sou da zona de Lx, costumava ir à clinica particular no campo pequeno, onde a dra cristina dava consultas, mas depois ela acabou por ir para setubal, e para mim é demasiadamente longe.
Tenho um seguro da Advancecare, propositadamente a pensar no parto, no entanto ainda não encontrei médica cuja especialidade seja esta mesmo.

Muito obrigada a todos,

Cumprimentos,

Li
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pataroxa

Registo: 15 Set 2010

MensagemColocada: Seg Jul 30, 2012 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Li,

desculpa, nao tenho resposta directa para a tua pergunta Sad
queria apenas salientar uns pontitos que talvez se tornem importantes a certa altura. pode até ser que já tenhas tudo investigado Wink e nesse caso os meus comentários nao fazem sentido para ti já, ignora! Razz

é verdade que em Portugal a gestao do parto está muito entregue aos profissionais de saúde que assistem as mulheres, mas tb cabe às mulheres (e homens!) que procurem informar-se o mais possível relativamente às suas escolhas, às práticas correntes de cada hospital/unidade de saúde e sobre os profissionais de saúde. por exemplo, saber dessas práticas quais as que sao opcionais? as que sejam aconselhadas, que sejam acompanhadas de evidencia cientifica para tal, estou-me a lembrar de umas poucas mais comuns, por ex. por as mulheres a soro assim que chegam ao hosp em trabalho de parto e monitorizacao continua, o que limita e muito a desejada e útil mobilidade durante o trab parto, a inducao antes das 42 semanas, a gestao da epidural, episiotomia ... a lista é bem mais extensa...

em portugal a gravidez é sempre acompanhada por um/a obstetra(nao tenho a certeza?), faz sentido entao que seja uma pessoa que se identifique com as tuas escolhas/desejos como dizes, mas já agora que nao seja só conversa... faz sentido tb que a pessoa que escolhas te apresente os resultados estatisticos dos partos que assiste, qtos partos induzidos antes das 42 semanas? quantos partos naturais? etc etc e quanto à escolha da unidade hospitalar tb faz sentido inquirir sobre estas estatisticas.

outros pormenores sao relevantes tb, seja quem for o/a obst que escolhas, essa pessoa pode garantir a 100% que estará contigo durante o trabalho de parto? essa disponibilidade é satisfatória para ti? garanto-te que uma inducao por meio de fazer coincidir horarios é uma péssima escolha... mas... sao escolhas muito pessoais. já pensaste como achas que vais lidar com a presenca de pessoas estranhas no momento do trabalho de parto? e o sitio ser estranho? eu vivo em inglaterra, aqui a evidencia (cientificamente falando) é que se o acompanhamento durante a gravidez e trabalho de parto for de um modo continuo, com a mesma pessoa/pessoas, os resultados sao muito mais positivos (menos intervencoes) e as mulheres apresentam um elevado grau de satisfacao relativamente a experiencia do parto. isto nao é de admirar, é muito natural que assim seja, e acredito que seja igual por esse mundo fora! portanto, se calhar tao importante (e atrevo-me a dizer...) ou mais ainda é a procura destes cuidados continuos, quero dizer doula claro Smile repara, nao será apenas uma pessoa que conhece o sistema e onde e que informacao será mais relevante, há o lado do apoio fisico durante o parto, que infelizmente deve haver poucos obst capazes de providenciar...

Nao há palavras para descrever o bom que é ter pessoas que acompanham a nossa gravidez e que sejam apoiantes dos mesmos principios, e isto vai de encontro ao que disseste relativamente a encontrar uma pessoa que respeite os teus desejos, mas o concretizar depende e muito de nós as gravidas, em sermos activas na procura das evidencias, em fazer escolhas informadas, em acreditar em nós, no nosso corpo e na capacidade de parir, o meu parto é meu, nao o ponho na mao de ninguém Smile

boa sorte! se me parece que a maternidade te está a bater à porta, que isso seja para breve e que seja toda ela uma experiencia super boa!
x
Voltar acima
Li

MensagemColocada: Seg Jul 30, 2012 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Pataroxa,
Agradeço muito a tua resposta!
Apesar de toda a informação que possa ter recolhido mais pareceres e mais informação não é demais!
Nunca tinha pensado na hipotese de uma doula, não sei como isso funciona e até quanto poderá custar.
Fiz um seguro de saúde propositadamente e a contar com parto, para que podesse ter acesso a um bom hospital, a uma médica particular (a assistencia é completamente diferente), onde pudesse estar à vontade, sem ter de partilhar "gritos e gemidos" com desonhecidos, numa sala cheia de mulheres a parir, separadas apenas por curtinas, com vários profissionais de saúde a saltar e mão em punho a medir dedos de dilatação por onde passassem...
Esta hipotese assusta-me!!!
Sou dadora de sangue mas agulhas nas veias assustam-me!! Estou inscrita para dadora de medula mas agulhas espetadas para dar epidural assusta ainda mais...
E os efeitos que isso poderá ter no bébé?!
Uma amiga pariu há pouco tempo, mas devido a um problema nas ancas a médica quis evitar o trabalho de parto e desde cedo decidiram por uma cesariana. Levou soro, doses de morfina, antibiotico e outra medicação como brufenes. Chegou a ter ressaca após a cirurgia.
Apesar de uma gravidez e um parto serem uma carta fechada, gostava de engravidar e encarar a gravidez como algo natural, que aconteceu e que o meu corpo estará preparado para "expulsar".
Não tenho uma visão romantica do parto, devem ser dores para nunca mais esquecer, mas quero parir quando o meu filho o quiser, quando o meu corpo estiver preparado...
Tenho preferência pelo parto na água, já pesquisei muito acerca disso, no entanto fiquei sem médica pois a minha foi convidada a ir para o Hospital de setubal realizar partos na água...
Toda a ajuda que me possam dar será bem vinda... tb nenhuma ciência será exacta, pelo que, experiencias e pareceres serão sempre bem vindo!
Muito obrigada uma vez mais pelo teu contacto.

Se DEUS quiser em breve terei boas noticias de uma gestação saúdavel e com sucesso!
Bem hajam
Voltar acima
pataroxa

Registo: 15 Set 2010

MensagemColocada: Ter Jul 31, 2012 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

ora essa!

não sei se já pesquisaste pelas páginas em www.bionascimento.com? na secção de 'Doula' e 'Futuras Mamãs' tem lá muita informação para algumas das tuas perguntas: como funcionam os serviços de doula, e uso de epidural. e muitos outros tópicos relevantes, tudo com referências científicas.

mas sinceramente acho que toda a informação no site é basicamente essencial e todos os intervenientes as deviam ler, acredito que mudaria muito... infelizmente algumas pessoas consideram informação a mais, preferem saber menos, acham que isso as pode proteger do desconhecido... pensei um bocado assim na minha primeira gravidez e confesso que não ajudou nada. foi uma experiência que deixou muito a desejar... mas vive-se e aprende-se! para a próxima será diferente Smile

compreendo perfeitamente a tua preferência por um lugar que à partida garante mais tranquilidade no momento do parto, mais privacidade, mais intimidade, faz todo o sentido. claro tb é importante que o lado pessoal seja do mesmo modo apoiante do processo do parto normal.

gostei da tua perspectiva não romanceada do parto, eu aprendi entretanto que o parto, não surpreendentemente, tem semelhanças com outros processos que o nosso corpo executa associados ao relaxamento dos esfincteres, como fazer xixi, cocó, fazer amor... fascinante! tão natural como a sua sede Wink

x
Voltar acima
Li

MensagemColocada: Ter Jul 31, 2012 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Mt obrigada pataroxa,

Vou certamente verificar os tópicos indicados.
Eu cá prefiro ler e reler para estar consciente das opções e riscos...

Bom, qd tiver mais dúvidas, já sei com quem poderei contar Wink

Obrigada, tudo de bom!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Dúvidas, desabafos, partilhas, etc Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens