Índice do Fórum BioNascimento BioNascimento
Fórum do Portal BioNascimento

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

dores no peito

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Suse
Visitante

MensagemColocada: Ter Nov 08, 2005 7:06 pm    Assunto: dores no peito Responder com Citação

Olá Sandra, olá Mónica,

O meu Alexandre tem seis semanas.
O início da amamentação foi muito doloroso para mim porque me doíam imenso os mamilos.
Cheguei a comprar os mamilos de silicone mas só os usei uma vez, pois a dor não passou (acho até que ainda fazia doer mais). Dp as dores passaram e eu andava feliz da vida.
No entanto esta noite acordei cheia de dores na parte debaixo de um dos peitos (parecia k me tinham batido ali, e estava cheia de nódoas negras).
O mamilo tb dói e parece-me que saiu pús quando consegui apertá-lo na manhã seguinte (porque entretanto só dei de mamar no outro peito para deixar o peito dorido encher para não me doer tanto ao mexer. Já passei com o leite materno e deixei-o ao ar, passa um bocadinho e dp volta outra vez.
Convêm dizer que só consigo que saia leite pelas minhas mãos qdo o peito está cheio, qdo o Alexandre acaba de mamar por mto que eu queira passar o leite pelo mamilo, não consigo pk nã sai nada. E nunca consegui tirar leite pela bomba. O Alexandre tem aumentado bem.
Que me aconselham?
Voltar acima
Mónica Pina

Registo: 04 Ago 2005

MensagemColocada: Ter Nov 08, 2005 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação

suse
é possivel, aliás provável, que tenhas um ducto obstruído e que daí possa advir uma mastite.
continua a dar de mamar desse lado ao teu filho! ajuda a drenar o leite que ali fica acumulado e reduz a possibilidade de infecção. deves aliás tentar pô-lo a mamar com o queixinho virado para o lado que está dorido.
como esta essa zona, vermelha? o "pús" de que falas é provavelmente leite muito espesso.
tens febre?
escreve-me depressa como estás para poder dar-te mais conselhos. muitas vezes conseguesse evitar a mastite.
até brevissimo, espero
mónica
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
suse
Visitante

MensagemColocada: Qua Nov 09, 2005 3:13 pm    Assunto: dores n peito Responder com Citação

Mónica,

Hoje estou melhor! Ontem coloquei leite materno e dp o bephatene(que foi aconselhado pela enfermeira n altura do nascimento). As dores eram realmente mtas, ainda bem que passaram, o meu receio é que voltem. Não tive febre. As dores da parte debaixo do peito passaram.
No sítio onde saiu o "pús" ficou com um buraquinho e de vez em quando fica vermelho escuro, tipo cascarrão, que sai qdo ele mama. Dói no início mas é suportável.
Só tenho os mamilos vermelhos e acho k é pk não consigo passar com o leite, pois após a mamada não consigo tirar nada.
Até há pouco tempo nunca precisava de pôr os discos de protecção, agora e qdo se está a aproximar a hora da mamada tenho de os colocar. Ele mama de duas em duas horas durante o dia. de noite mama por volta das 23.30 e volta a mamar às 6.30. No entanto, tem noites que não é assim. Durante o dia só lhe dou uma mama e ele fica satisfeito.
Por volta das 20h até às 23h30 mama quase de hora a hora e das duas mamas. É a altura do dia que o sinto mais agitado.
OBRIGADA pela rapidez na resposta.
Suse
Voltar acima
Mónica Pina

MensagemColocada: Qua Nov 09, 2005 4:29 pm    Assunto: Responder com Citação

olá suse
o que alivia a dor do ducto obstruído é água quente (ou pachos ou no duche), massagem delicada da área na direcção do mamilo, evitar tudo o que comprima a mama (até o soutien, enquanto doer), e pôr o bebé a mamar com o queixo voltado para essa área.

a única subtância aconselhada pela liga la leche para colocar nos mamílos é a lanolina, o mais pura possível (eles recomendam a marca lansinoh, porque é de facto muito purificada e sem resíduos de pesticidas). tudo o resto pode potencialmente provocar alergias ou não estar indicada para o bebé mamar. quanto mais lavares os mamilos, mais vão ficar inflamados. portanto:
não laves os mamilos, passa-os só em água durante o duche e mais nada. podes pôr o leite, não há problema. tenta não pôr mais nada. os mamilos têm uma glandulas que produzem uma substância protectora. quanto mais os lavares, mais retiras essa substância. se não me expliquei bem, por favor, diz-me.

sobre a dor dos mamilos:
ela é logo no início da mamada e depois passa, ou continua? é só no mamilo, ou irradia para a mama?
o teu bebé não tem pontinhos brancos na boca, não? aquilo que se chama sapinhos...
controla que a posição da boca dele seja correcta, a boquinha bem aberta, os lábios voltados para fora, e se entrevês a língua, melhor. digamos que é como um cabritinho a mamar... as más posições da boca agravam a dor nos mamilos.
para além disso a dor nos mamilos pode ser só hormonal. nas primeiras semanas é normal ter dor nos mamilos, no início da mamada e que passa depois de um bocadinho. quando voltares a ter o periodo, é possível que sintas o mesmo ou na ovulação ou durante a menstruação.

sobre o dar de mamar:
é importante que o teu bebé mame de uma mama até "terminar", para poder ter o leite mais gordo e mais nutritivo. depois oferece-lhe a outra mama. se ele quizer, bem, senão na outra mamada começas por essa.

até breve
mónica
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Suse
Visitante

MensagemColocada: Qua Nov 09, 2005 10:40 pm    Assunto: dores no peito Responder com Citação

Olá Mónica,
A dor nos mamilos é no início e dp pára e volta dp de ele estar a mamar mais de 10m. E continua a doer mesmo dp de parar.
Na verdade a dor mais incomodativa é só no seio esquerdo e é só no mamilo. Desde sp que isto acontece, embora só ontem tivesse tido as dores mais fortes.
Tb noto umas saliências tipo borbulhinhas no mamilo esquerdo.
O Alexandre não tem os sapinhos na boca.
Obrigada e até breve. Tem sido uma grande ajuda.
Suse
Voltar acima
Mónica Pina

MensagemColocada: Qui Nov 10, 2005 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

olá
mais uma perguntinha: quando dói no fim da mamada, o mamilo fica branco? como se... estivesse frio, digamos assim...?
a dor é suportável? tens controlado a posição da boca? notaste alguma alteração?
até breve e boa continuação de amamentação!
mónica
Voltar acima
Susana

Registo: 01 Nov 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Dom Nov 13, 2005 5:45 pm    Assunto: dores no peito Responder com Citação

Olá Mónica.

A dor continua embora agora seja só no início da mamada. O mamilo fica vermelho no fim. Tenho os dois num tom vermelho mais claro do k o normal. Já comprei a lanolina na farmácia, (fui a várias que disseram k antigamente se vendia ao kilo, mas k agora já nã se vendia). Felizmente que fui persistente e acabei por comprar. Nã ponho sempre mas noto que melhora um bocadinho qdo a aplico.
Obrigada pelo carinho.
Susana
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum BioNascimento -> Amamentação Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens